by António Fidalgo e Paulo Serra(Org.)
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2005
ISBN: 972-8790-37-6
Preço da edição impressa: € 25
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Sinopse
Volume 2 do Livro de Actas do congresso da Sopcom. Dedicados aos temas da Informação, Identidades e Cidadania, os Congressos de Ciências da Comunicação na Covilhã constituíram um momento privilegiado de encontro das comunidades académicas lusófona e ibérica, fazendo público o estado da pesquisa científica nos diferentes países e lançando pontes para a internacionalização da respectiva investigação. Ao mesmo tempo, contribuíram de forma importante para a consolidação, tanto interna como externa – relativamente à comunidade científica, ao mundo académico e ao próprio público em geral – das Ciências da Comunicação como campo académico e científico em Portugal.O Volume II, intitulado Teorias e Estratégias Discursivas, compreende as comunicações referentes a Teorias daComunicação (Capítulo I), Semiótica e Texto (Cap ítulo II), Retórica e Argumentação (Capítulo III) e Publicidade e Relações Públicas (Capítulo IV).Índice
Apresentação, António Fidalgo e Paulo Serra
9
Capítulo I
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Apresentação, Aníbal Alves
13
Aportaciones para el estudio de la producción comunicativa de la referencia a partir de un análisis mediacional de las noticias de teletexto en España, José Antonio Alcoceba Hernando
15
A influência da TV na criança – Um estudo de recepção em escolas de Curitiba, Celina Alvetti, Rosita Hummell, Bruno Bini, Helen Carcereri, Katia Zuccolotto e Maria Salete Pasqual
25
O Consumidor-espectador e sua Dimensão de Mundo: o Código como Realidade, Dinaldo Almendra
33
Filosofia da informação: alguns problemas fundadores, Fernando Ilharco
41
A construção do discurso Amazônico na imprensa brasileira: representações, imaginários e arquétipos míticos, Grace Lauxen Stefanello e Jorge Cardoso Castro
49
Comunicação da diferença, Janice Caiafa
57
O tempo dos media e a generalização do estético, José Manuel Santos
65
La información sobre inmigración e inmigrantes en la prensa española. Una aproximación empírica desde la teoria del encuadre, Juan José Igartua, María Luisa Humanes, Carlos Muñiz, Lifen Cheng, Claudia Mellado, Eudomary Medina, María Ángeles Erazo
75
A comunicación alternativa nos procesos de construción da cidadanía, Luís Álvarez Pousa
87
Intenção e Comunicação, Mafalda Eiró-Gomes
95
A perspectiva sistémica da teoría dos imaxinarios sociais aplicada á comunicación política”, Paloma Prado Pichel
103
Contributos para uma teoria neo-darwiniana da comunicação, Paulo Serra
111
Identidades culturais: do global ao local, Veneza Mayora Ronsini
121
Capítulo II
SEMIÓTICA E TEXTO
Apresentação, José Augusto Mourão
133
A religião do contacto: estratégias discursivas dos novos “templos midiáticos”, Antônio Fausto Neto
135
A influência das relações interculturais na produção da ficção televisiva brasileira, Ana Sílvia Lopes Davi Médola
147
Duas vezes Baudrillard: da guerra à guerra, ou o lugar do ausente, André Queiroz
155
Quando e como a TV fala de si, Elizabeth Bastos Duarte
165
A máscara dos objectos em torno de um beijo dado mais tarde, José Augusto Mourão
175
Ler o espaço teatral, José Simões de Almeida Jr.
183
As cercas da memória: o discurso do mérito e a desqualificação discursiva na revista Veja, Kleber Mendonça
187
Do texto como textura heterogénea ao texto como textura híbrida, Maria Augusta Babo
195
Análise discursiva d‘Os Maias de Eça de Queirós. Uma proposta de abordagem pragmática, Paulo Osório
203
Imaginário urbano: relendo o texto praça, Susana Gastal
207
Capítulo III
RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO
Apresentação, Américo de Sousa
219
Retórica: lógica ou persuasão?, Américo de Sousa
221
Limites éticos e imensurabilidade da verdade garantida, André Veríssimo
229
Propuesta para el análisis de la propaganda electoral audiovisual. Un modelo
retóricoargumentativo, Arantxa Capdevila
239
O desafio do ensaio jornalístico na graduação, Daniella de Almeida Santos e Eliane Freire de
Oliveira
247
Epistemologia da argumentação, Desidério Murcho
253
A questão da Retórica no pensamento filosófico de Francisco Sanches, Idalina Proença
Maia
263
Argumentação, fala e retórica comunicativo – funcional: pressupostos e didáctica, J. Esteves Rei
271
A televisão como instrumento de manipulação da Fé, José Wagner Ribeiro
281
O uso da negação na retórica anti-droga, Maria Zara Simões Pinto Coelho
287
Ideologia e argumentação no discurso empresarial, Maria José Monteiro Martins de Almeida
297
Argumentar los límites. Las palabras públicas como lugares del acuerdo social, María José Sánchez Leyva
309
A função retórica da crítica de cinema: O caso Central do Brasil, Regina Gomes
317
A Estratégia de marketing de posicionamento no mercado de bens simbólicos e a retórica da argumentação subliminar na televisão. Casos das Signagens subliminares nas mídias audiovisuais do século XX, Roberto Bazanini
327
a retórica en el discurso publicitario, Rocío Chamizo Sánchez
335
A vitória da retórica no último spot político de Lula, no segundo turno das eleições, em 2002 ,Sérgio Roberto Trein
341
A retórica das ciências sociais, Tito Cardoso e Cunha
349
Capítulo IV
PUBLICIDADE E RELAÇÕES PÚBLICAS
Apresentação, Maria João Centeno
361
Apresentação, Helena Gonçalves
363
Relações Públicas e universidade espanhola, Antonio Castillo Esparcia
365
El concepto de relaciones públicas como dominio intelectual, Alfredo Arceo
373
Das especificidades estruturais das mensagens publicitárias: o conceito de género, Eduardo J. M. Camilo
381
A publicidade e a socialização das crianças, Francisco Costa Pereira e Rosário Correia Higgs
397
Relações Públicas e responsabilidade pública: da visão sistémica à visão altruísta, Gisela Marques Pereira Gonçalves
407
A paisagem urbana e a publicidade exterior. Um cenário vivo na configuração da experiência do sentir, Helena Gonçalves e Helena Pires
417
A criação da identidade da marca como resultado da identificação dos sujeitos, Jane A. Marques e Maria Lourdes Motter
425
Representações sociais de um tipo de Comunicação Organizacional, José Viegas Soares
437
Bonecas – manequim e figuras de acção: estudo comparativo sobre publicidade televisiva de brinquedos, Luísa Peixoto de Magalhães
445
Que públicos para as Relações Públicas?, Mafalda Eiró-Gomes, João Duarte
453
El protocolo una estrategia necesaria en las relaciones públicas empresariales, Magdalena Mut Camacho, Eva Breva Franch e Beatriz Badenes Estall
463
Discurso publicitário: o encontro de vozes, Maria Lília Dias de Castro
467
Comunicação visual nas organizações do terceiro setor: dimensões conceituais e estratégicas, Mariléa Carvalho de Oliveira Viebig
477
Posicionamento: o velho conceito publicitário dos anos 60 e o novo Lula, das eleições brasileiras de 2002, Neusa Demartini Gomes
485
Os apelos racionais e emocionais na publicidade - uma análise conceptual, Paulo Ribeiro Cardoso
497