by Annamaria Jatobá Palacios e Paulo Serra (Orgs.)
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2011
ISBN: 978-989-654-067-8
Preço da edição impressa: € 13
Encomendar
Download PDF - 3050 KB
Sinopse
Pragmática, Comunicação Publicitária e Marketing reúne trabalhos apresentados em novembro de 2010, durante as IV Jornadas LabCom, evento anualmente promovido pelo Laboratório de Comunicação e Conteúdos Onlines, LabCom, da Universidade da Beira Interior. A coletânea divulga textos de pesquisadores portugueses, espanhóis e brasileiros com produção acadêmica voltada para a investigação de mecanismos linguístico-discursivos desenvolvidos por diferentes práticas sóciodiscursivas, a exemplo da publicidade, comunicação organizacional e marketing.
Esperamos que a iniciativa contribua para circulação das idéias nela apresentadas, ampliando o debate na área e possibilitando o uso pedagógico dos textos aqui reunidos.
Índice
Apresentação 1
Análisis pragamalingüístico de las estrategias de cortesía lingüística en la publicidad del siglo XXI
por Ma Milagros del Saz Rubio 5
“O sushi é fish” – análise de publicidades a restaurantes japoneses em Portugal
por Rosa Lídia Coimbra & Urbana Pereira Bendiha 27
Imagens da ironia na publicidade
por Paulo Serra 43
Práticas e Discursos Estratégicos - da norma à transgressão, da rotina à inovação
por Ângela Lacerda Nobre 63
Narrativas de defesa e culpa nos discursos organizacionais
por Gisela Gonçalves 85
Modos de dizer da publicidade e do jornalismo para públicos sêniores, em Portugal: marcas de intertextualidade em duas práticas sóciodiscursivas
por Annamaria da Rocha Jatobá Palacios 101
Retórica y publicidad. Hacia un análisis de las estrategias discursivas
por Inmaculada Postigo Gómez 121
O idealismo do comércio online na terceira idade: A conceptualização da interface
por Bruno Alexandre do Nascimento Rego 149
Interactividade na publicidade web: potencial subaproveitado
por Célia Barreto 171
Evolução Histórica do Conceito de Comunicação em Saúde
por Graça Castelo-Branco 189
A Marca como Elemento Publicitário da Embalagem: A sua apreensão pelos públicos infantis pré-escolares
por Madalena Duarte Craveiro Sena 207