Capa: Elaide Martins e Marcos Palacios (2016) Ferramentas para Análise de Qualidade no Ciberjornalismo - Volume 2: Aplicações. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Ferramentas para Análise de Qualidade no Ciberjornalismo - Volume 2: Aplicações

by Elaide Martins e Marcos Palacios

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2016
ISBN: 978-989-654-303-7


Download PDF - 13418 KB


Sinopse

Esta coletânea reúne textos que descrevem aplicações e ampliam discussões em torno de Modelos propostos no livro Ferramentas para Análise de Qualidade no Ciberjornalismo (Volume 1: Modelos)publicado em 2011, através do LabCom.IFP.

Os Modelos resultaram dos esforços de um grupo de pesquisadores espanhóis e brasileiros que, reunidos através de um convênio de colaboração internacional, entre 2007 e 2010, lançou-se à tarefa de pensar e operacionalizar formas de avaliar e comparar Qualidade nos novos suportes jornalísticos. Partindo-se de metodologias e técnicas já estabelecidas para a análise mais genérica de sítios na web, buscou-se criar instrumentos capazes de detectar e mensurar cada uma das características próprias do Ciberjornalismo.

O resultado de tais esforços foi um conjunto de Modelos, oferecido não como um produto totalmente acabado, mas como uma contribuição inicial para uma sistematização de procedimentos na análise da Qualidade no Ciberjornalismo, como uma Caixa de Ferramentas a serem testadas e aperfeiçoadas por eventuais usuários.

Passados cinco anos da publicação, este Volume II resulta de uma chamada pública para textos de pesquisadores que tivessem utilizado as ferramentas propostas. Os 22 artigos reunidos atestam a importância e alcance dos Modelos. Suas fontes originais são variadas: nasceram como artigos científicos independentes, como parte de trabalhos acadêmicos mais longos, como comunicações em eventos das áreas de Comunicação e Jornalismo, como exercícios práticos em sala de aula.

Os objetos analisados são variados e incluem sites jornalísticos na web e smartphones, web-reportagens especiais em jornais de grande circulação, rádios na web, blogs e até programas de TV relacionados a seus sítios e redes sociais, denotando a larga aplicabilidade encontrada para as ferramentas.



Índice

Apresentação - Uma Caixa de Ferramentas em pleno uso - 9
Elaide Martins e Marcos Palacios


Parte I - Aportes metodológicos, criação de novas ferramentas e aplicações genéricas - 13

Bases de dados como agentes estruturantes do jornalismo no contexto multiplataforma - 15
Suzana Barbosa, Vitor Torres e Yuri Almeida

Experiências de ensino e de pesquisa: ferramentas para analisar a comunicação digital - 47
Claudia Irene de Quadros, Flavio Ernani, Núbia Cunha e Patrícia Botaro

Aportes metodológicos para la mensuración y visualización de calidad en productos periodísticos digitales: el caso del periodismo digital de Rio Grande do Sul - 77
Gonzalo Prudkin e José Antonio Meira da Rocha

A trajetória das revistas para tablets no Brasil: criando uma ferramenta para identificação de inovações - 107
Adalton dos Anjos Fonseca e Suzana Barbosa

O layer da máquina e a extração de dados estruturados: expandindo a efetividade das ferramentas de análise via automatização - 145
Márcio Carneiro dos Santos

Adaptação das ferramentas para avaliação de qualidade em cibermeios de pequeno porte - 169
Fernanda França Fortuna

Análise da qualidade de periódicos eletrônicos Open Acess nas áreas de Comunicação e Educação: uma avaliação de recursos digitais - 183
Daniela Barbosa de Oliveira e Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior


Parte II - Aplicações específicas: multimidialidade, interatividade, hipertextualidade, design, memória e blogs - 205

Aspectos del ciberperiodismo en España: análisis de los contenidos multimedia en El País, El Mundo, La Vanguardia, El Correo, La Información y RTVE - 207
Pere Masip, Josep Lluís Micó e Koldo Meso

Ferramentas para a análise multimídia em cibermeios: o processo de elaboração do webdoc #VaiTerPraça - 229
Gislene Carvalho e Gustavo Sampaio

Jornalismo e pós-modernidade: análise da multimidialidade e interatividade em três sites jornalísticos - 253
Rogéria Martins Costa e Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior

A ferramenta para análise de interatividade nas seções de tecnologia dos jornais brasileiros: quatro casos comparados - 275
Andressa Kikuti e Denis Renó

Sem Censura Pará e a interatividade no ar: a participação do público no site e em redes sociais do programa - 297
Elaide Martins e Jússia Carvalho

A interatividade no rádio hipermidiático: uma análise comparativa dos sites das rádios CBN e Gaúcha - 319
Mirian Redin de Quadros e Debora Cristina Lopez

Ferramenta para análise de interatividade da audiência de jornais televisivos em cibermeios: uma avaliação do ‘Bom Dia Brasil’ da TV Globo - 343
Paulo Eduardo Cajazeira, José Jullian Gomes de Souza e Pedro Andrade Bringel

Os acontecimentos midiáticos na sociedade em rede: o caso Mídia Ninja - 361
Ana Tázia Patrício de Melo Cardoso e Laís Karla da Silva Barreto

A hipertextualidade no texto jornalístico digital: uma análise de O Globo Online e de O Globo a Mais - 401
Mariana Guedes Conde e Lia Seixas

Webjornalismo e hipertextualidade: uma análise da narrativa e dos links do Portal O Globo - 431
Wanderson Gonçalves Nascimento e Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior

Design de jornais multiplataforma: delineando níveis de avaliação a partir do estudo de Zero Hora (ZH) - 453
Ana Gruszynski

O jornalismo brasileiro em smartphones: mapeamentos iniciais do design e seus usos - 477
Telma Sueli Pinto Johnson

Propriedades da memória em especiais de sites jornalísticos: um retorno ao atentado nos dez anos do 11/09 - 499
Allysson Martins e Marcos Palacios

Análisis de la narrativa, redacción y formato de blogs periodísticos en Brasil y España - 531
Juliana Colussi e Jesús Flores Vivar

Blogando das barracas do Rio Tocantins: uma proposta de mapeamento da blogosfera imperatrizense - 547
Thaísa Bueno e Jordana Fonseca Barros

Lista de Autores - 565

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts