Capa: Jan Alyne Barbosa Prado & Ivan Satuf (2019) Comunicação em Ambiente Digital. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Comunicação em Ambiente Digital

by Jan Alyne Barbosa Prado & Ivan Satuf

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2019
ISBN: 978-989-654-564-2


Download PDF - 2664 KB


Sinopse

A evolução da comunicação digital pode ser narrada de muitas formas. Para a maior parte das pessoas, o termo “digital” começou a entrar no vocabulário nos anos 1990, com a invenção da World Wide Web e a consequente popularização da internet comercial. Comunicar-se instantaneamente em escala global por meio do computador pessoal tornou-se uma realidade para todos que tivessem acesso à rede.

A novidade logo despertou reações por parte de profissionais envolvidos com as inovações tecnológicas e intelectuais que atenderam ao desafio de compreender os fenômenos emergentes. Revisitadas após quase duas décadas, muitas daquelas reações parecem conter excessos, seja de otimismo ou de pessimismo, revelando-se por vezes ingênuas quando observadas com as lentes do século XXI. 



Índice

APRESENTAÇÃO 1

I CRIAÇÃO E PRODUÇÃO 5
O legado dos estudos culturais para as pesquisas de cultura digital: Uma introdução aos conceitos de cultura participativa, produtividade textual e produsage
Ana Carolina Vimieiro 7

Imaginação e serendipidade: algoritmos de recomendação musical na ecologia de streaming
Natália Moura Pacheco Cortez 27

Fazendo da vida um jogo: Pokémon Go, gamificação e outras interseções entre games e mundo
Filipe Alves de Freitas 47

Relatos de práticas pedagógicas que circunscrevem o desenvolvimento de produtos jornalísticos em ambientes digitais
Jan Alyne Barbosa Prado 69

Tecnologias comunicacionais móveis e a reconfiguração da noção de “news net”
Ivan Satuf 87

II MEDIAÇÃO 109

Do lado de dentro, do lado de fora: jornalismo, xamanismo e tradução de mundos na comunicação mediada
Lara Linhalis Guimarães 111

Comunicação pelo Equívoco: anotações para uma teoria plana e em rede
Evandro Medeiros 131

A Caverna da Mediação e a perspectiva não essencialista da Comunicação
Andre Stangl 149

A dinâmica transmídia da hashtag #vemprarua: mediação e semiose
Geane Alzamora & Luciana Andrade 171

SOBRE OS AUTORES 193
Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts