Capa: João Canavilhas (org.) (2013) Notícias e Mobilidade. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Notícias e Mobilidade

by João Canavilhas (org.)

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2013
ISBN: 978-989-654-102-6
Preço da edição impressa: € 25   Encomendar


Download PDF - 8917 KB


Sinopse

Este conjunto de trabalhos é uma abordagem multidisciplinar onde participam especialistas nacionais e internacionais em jornalismo e mobilidade.  A obra está organizada em quatro capítulos: 1) Um ecossistema em mudança; 2) Do papel ao ecrã táctil. 3)Televisão e mobilidade 4) Design, interfaces, géneros e audiências 
O livro Notícias e Mobilidade é o contributo do Labcom para a discussão de uma nova área no campo do jornalismo.


Índice

Introdução - 1

CAPÍTULO 1 - UM ECOSSISTEMA EM MUDANÇA - 3

La industria del contenido en la era Post-PC: Horizontes, amenazas y oportunidades - Juan Miguel Aguado / Universidad de Murcia - 5 

Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais - Suzana Barbosa / Universidade Federal da Bahia, Brasil - 33 

Linguagens e interfaces para o jornalismo transmídia - Denis Renó / Univ. do Rosário, Bogotá, Luciana Renó / Universidade Minuto de Dios, Bogotá - 55

 

CAPÍTULO 2 - DO PAPEL AO ECRÃ TÁCTIL - 71

Usabilidad, interactividad y contenidos multimedia en la prensa para iPad: el caso de El País, El Mundo, ABC y La Razón - Antonio Sanjuán Pérez ,Teresa Nozal Cantarero, Ana González Neira / Universidade da Coruña - 73 

A estrutura da notícia na mídia digital: uma análise comparativa entre o webjornal e o aplicativo para iPad de El País - Mariana Guedes Conde / Universidade Federal da Bahia - 99 

Apps jornalísticas: panorama brasileiro - Anelise Rublescki, Eugenia Barichello, Flora Dutra / Universidade Federal de Santa Maria - 121

Jornais em dispositivos móveis: experiências com resultados opostos em cidades do interior do Estado de São Paulo (Brasil) - Carlos Alberto Zanotti, Sarah Costa Schmidt / PUC Campinas - 141 

Periodismo Online en Movilidad. Los Medios Nativos Digitales, del PC al iPad - Antonio Sanjuán Pérez, Teresa Nozal Cantarero, Carmen Costa Sánchez / Univ. Da Coruña - 163 

 

CAPÍTULO 3 - TELEVISÃO E MOBILIDADE - 189

Profiling mobile TV addoption tendencies by college and university students in Portugal (Does previous individualized TV consumption influence the adoption of mobile TV?) - Luís Miguel Pato / LabCom – Universidade of Beira Interior - 191

Contenidos periodísticos audiovisuales en aplicaciones móviles de televisión - José Juan Videla Rodríguez, María-Jesús Díaz-González, Manuel García Torre / Univ. de A Coruña - 219 

A configuração do audiovisual nos conteúdos jornalísticos dos dispositivos digitais: uma análise do papel desempenhado pelo vídeo na web, no tablet e no smartphone para o enquadramento do conflito na Síria - Juliana Fernandes Teixeira / Univ. Federal da Bahia - 239

La distribución de contenidos multipantalla, ¿ante nuevos contenidos mediáticos? Estudio de caso de “RTVE.es en su móvil” - Ma Isabel Rodríguez Fidalgo, Antonio Sánchez Mera / Universidad de Valladolid - 265 

 

CAPÍTULO 4 - DESIGN, INTERFACES, GÉNEROS E AUDIÊNCIAS - 293

Produção de notícias para dispositivos móveis: a lógica das sensações e o infotenimento - Adriana Barsotti, Leonel Aguiar / PUC – Rio - 295 

Design de sites web mobiles e de softwares aplicativos para jornalismo digital em base de dados - Taciana de Lima Burgos / Univ. Federal do Rio Grande do Norte - 319 

Nuevos géneros en el contenido de los blogs periodísticos publicado desde dispositivos móviles - Juliana Colussi / Universidad Complutense de Madrid - 343 

Jornalismo de proximidade em mobilidade - Pedro Jerónimo / Faculdade de Letras da Universidade do Porto - 363

ICT as the driving force for change in communication sciences. The case of “iVoz” by “La Voz de Galicia” as an example of the new model of relation - Maria Jose Arrojo / Univ. A Coruña - 387

Autores - 409 

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts