by Francisco Paiva, Catarina Moura (Orgs.)
Coleção: Ars
Ano da edição: 2015
ISBN: 978-989-654-263-4
Preço da edição impressa: € 28
Encomendar
Download PDF - 9571 KB
Sinopse
Identidade reporta ao caráter das coisas, ao conjunto de caraterísticas e atributos que as tornam simultaneamente reconhecíveis e singulares. No campo do design, o conceito de identidade é frequentemente usado no contexto da diferenciação visual ou material de marcas, bens ou serviços, assumindo frequentemente conotações mais extensas no plano cultural. É nesse plano que se situam as exposições ou mostras de produtos representativos das capacidades criativas ou industriais de determinado sector, comunidade ou país. As políticas públicas do design estabelecem-se frequentemente e quase exclusivamente neste plano da expressão da identidade cultural nacional, no modo como as suas variáveis permanecem e transparecem na criação artística. Mas a identidade está intimamente ligada à cultura e à memória. Ou seja, no campo antropológico da cultura, a identidade aproxima-se da capacidade de representar, deslocando-se do fixo reconhecimento da tradição para a necessária fenomenologia da experiência. O Design é, pois, parte da identidade e tem a suas próprias caraterísticas identitárias, que respondem à inquietude das pessoas e lhes permitem reconhecer-se no mundo contemporâneo. Este Design serve as identidades, ou seja, denota a capacidade de interpretar e exteriorizar o caráter dos seus utilizadores ou destinatários. A questão da identidade intui-se bastante complexa. Os artistas em geral percebem que toda a identidade é uma construção e geralmente fogem da evidência da identidade pelo que ela comporta de estereótipo, com consciência do desempenho da criação para a formalização de determinadas identidades e sua comunicação. Em paralelo ao escopo da perpetuação, a Arte tem ajudado a desvelar identidades ocultas, muitas vezes celebrando-as e coadjuvando na assunção de centralidades outrora esquecidas. Tal acontece, por exemplo, com o desempenho simbólico dos sistemas de representação visual, com a recuperação ou adequação das matrizes tipográficas em uso noutras épocas ou com as bases da produtos industriais ou partidos tipológicos do edificado, quando aplicados a funções contemporâneas ou em diálogo com a criação dos nossos dias. A identidade enquanto cosmogonia, modo de ver e de fazer as coisas encerra muitas contradições. A identificação das comunidades com os modos de entretenimento e de alienação massificados é determinante na formulação das identidades. O consumo de bens e serviços e a interação com os media, os videojogos e outros meios massificados de excitação visual aprofundam os fenómenos de empatia e de popularidade que convocam as comunidades a identificarem-se com determinadas narrativas e a desenvolverem modos de reação padronizados. A cultura do consumo e do espetáculo é determinante para a construção da identidade contemporânea. Uma identidade híbrida e tendencialmente global que coexiste, com inúmeras variações de grau, com outras identidades locais. As identidades têm sido ao longo da história motivo de grandes conflitos. No atual momento de grandes incertezas é um objeto de investigação prioritário, pela conjugação que opera entre, por um lado os mitos e as suas representações e, por outro os riscos da vanguarda, cujas sombras ideológicas encerram potenciais paradoxos, polémicas e discussões no que concerne à produção cultural. A reflexão sobre a essência está condicionada pelas propriedades e depende do contexto, da linguagem e da simbólica, convoca conceitos, estruturas e dinâmicas que importa compreender. A pergunta pela identidade será, pois, o pretexto da discussão e encontro que propomos fazer nesta 5ª edição da DESIGNA
Índice
15
IDENTIDADE
Francisco Paiva, Catarina Moura
17
IDENTITY
Francisco Paiva, Catarina Moura
21
IDENTITIES AND FUTURES:
INTERROGATING DESIGN THROUGH
CRITICAL PEDAGOGY
Aidan Rowe
23
DESIGN DE MODA: A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO
Alexandra Cruchinho
33
CALIGRAFAR A IDENTIDADE DE UM PAÍS ALICERÇADA NA SUA LÍNGUA
DE ESPLENDOR FONÉTICO SONORO
Jorge dos Reis
COMUNICAÇÃO COMMUNICATION
43
TIPOFILIA DIGITAL
Caroline F. Torres
55
BRANDING TERRITORIAL: O DESIGN NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE “GLOCAL” Ivone Ferreira
57
SOCIAL NETWORKING SITES AFFORDANCES AND IDENTITY MANAGEMENT: A STUDY ABOUT HOW FACEBOOK AND LINKEDIN LEAD PEOPLE BEHAVIOUR IN EVERYDAY LIFE
Thais de Oliveira Sarda
65
O DESIGN COMO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA MARCA DE CERVEJA ARTESANAL
Joana Ferreira, Liliana Soares, Paulo Fernandes
71
IDENTIDADES VISUAIS METAMÓRFICAS E EVOLUTIVAS: DOIS CASOS DE ESTUDO
Daniel Brandão, Nuno Duarte Martins, Cláudio Rodrigues
79
O NOVA IDENTIDADE VISUAL DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA
DE FUTEBOL
Nuno Duarte Martins, Daniel Brandão
87
FALARSOBRECANCRO.ORG: A INVESTIGAÇÃO E A PRIMEIRA FASE DO TRABALHO COM O IPO DO PORTO
Nuno Duarte Martins, Daniel Brandão
93
VIAGEM DE DESCOBERTA DO ‘EU’.
EXPLORAÇÃO VISUAL DA IDENTIDADE
PESSOAL
Inês Caramelo, Armando Vilas-Boas
105
PICTURES PAINT A THOUSAND WORDS. VISUALISING IDIOMS ON POSTCARDS
Iryna Sheshurak, Armando Vilas-Boas
113
PICTURING MUSIC: RELAÇÕES IDENTITÁRIAS ENTRE A CULTURA VISUAL E A MÚSICA
Mariana Leal Rato, Armando Vilas-Boas
119
QUIET IS THE NEW LOUD: PHOTOGRAPHY AS IDENTITY
Sara Cordas, Armando Vilas-Boas
127
A INFLUÊNCIA DA WEB 2.0 NO CIBERJORNALISMO PORTUGUÊS
Júlio Costa Pinto
137
LA COORDINACIÓN DE SIGNOS LINGÜÍSTICOS E ICONOGRÁFICOS COMO EMISORES DE IDENTIDAD: FAMILIAS TIPOPICTOGRÁFICAS PARA SEÑALÉTICA CORPORATIVA
Tania Quindós, Elena González-Miranda
161
IDENTIDADES: ARTISTA, PÚBLICO E DESIGNER
Ana Gaspar
175
THE BRAND OF A PLACE: A REFLEXION OF IDENTITY
Cátia Rijo
183
O “EU” NA MARCA E A “MARCA” NO EU
Ana Margarida Meira
189
CONTRIBUTOS DO DESIGN PARA UM LEGADO CULTURAL VISUAL: ROMARIA DA SENHORA DA AGONIA
Marlene Azevedo, Ana Filomena Curralo, Liliana Soares
197
IDENTIDADE DE UM DESTINO TURÍSTICO ONLINE: COMUNICAÇÃO E FOTOGRAFIA
Luísa Augusto
205
CONTRIBUTO PARA IDENTIFICAÇÃO
DOS SIGNOS IDENTITÁRIOS NACIONAIS:
AMOSTRA COM CARTAZES TURÍSTICOS
DE PORTUGAL
Susana Manuela Gomes Leonor
215
O NOVO PARADIGMA DO DESIGN NA ERA PÓS-INDUSTRIAL E O REFLEXO NA PRÁTICA DO DESIGNER NO ÂMBITO CULTURAL
Lorraine Oliveira Tabosa do Egito,
Daniel Raposo Martins,
Marizilda dos Santos Menezes
223
O NACIONAL E O ESTRANGEIRO: EMBATES
NA “MODA BRASILEIRA” NOS ANOS 1950
E 1960
Ana Claudia Lopes
225
O PROJECTO DEKA: O REVERSO ILUSTRADO DO SKATE
COMO IDENTIDADE CULTURAL URBANA
Diogo Soares, Diogo Valente,
Jorge Brandão Pereira, Paula Tavares
281
SUSTAINING CULTURAL IDENTITY
THROUGH DESIGN. A STUDY ON A LOCAL
DESIGN INITIATIVE IN ISTANBUL
Safar Erkayhan
PRODUTO PRODUCT
301
PRODUCT DESIGN FOR NEW IDENTITY
IN DEVELOPMENT OF REPELLENT
APPLICATIONS
Nelson Amorim, Miguel Terroso,
Álvaro M. Sampaio
309
A TAPEÇARIA DE PORTALEGRE:
ARTESANATO E ARTE EM DESIGN
DECORATIVO
Ana Isabel Albuquerque
317
DESIGN EDUCATION AS A CATALYST BETWEEN ACADEMIA AND BUSINESS WORLD: THE CASE OF WICLA’S BICYCLE SADDLES IN CORK MATERIAL
André Claro, Ermanno Aparo, Carlos Rodrigues
323
NEW SCHOOL FURNITURE: SHAPES, COLORS AND THE CONFIGURATIONS
Joana Vale
347
O DESIGN E O ENTENDIMENTO DA CULTURA CONTEMPORÂNEA COMO PRINCÍPIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO DE CALÇADO
Ana Margarida Pinheiro, Liliana Soares, Emano Aparo
235
UN MODELO INNOVADOR PARA LA GESTIÓN DE LA IDENTIDAD
EN LAS ORGANIZACIONES
Elingth Rosales , Jose Rafael González, Ana Paula Perfetto Demarchi, Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Bernabé Hernandes Ortuño
243
COMUNICAÇÃO MUNICIPAL: O CASO BARCELONA
Marlene Ribeiro
249
TYPOGRAPHY AND VISUAL IDENTITY:
THE CASE OF LITERARY JOURNALISM
MAGAZINES
Jael Rincon
259
LA MIRADA FOTOGRÁFICA, UNA VÍA
PARA EL CONOCIMIENTO DE LA IDENTIDAD
María del Carmen Bellido-Marquez
269
CAMINHOS CRUZADOS: O DESIGN COLABORATIVO NA OLARIA
PEDRADA DE NISA
Ana Helena Grácio
355
COMPETITIVIDADE DOS PRODUTOS
FALSIFICADOS NA FEIRA
Humberto Pinheiro Lopes, Artemisia Caldas, Cynthia Matos, Fabiola Teixeira, Monique Souza
361
DESIGN E BEM ESTAR. CONTRIBUTO DE UMA ESTRATÉGIA NA ALTERAÇÃO DO ESTADO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA DOS JOVENS
Sílvia Soares, Rui Mendonça, Francisco Duarte, Rui Garganta
375
DESIGN SOCIAL EM ABRIGOS DE MORADORES DE RUA: RESGATE DE IDENTIDADE CULTURAL
Cláudia Regina Garcia Vicentini, Francisca Dantas Mendes, Susana Gomes, Silgia Costa
383
THE INTERIOR DESIGN OF THE EGYPTIAN
RESIDENCE BETWEEN ORIGINALITY AND
MODERNITY
Many Mashhour
401
A IDENTIDADE DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO DE PAREDES ALIADA
DO DESIGN – COMO ESTRATÉGIA,
METODOLOGIA E PRODUTO
Jorge Brandão Pereira, Heitor Alvelas
413
SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO DE POSTURA CORPORAL ASSOCIADO
AO TRATAMENTO DE LESÕES
Marta Meireles, Joaquim Gonçalves, Paulo Simões, Ricardo Simões
421
O CICLO DE VIDA GENERALIZADO DO PRODUTO NUMA PERSPETIVA
EMPREENDEDORA DO DESIGN
Hilary Almeida Marques, Denis Alves Coelho
429
O DESENHO NA TRANSFERÊNCIA SEMÂNTICA PARA O PRODUTO DE DESIGN
Miguel Duarte
431
DESIGN DE SUPERFÍCIE: PROPOSTA DE PROCESSO CRIATIVO
Maria Sílvia Barros de Held, Regina Aparecida Sanches, Isabel Cristina Italiano
MODA FASHION
439
MODA: COMPLEXIDADE E CONTEMPORANEIDADE
Amanda Queiroz Campos, Sandra Rech
445
GENDERLESS FASHION: O QUE NÃO SE PODE ESQUECER
Sandra Rech, Sabrina Marcon
447
A IMPORTÂNCIA DO DESIGN, DO DESIGN
MODA E DA COR NA CONSTRUÇÃO DO VESTUÁRIO
Filipa Craveiro, José Lucas
449
IT — DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
NA MODA
Joana Duarte, Armando Vilas-Boas
459
INOVAR E TORNAR DESEJÁVEL: A REIDENTIFICAÇÃO DO VESTUÁRIO
ORTOPÉDICO
Katia dos Santos Almeida, José Mendes Lucas,
Francisco José Alvarez Perez
467
DESIGN TÊXTIL - A INFLUÊNCIA DA MODA
NA CRIAÇÃO DE PADRÕES
Ana Silva, Ana Filomena Curralo, Pedro Faria
475
O DESENVOLVIMENTO DE UNIFORMES PROFISSIONAIS PARA TRABALHADORES DE AMBIENTES EXTERNOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE ACABAMENTOS FUNCIONAIS DE BARREIRA UV EM FIBRAS PREVIAMENTE ATIVADAS POR PLASMA
Etienne Amorim Albino da Silva Martins, Pedro Filipe Fernandes Ribeiro Martins Antonio Pedro de Valadares Souto
483
A MODELAÇÃO COMO FORMA DE COMUNICAR O CONFORTO ERGONOMICO E A SEGURANÇA DO VESTUÁRIO INFANTIL
Germana Fontenelle Bezerra, Miguel Ângelo Carvalho, Rochelne Gonçalves Barboza
495
A IMPORTÂNCIA DA MODA NA PINTURA:
O IMPRESSIONISMO
Luciana Iwamoto, Laura Mello de Mattos,
Maria Sílvia Barros de Held
507
A IMAGEM FEMININA NO STAR SYSTEM E O COMPORTAMENTO DE MODA DIFUNDIDOS PELAS REVISTAS DE FÃS NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Laura Mello de Mattos Anacleto, Luciana Iwamoto, Maria Sílvia Barros de Held
519
O PAPEL DA MEMÓRIA NOS PROCESSOS
CRIATIVOS DO DESIGN
Mónica Romãozinho, Ana Margarida Fernandes
529
VISUAL MERCHANDISING NO SHOPPING POPULAR: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO DO PONTO DE VENDA DE MODA POPULAR
Iara Braga, Maria José Abreu, Carol Barbosa
537
PROCESSO DE MODELAÇÃO BÁSICA DE ROUPA PARA IDOSAS DEPENDENTES
DE CUIDADOS
Artemisia Lima Caldas, Miguel Ângelo Carvalho, Thayná Piauilino, Humberto Lopes, Simone Albuquerque
543
A PERCEPÇÃO SOCIAL DA IMPOSIÇÃO
DE UM CORPO IDEAL
Cynthia de Holanda Sousa Matos,
Humberto Pinheiro Lopes
549
IN CA DESIGN: COMO UMA EMPRESA PODE UTILIZAR O DESIGN THINKING PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS/SERVIÇOS INOVADORES E O FORTALECIMENTO DE IDENTIDADE DE MARCAS DE MODA
Rochelne Gonçalves Barboza, Andrea Lima Cordeiro
557
O DESIGN COMO REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA MANUFATURA DO VESTUÁRIO
DE MODA
Francisca Dantas Mendes, Maria Cecília Loschiavo dos Santos
563
EFEITOS ESTÉTICOS INOVADORES EM TECIDOS PARA ACESSÓRIOS DE MODA
OBTIDOS ATRAVÉS DE ACABAMENTOS
ESPECIAIS
José Machado, José Lucas, Francisco Franco,
Liliana Ribeiro, Rui Miguel, João Barata,
Madalena Pereira
573
SLOW-FASHION – MODA CONTEMPORÂNEA INSPIRADA NA HERANÇA CULTURAL PORTUGUESA
Marta da Costa, Rui Miguel, Catarina Moura
583
ESTUDO COMPARATIVO DOS TECIDOS DE MALHA FABRICADOS COM ALGODÃO ORGÂNICO, LIOCEL E SOJA, UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DE VESTUÁRIO
Regina Sanches, Maria Silvia Barros de Helda, Isabel Cristina Italiano
591
O TECIDO DE RENDA COMO SIGNO NO TRAJE TRADICIONAL DAS BAIANAS
Aymê Okasaki, António Takao Kanamaru, Francisca Dantas Mendes
TEORIA THEORY
601
CONTRIBUTOS DO PERFORMER E DO ESPECTADOR NA ORGANIZAÇÃO
DO SENTIDO DE UM ARTEFACTO
ARTÍSTICO
Lara Pires
607
O CÓDIGO DA ICONOGRAFIA RELIGIOSA
E A TRADIÇÃO DA CULTURA POPULAR
NO BRASIL
Karl Gallao, Alberto Cipiniuk
621
DISPOSITIVOS DE DISEÑO EN MEDIO DE LAS DIFERENCIAS SOCIALES
Diana Castelblanco
629
LA IDENTIDAD COMO CONCEPTO CLAVE DE LA CIUDAD DE FINALES DEL SIGLO XX
Paula del Río Huesa, João Branco
637
CONCEITOS CLASSIFICATÓRIOS
PARA A FORMAÇÃO DE IDENTIDADES
NO CAMPO DO DESIGN
Axel Sande Rejane Spitz, Simone Formiga
639
A POÉTICA DA CRIAÇÃO: IDENTIDADE E MEMÓRIA
Filipa de Paiva Arderias
651
DIÁLOGOS ENTRE A MEMÓRIA E IDENTIDADE EM LISBON STORY
Catarina Neves
ENSINO EDUCATION
655
EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS DE RECONHECIMENTO DE PATRIMÓNIO
CULTURAL E IDENTITÁRIO
Daniel Brandão, Nuno Duarte Martins,
Cláudio Rodrigues
661
O DESIGN E A GASTRONOMIA
PORTUGUESA, UM CONTRIBUTO PARA A IDENTIDADE LOCAL DE PRODUTOS
ALIMENTARES
Ricardo Bonachón
669
EL SURGIMIENTO DEL DESIGNER
Diego Giovanni Bermúdez Aguirre
677
O QUOTIDIANO NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO E DA IDENTIDADE
Paulo Freire de Almeida
683
DESENHO DE EXPRESSÃO: UM ESBOÇO DA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE HUMANA
Fabiana dos Santos Patrício, Maria Silvia Barros de Held
PROJECTOS PROJECTS
693
A GESTÃO DE IDENTIDADE VISUAL
PARA A EFICÁCIA DA COMUNICAÇÃO:
UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DE CASTELO
BRANCO
Mariana Amaral, Daniel Raposo, João Neves
695
A MINHA PRIMEIRA IDENTIDADE VISUAL.
PERCURSO, PROCESSO, CONFRONTO E RECOMPENSA
Márcio Silva
697
CUSCUZ
Ana Mendes, Marta Amaro
699
REVISTA I.E. – ISTO É
Equipa da Revista i.E. – Isto é