Jornalismo e Espaço Público
Download PDF - 442 KB
by João Carlos Correia
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 1998
ISBN: 972-9209-59-6
Preço da edição impressa: € 25
Encomendar
Download PDF - 442 KB
Sinopse
O objectivo deste trabalho é, com recurso a uma perspectiva interdisciplinar, indagar sobre a natureza da relação entre a indústria jornalística e os seus públicos no contexto de uma sociedade de massa. Procura-se, assim, definir o lugar que, no âmbito dessa indústria, cabe à interacção, conceito que recentemente tem sido objecto de equívocos graças à crescente mediatização tecnológica da experiência simbólica. Pretende-se ainda interpelar uma forma específica de comunicação - a imprensa regional - a fim de indagar se as suas especificidades concretas são de molde a favorecerem uma maior interacção no seio da esfera pública.Índice
Introdução
7
I - As Possibilidades da Esfera Pública Moderna
21
II - A Crítica da Esfera Pública Moderna
51
III - Dos Jornais à Indústria Jornalística
85
IV - Interacção, Comunicação e Espaço Público
121
V - Comunicação Regional e Mediação
151
Conclusão
165
Bibliografia
177