by Jan Alyne Barbosa Prado & Ivan Satuf
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2019
ISBN: 978-989-654-564-2
Download PDF - 2664 KB
Sinopse
A evolução da comunicação digital pode ser narrada de muitas formas. Para a maior parte das pessoas, o termo “digital” começou a entrar no vocabulário nos anos 1990, com a invenção da World Wide Web e a consequente popularização da internet comercial. Comunicar-se instantaneamente em escala global por meio do computador pessoal tornou-se uma realidade para todos que tivessem acesso à rede.
A novidade logo despertou reações por parte de profissionais envolvidos com as inovações tecnológicas e intelectuais que atenderam ao desafio de compreender os fenômenos emergentes. Revisitadas após quase duas décadas, muitas daquelas reações parecem conter excessos, seja de otimismo ou de pessimismo, revelando-se por vezes ingênuas quando observadas com as lentes do século XXI.
Índice
I CRIAÇÃO E PRODUÇÃO 5
O legado dos estudos culturais para as pesquisas de cultura digital: Uma introdução aos conceitos de cultura participativa, produtividade textual e produsage