by António Fidalgo e Paulo Serra(Org.)
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2005
ISBN: 972-8790-39-2
Preço da edição impressa: € 25
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Sinopse
Livro das actas do III Sopcom, VI Lusocom, II Ibérico - Campos da Comunicação. Disciplinares. Dedicados aos temas da Informação, Identidades e Cidadania, os Congressos de Ciências da Comunicação na Covilhã constituíram um momento privilegiado de encontro das comunidades académicas lusófona e ibérica, fazendo público o estado da pesquisa científica nos diferentes países e lançando pontes para a internacionalização da respectiva investigação. Ao mesmo tempo, contribuíram de forma importante para a consolidação, tanto interna como externa–relativamente à comunidade científica, ao mundo académico e ao próprio público em geral – das Ciências da Comunicação como campo académico e científico em Portugal.Índice
Apresentação, António Fidalgo e Paulo Serra
9
13
Capítulo I
15
JORNALISMO
23
Apresentação, Jorge Pedro Sousa
37
Reportagens sobre a Cor da Pele em Jornais de Salvador e Aracaju/Brasil: criminalidade, loucura e macumba, Ana Cristina de Souza Mandarino
47
O Iraque nas televisões europeias: representações da segunda guerra do Golfo, Anabela Carvalho
53
Características de jornais e leitores interioranos no final do século XX, Beatriz
Dornelles
61
Jornalismo na Web: Desenho e Conteúdo, Claudia Irene de Quadros e Itanel de Bastos Quadros Junior
73
A cobertura de epidemias na imprensa portuguesa. O caso da Sida, Cristina Ponte
81
O caso Jayson Blair / New York Times: da responsabilidade individual às culpas colectivas, Joaquim Fidalgo
89
Uma Teoria Multifactorial da Notícia, Jorge Pedro Sousa
Análise quantitativa sobre os espaços noticiosos da Internet e as consequências para os atores do processo informativo, Juçara Brittes
91
Internet como fuente de información especializada, Leopoldo Seijas Candelas
97
O que o jornalismo pode aprender com a ciência: Objetividade na perspectiva do racionalismo crítico de Karl Popper, Liriam Sponholz
105
A ‘explosão’ dos weblogs em Portugal: percepções sobre os efeitos no jornalismo, Luís António Santos
115
A impiedade das críticas ou a consciência da auto-regulação? O processo Casa Pia e o julgamento metajornalístico, Madalena Oliveira
123
Ventos cruzados sobre o campo jornalístico. Percepções de profissionais sobre as mudanças em curso, Manuel Pinto
133
A presenza da lingua galega na prensa diaria de Galiza. Mínima, de baixa cualidade e sen xustificación, Marcos Sebastián Pérez Pena, Berta García Orosa, José Villanueva Rey, Miguel Túñez López
143
Los medios como protagonistas de la noticia, Marina Santín Durán
149
Periodismo y literatura, relaciones difíciles, Moisés Limia Fernández
157
Noticiabilidade no rádio em tempos de Internet, Nelia R. Del Bianco
167
A imprensa na Velha Província 170 anos do “Monitor Campista”. O terceiro jornal mais antigo do país e a morte misteriosa do jornalista Francisco Alypio, Orávio de Campos Soares
177
Agenda e Discurso Midiático: quando a minoria é notícia. O caso indígena na Imprensa em Pernambuco, Patricia Bandeira de Melo
183
El Prestige en los medios. Las claves de una gran confusión, M. Pilar Diezhandino Nieto
193
Alberto Bessa e a sua história do jornalismo – uma memória de cem anos, Rogério Santos
203
Os Temas da Guerra. Estudo exploratório sobre o enquadramento temático da Guerra do Iraque na Televisão, Telmo Gonçalves
219
Weblogs y Periodismo Participativo, Tiscar Lara
229
O Jornalismo de Informação Sindical no Brasil: atores, práticas, mecanismos e estratégias de produção jornalística, Vladimir Caleffi Araujo
239
A eurorrexión Galicia-Norte de Portugal a través das páxinas da prensa galega. Análise do discurso mediático transmitido polos xornais galegos, Xosé López García e Berta García Orosa
245
O traballo xornalístico de Eduardo Blanco Amor en América: a divulgación da cultura galega nas páxinas de La Nación, Xosé López García y Marta Pérez Pereiro
253
A información cultural nos medios de comunicación en Galicia, Xosé López García e Marta Pérez Pereiro
261
Periodismo de servicio en la prensa local de Galicia, Xosé López
261
O jornalismo entre a informação e a comunicação: como as assessorias de imprensa agendam a mídia, Zélia Leal Adghirni
269
Capítulo II
COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
Apresentação, Vítor Reia-Baptista
281
Desenho animado e formação moral: Influências sobre crianças dos 4 aos 8 anos de idade, Ana Lúcia Sanguêdo Boynard
283
A Investigação e o Desenvolvimento da Comunicação Audiovisual na Universidade: a Universidade Fernando Pessoa como estudo de caso, Aníbal Oliveira
291
Comunicación, Educación y Tecnología, Antonio R. Bartolomé
299
Memória e imagem do idoso como experiência pedagógica, Benalva da Silva Vitorio
311
Magia, luzes e sombras. Uma perspectiva educacional sobre vinte cinco anos de filmes no circuito comercial em Portugal * 1974 – 1999 *, Carlos Capucho
317
Comunicação, Ludicidade e Cidadania, no Projecto Direitos Humanos em Acção, Conceição Lopes e Inês Guedes de Oliveira
327
Memória quotidiana e comunicação: práticas memoriais na escola, Fernando Barone
331
Anim(a)ção na Educação. O entre-entendimento na teia da produção do sentido e sua mediação na educação, Geci de Souza Fontanella
343
Por dentro do filme – o cinema na sala de aula, Graça Lobo
353
Internet, alguns desafios: a representação que os jovens revelaram da internet, José Carlos Abrantes.
361
O potencial educativo do audiovisual na educação formal, Lara Nogueira Silbiger
375
Comunicação/Educação: Um campo em acção, Maria Aparecida Baccega
383
Comunicación y Educación “de cine”, Mª del Mar Rodríguez Rosell
395
La dieta televisiva en la infancia española. Aproximación al estudio de las audiencias infantiles, Amelia Álvarez, Marta Fuertes, Ángel Badillo y Zoe Mediero
403
A educação popular no Brasil: a cultura de massa, Maria da Graça Jacintho Setton
419
Crescer com a Internet: Desafios e Riscos, Neusa Baltazar
427
A rádio de modelo multimediático e os jovens: a convergência entre o FM e a Internet nas rádios nacionais, Paula Cordeiro
433
Educar para comunicar: una reflexión sobre la formación de los comunicadores en el contexto de la sociedad de la información, Viviana Fernández Marcial
443
Capítulo III
OPINIÃO PÚBLICA E AUDIÊNCIAS
Apresentação, João Carlos Correia
453
A Profissionalização das Fontes na disputa pelas Audiências, Boanerges Lopes
455
Gutenberg cai na rede. Os principais impactos que a internet impôs aos processos de produção de um jornal diário, de porte médio, da cidade de Campinas, Carlos Alberto Zanotti
463
Ideias que vendem, ideias que ninguém quer comprar e as outras. Breve estudo acerca do poder de legitimação das audiências, Isabel Salema Morgado
473
Consumo cultural, consumo de medios de comunicación y concepción de la cultura, Javier Callejo
481
Moeda e Construção Europeia: Uma abordagem identitária, Maria João Silveirinha
491
Intenção de Voto e Propaganda Política: Efeitos e gramáticas da propaganda eleitoral, Marcus Figueiredo e Alessandra Aldé
503
Opinión pública y medición de audiencias en el ámbito local: el caso de Segovia, María Jesús Díaz González, Concepción Anguita Olmedo, Francisco Egido Herrero, José Manuel García de Cecilia e Eduardo Moyano Bazzani
511
Cenas e sentidos na tribo Raver: A ordem da fusão, Marli dos Santos
521
Conducta mediática de los adolescentes en España y Portugal. Modos de consumo de rádio y e televisión, Milagros García Gajate
529
Processos cognitivos, cultura e estereótipos sociais, Rosa Cabecinhas
539
Visibilidade e accountability: o evento do ônibus 174, Rousiley C. M. Maia
551
“A Ponte mais vista do país”: o que se disse da cobertura jornalística da queda da ponte de Entre-os-Rios, Sandra Marinho
569
Universidade e Mídia: A Opinião Pública In-formação, Simone Antoniaci Tuzzo
581
Mediatização do real: consumos e estilos de vida. Contributos e reflexões, Susana Henriques
589
Capítulo IV
COMUNICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Apresentação, Eduardo Camilo
599
Apresentação, José Viegas Soares
603
Quando falo o que quero e digo o que é preciso, Adriana Gomes Moreira e Maria Madalena Simão Duarte
605
Comunicação, Identidade e Imagem Corporativas: o caso da Caixa Econômica Federal, Brasil, Ana Regina Barros Rego Leal e Maria das Graças Targino
617
O Marketing político encarado como agente de progressão da comunicação em política, Antónia Cristina Perdigão
627
A Evolução Tecnológica e a Mudança Organizacional, Carlos Ricardo
637
La integración de la comunicación comercial en la gestión corporativa, David Alameda
García
647
Intencionalidade e Diferença: Uma Aproximação Fenomenológica à Intersecção Acção/Comunicação/Informação, Fernando Ilharco
657
Comunicación audiovisual corporativa: Un modelo de producción, Fernando Galindo
Rubio
667
A Influência do Teatro no Marketing de Vendas Directas, Jorge Dias de Figueiredo
677
Identidade e Estilo de Vida: Novos Impactos no Contexto da Comunicação Organizacional, João Renato Benazzi e João Maia
683
Comunicação institucional em organização pública. O caso da Controladoria Geral do
Município do Rio de Janeiro – 2001/2004, Lino Martins da Silva e Sonia Virgínia
Moreira
691
Comunicação Estratégica: Aplicação das Ideias de Dramaturgia, Tempo e Narrativas, Luís Miguel Poupinha
699
Cátedra Unesco/Umesp e seu papel articulador no cenário da comunicação: desafios no século XXI, Maria Cristina Gobbi
705
El estado del Corporate en la empresa extremeña: el diseño y la imagen corporativa, Maria Victoria Carillo Duran e Ana Castillo Díaz
713
El desarrollo de la competencia comunicativa de los portavoces de la organización (propuesta pragmática y retórica), Mª Isabel Reyes Moreno
719
O estado da arte em Comunicação Organizacional. 1900 – 2000: um século de investigação, Teresa Ruão
727