by João Figueira
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2018
ISBN: 978-989-654-414-0
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Sinopse
As organizações estruturam-se pela comunicação, segundo processos simbólicos de criação e produção de sentidos. Tal significa que a comunicação é o núcleo essencial e estratégico de qualquer organização. Mais ainda, quando as organizações atuam em mercados muito competitivos, como é o caso das instituições bancárias, que estão particularmente expostas. Uma parte importante da reputação das organizações depende, assim, da comunicação que produzem e da imagem que os mediatransmitem delas.A presente obra explora as perspetivas teóricas que o conceito de reputação assume, ao mesmo tempo que analisa as práticas discursivas das organizações e os processos de construção de sentido que estrategicamente edificam no âmbito dos seus relacionamentos com os media. Neste contexto, procura perceber-se como é construída a reputação das organizações e de que forma os seus processos são afetados (ou influenciam) pela ação dos media. Os casos BES e Novo Banco, pela relevância social e mediática que assumiram, são aqui analisados, com base num conjunto de critérios que observam as suas exposições públicas através dos media e o impacto que estes tiveram na reputação daquelas duas organizações.
Índice
Introdução - 13
Parte I - Reputação e Agir Organizacional - 21
1. Reputação - 23
1. 1 Caraterísticas da reputação - 25
1.2 Identidade e imagem - 27
1.3 Pensamento análogo e pensamento diferenciado - 34
1.4 O agir organizacional na construção da reputação - 35
2. Organizações e Práticas Discursivas - 39
2.1 A linguagem como poder - 41
2.2 O “sentido” do discurso - 43
2.3 Toda a análise é “uma construção de uma construção” - 45
2.4 Discurso-Organização - 49
3. A Construção de Sentido Através dos Media - 53
3.1 Transformar a realidade em notícia - 55
3.2 As organizações como fonte noticiosa - 57
4. Assessorias e Relações Públicas - 59
4.1 As fontes profissionais na produção noticiosa - 60
4.2 Relacionamento estratégico - 66
4.3 Influência das fontes profissionais - 69
4.4 As notícias como coprodução entre fontes e jornalistas - 71
4.5 Ubiquidade da informação - 77
4.6 Mudanças em toda a linha - 81
Parte II - Os casos BES e Novo Banco - 85
5. O colapso do BES - 93
5.1 Relações complexas entre jornalistas e RP - 97
5.2 Especificidades do setor bancário - 101
5.3 BES antes da crise: Comunicação e marketing de prestígio - 103
5.4 Metodologias de análise e critérios de avaliação da reputação - 109
5.5 Crise do BES: análise de reputação - 115
5.6 Reputação mediática do Novo Banco - 121
Conclusões - 137
Bibliografia - 141