PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Speculum: Filmar-se e ver-se ao espelho – Vol. 1

O presente livro, dividido em dois volumes, é uma compilação de artigos escritos por investigadoras e investigadores que integram o projeto “Speculum: Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa”. Iniciado em 2021, Speculum foi consolidado com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, através de financiamento destinado a projetos exploratórios (EXPL/ART-CRT/0231/2021). Neste primeiro volume, reúnem-se alguns dos resultados das pesquisas empreendidas no seu âmbito ao longo de dois anos de extensão. Esta publicação sublinha que não damos por concluído o projeto: antes demonstra a existência de caminhos por seguir. Depois de mais de um século de História do Cinema ditado por cânones essencialmente masculinos, destacamos agora os autorretratos que diferentes realizadoras de cinema se encontram a concretizar, em Portugal e no Brasil, como reflexo de uma tendência que se expande muito para além destas geografias.

AUTORES / EDITORES

Ana Catarina Pereira, Ana Isabel Soares e Julia Fernandes Marques

COLEÇÃO

Livros de Comunicação

ANO DA EDIÇÃO

2025

ISBN

978-989-9229-32-7

PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Speculum: Filmar-se e ver-se ao espelho – Vol. 1

AUTORES / EDITORES

Ana Catarina Pereira, Ana Isabel Soares e Julia Fernandes Marques

COLEÇÃO

Livros de Comunicação

ANO DA EDIÇÃO

2025

ISBN

978-989-9229-32-7

Índice

Prefácio — Cartografias Estéticas Feministas no Projeto Speculum - 9
Bernadette Lyra

Introdução - 13
Ana Catarina Pereira, Ana Isabel Soares e Julia Fernandes Marques

PARTE I — MAPEAMENTOS E DEFINIÇÕES - 21

Speculum – Descrição de um projeto - 23
Ana Catarina Pereira, Ana Isabel Soares, Eduardo Paz Barroso e Patrícia Nogueira

Filmar-se e ver-se ao espelho: A auto-representação de documentaristas portuguesas e brasileiras - 41
Ana Catarina Pereira

Paisagens familiares e figurações do banal. Retratos masculinos por três realizadoras - 67
Angela Prysthon

O cinema autobiográfico de mulheres como resistência: autonomeação e a subversão de estereótipos do cinema de hegemonia patriarcal - 89
Julia Fernandes Marques

Filmes-Palimpsesto: as camadas de re-escrita da historiografia familiar nos documentários de Melanie Pereira - 117
Patrícia Nogueira

PARTE II — AS HISTÓRIAS QUE ELAS DECIDIRAM MOSTRAR - 139

Gestação e vida em documentário autobiográfico: o caso de Olmo e a gaivota - 141
Ana Catarina Pereira

Considerações para uma cinematografia de mulheres. Uma análise do filme À Luz Delas (2019), de Nina Tedesco e Luana Farias - 153
Julia Fernandes Marques e Danielle Parfentieff de Noronha

Vendo fantasmas: o ato de criação queer em Lembro mais dos Corvos - 181
Daniel Oliveira Silva e Ana Catarina Pereira

As fronteiras da escrita de si no cinema de mulheres: uma análise do filme Nobody (2023), de Marcela Jacobina - 205
Anna Clara Petracca

A nostálgica autobiografia das coisas em Vidas Vencidas de Maria Ondina Braga - 217
Carina Infante do Carmo

Hymne d’Amour: Em busca de uma cineasta - 233
Ana Isabel Soares

Merecer a Vida. Matriarcado e autobiografia num documentário de Margarida Leitão - 243
Eduardo Paz Barroso

A metamorfose do Eu: Auto-representação e intermedialidade em A Metamorfose dos Pássaros (2020) - 255
Fátima Chinita

Deixa-me Ser Eu: A poética da desobediência materializada em corpos, rostos e objetos - 289
Ana Catarina Pereira, Ana Isabel Soares e Caterina Cucinotta

Ressujeitando o cinema: Linn da Quebrada e o ato de criação queer em Bixa Travesty - 303
Daniel Oliveira Silva e Ana Catarina Pereira

The Splinter of the Toad: the case of Leonor Teles - 329
Sérgio Bordalo e Sá

Cinema, ativismo e interseccionalidade: uma análise da obra de Tila Chitunda - 337
Carla Cerqueira
cima