by António Fidalgo, Joaquim Paulo Serra (Org.)
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2003
ISBN:
Preço da edição impressa: € 25
Encomendar
Download PDF - 1126 KB
Sinopse
A comunicação online está a revolucionar o modo como damos e recebemos a informação e como comunicamos uns com os outros. Poder-se-ia pura e simplesmente constatar o facto, aceitá-lo como uma alteração decorrente das novas tecnologias da informação e comunicação e, sem questioná-lo mais, assumi-lo como uma premissa adquirida. Contudo, o sentido da ciência está em questionar e problematizar aquilo que nos é dado como facto e compreendê-lo à luz das suas razões, perspectivas e consequências.Índice
Introdução por António Fidalgo
1
Apresentação por António Fidalgo e Paulo Serra
7
A transmissão da informação e os novos mediadores por Joaquim Paulo Serra
13
Sintaxe e semântica das notícias online. Para um jornalismo assente em base de dados por António Fidalgo
49
Webjornalismo. Considerações gerais sobre jornalismo na web por João Canavilhas
63
Jornalismo online, informação e memória: apontamentos para debate por Marcos Palácio
75
O online nas fronteiras do jornalismo: uma reflexão a partir do tabloidismo.net de Matt Drudge por Joaquim Paulo Serra
91
Jornalistas e público: novas funções no ambiente online por Elisabete Barbosa
109
O jornalista multimédia do século XXI por Anabela Gradim
117
Convergência e tecnologias em comunicação por Manuel José Damásio
135
Jornalismo online (e) os g´eneros e a convergência por Paulo Bastos
149
Jornalismo na rede: arquivo, acesso, tempo, estatística e memória por Luís Nogueira
159
O ensino do jornalismo no e para o século XX por António Fidalgo
179
O jornalismo na era Slashdot por Catarina Moura
189
Slashdot, comunidade de palavra por Luís Nogueira
199