Capa: Francisco Paiva, Catarina Moura (Orgs.)  (2015) DESIGNA 2015 - Identidade. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
DESIGNA 2015 - Identidade

by Francisco Paiva, Catarina Moura (Orgs.)

Coleção: Ars
Ano da edição: 2015
ISBN: 978-989-654-263-4
Preço da edição impressa: € 28   Encomendar


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Sinopse

Identidade reporta ao caráter das coisas, ao conjunto de caraterísticas e atributos que as tornam simultaneamente reconhecíveis e singulares. No campo do design, o conceito de identidade é frequentemente usado no contexto da diferenciação visual ou material de marcas, bens ou serviços, assumindo frequentemente conotações mais extensas no plano cultural. É nesse plano que se situam as exposições ou mostras de produtos representativos das capacidades criativas ou industriais de determinado sector, comunidade ou país. As políticas públicas do design estabelecem-se frequentemente e quase exclusivamente neste plano da expressão da identidade cultural nacional, no modo como as suas variáveis permanecem e transparecem na criação artística.  Mas a identidade está intimamente ligada à cultura e à memória. Ou seja, no campo antropológico da cultura, a identidade aproxima-se da capacidade de representar, deslocando-se do fixo reconhecimento da tradição para a necessária fenomenologia da experiência. O Design é, pois, parte da identidade e tem a suas próprias caraterísticas identitárias, que respondem à inquietude das pessoas e lhes permitem reconhecer-se no mundo contemporâneo. Este Design serve as identidades, ou seja, denota a capacidade de interpretar e exteriorizar o caráter dos seus utilizadores ou destinatários.  A questão da identidade intui-se bastante complexa. Os artistas em geral percebem que toda a identidade é uma construção e geralmente fogem da evidência da identidade pelo que ela comporta de estereótipo, com consciência do desempenho da criação para a formalização de determinadas identidades e sua comunicação. Em paralelo ao escopo da perpetuação, a Arte tem ajudado a desvelar identidades ocultas, muitas vezes celebrando-as e coadjuvando na assunção de centralidades outrora esquecidas. Tal acontece, por exemplo, com o desempenho simbólico dos sistemas de representação visual, com a recuperação ou adequação das matrizes tipográficas em uso noutras épocas ou com as bases da produtos industriais ou partidos tipológicos do edificado, quando aplicados a funções contemporâneas ou em diálogo com a criação dos nossos dias.  A identidade enquanto cosmogonia, modo de ver e de fazer as coisas encerra  muitas contradições. A identificação das comunidades com os modos de entretenimento e de alienação massificados é determinante na formulação das identidades. O consumo de bens e serviços e a interação com os media, os videojogos e outros meios massificados de excitação visual aprofundam os fenómenos de empatia e de popularidade que convocam as comunidades a identificarem-se com determinadas narrativas e a desenvolverem modos de reação padronizados. A cultura do consumo e do espetáculo é determinante para a construção da identidade contemporânea. Uma identidade híbrida e tendencialmente global que coexiste, com inúmeras variações de grau, com outras identidades locais.  As identidades têm sido ao longo da história motivo de grandes conflitos. No atual momento de grandes incertezas é um objeto de investigação prioritário, pela conjugação que opera entre, por um lado os mitos e as suas representações e, por outro os riscos da vanguarda, cujas sombras ideológicas encerram potenciais paradoxos, polémicas e discussões no que concerne à produção cultural. A reflexão sobre a essência está condicionada pelas propriedades e depende do contexto, da linguagem e da simbólica, convoca conceitos, estruturas e dinâmicas que importa compreender. A pergunta pela identidade será, pois, o pretexto da discussão e encontro que propomos fazer nesta 5ª edição da DESIGNA




Índice

15

IDENTIDADE

Francisco Paiva, Catarina Moura


17

IDENTITY

Francisco Paiva, Catarina Moura


21

IDENTITIES AND FUTURES: INTERROGATING DESIGN THROUGH CRITICAL PEDAGOGY
Aidan Rowe

23

DESIGN DE MODA: A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO 

Alexandra Cruchinho


33

CALIGRAFAR A IDENTIDADE DE UM PAÍS ALICERÇADA NA SUA LÍNGUA DE ESPLENDOR FONÉTICO SONORO
Jorge dos Reis


COMUNICAÇÃO COMMUNICATION

43

TIPOFILIA DIGITAL

Caroline F. Torres


55

BRANDING TERRITORIAL: O DESIGN NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE “GLOCAL” Ivone Ferreira


57

SOCIAL NETWORKING SITES AFFORDANCES AND IDENTITY MANAGEMENT: A STUDY ABOUT HOW FACEBOOK AND LINKEDIN LEAD PEOPLE BEHAVIOUR IN EVERYDAY LIFE

Thais de Oliveira Sarda


65

O DESIGN COMO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA MARCA DE CERVEJA ARTESANAL 

Joana Ferreira, Liliana Soares, Paulo Fernandes


71

IDENTIDADES VISUAIS METAMÓRFICAS E EVOLUTIVAS: DOIS CASOS DE ESTUDO 

Daniel Brandão, Nuno Duarte Martins, Cláudio Rodrigues


79

O NOVA IDENTIDADE VISUAL DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL
Nuno Duarte Martins, Daniel Brandão


87

FALARSOBRECANCRO.ORG: A INVESTIGAÇÃO E A PRIMEIRA FASE DO TRABALHO COM O IPO DO PORTO 

Nuno Duarte Martins, Daniel Brandão


93

VIAGEM DE DESCOBERTA DO ‘EU’. EXPLORAÇÃO VISUAL DA IDENTIDADE PESSOAL
Inês Caramelo, Armando Vilas-Boas


105

PICTURES PAINT A THOUSAND WORDS. VISUALISING IDIOMS ON POSTCARDS 

Iryna Sheshurak, Armando Vilas-Boas


113

PICTURING MUSIC: RELAÇÕES IDENTITÁRIAS ENTRE A CULTURA VISUAL E A MÚSICA 

Mariana Leal Rato, Armando Vilas-Boas


119

QUIET IS THE NEW LOUD: PHOTOGRAPHY AS IDENTITY 

Sara Cordas, Armando Vilas-Boas


127

A INFLUÊNCIA DA WEB 2.0 NO CIBERJORNALISMO PORTUGUÊS 

Júlio Costa Pinto


137

LA COORDINACIÓN DE SIGNOS LINGÜÍSTICOS E ICONOGRÁFICOS COMO EMISORES DE IDENTIDAD: FAMILIAS TIPOPICTOGRÁFICAS PARA SEÑALÉTICA CORPORATIVA 

Tania Quindós, Elena González-Miranda


161

IDENTIDADES: ARTISTA, PÚBLICO E DESIGNER 

Ana Gaspar


175

THE BRAND OF A PLACE: A REFLEXION OF IDENTITY 

Cátia Rijo


183

O “EU” NA MARCA E A “MARCA” NO EU

Ana Margarida Meira


189

CONTRIBUTOS DO DESIGN PARA UM LEGADO CULTURAL VISUAL: ROMARIA DA SENHORA DA AGONIA 

Marlene Azevedo, Ana Filomena Curralo, Liliana Soares


197

IDENTIDADE DE UM DESTINO TURÍSTICO ONLINE: COMUNICAÇÃO E FOTOGRAFIA

Luísa Augusto


205

CONTRIBUTO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS SIGNOS IDENTITÁRIOS NACIONAIS: AMOSTRA COM CARTAZES TURÍSTICOS DE PORTUGAL
Susana Manuela Gomes Leonor

215

O NOVO PARADIGMA DO DESIGN NA ERA PÓS-INDUSTRIAL E O REFLEXO NA PRÁTICA DO DESIGNER NO ÂMBITO CULTURAL

Lorraine Oliveira Tabosa do Egito, Daniel Raposo Martins,
Marizilda dos Santos Menezes


223

O NACIONAL E O ESTRANGEIRO: EMBATES NA “MODA BRASILEIRA” NOS ANOS 1950 E 1960
Ana Claudia Lopes


225

O PROJECTO DEKA: O REVERSO ILUSTRADO DO SKATE COMO IDENTIDADE CULTURAL URBANA Diogo Soares, Diogo Valente,
Jorge Brandão Pereira, Paula Tavares


281

SUSTAINING CULTURAL IDENTITY THROUGH DESIGN. A STUDY ON A LOCAL DESIGN INITIATIVE IN ISTANBUL
Safar Erkayhan


PRODUTO PRODUCT

301
PRODUCT DESIGN FOR NEW IDENTITY IN DEVELOPMENT OF REPELLENT APPLICATIONS
Nelson Amorim, Miguel Terroso,
Álvaro M. Sampaio


309

A TAPEÇARIA DE PORTALEGRE: ARTESANATO E ARTE EM DESIGN DECORATIVO
Ana Isabel Albuquerque


317

DESIGN EDUCATION AS A CATALYST BETWEEN ACADEMIA AND BUSINESS WORLD: THE CASE OF WICLA’S BICYCLE SADDLES IN CORK MATERIAL

André Claro, Ermanno Aparo, Carlos Rodrigues


323

NEW SCHOOL FURNITURE: SHAPES, COLORS AND THE CONFIGURATIONS 

Joana Vale


347

O DESIGN E O ENTENDIMENTO DA CULTURA CONTEMPORÂNEA COMO PRINCÍPIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO DE CALÇADO

Ana Margarida Pinheiro, Liliana Soares, Emano Aparo


235

UN MODELO INNOVADOR PARA LA GESTIÓN DE LA IDENTIDAD EN LAS ORGANIZACIONES
Elingth Rosales , Jose Rafael González, Ana Paula Perfetto Demarchi, Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Bernabé Hernandes Ortuño


243

COMUNICAÇÃO MUNICIPAL: O CASO BARCELONA 

Marlene Ribeiro


249

TYPOGRAPHY AND VISUAL IDENTITY: THE CASE OF LITERARY JOURNALISM MAGAZINES
Jael Rincon


259

LA MIRADA FOTOGRÁFICA, UNA VÍA PARA EL CONOCIMIENTO DE LA IDENTIDAD
María del Carmen Bellido-Marquez


269

CAMINHOS CRUZADOS: O DESIGN COLABORATIVO NA OLARIA PEDRADA DE NISA
Ana Helena Grácio


355

COMPETITIVIDADE DOS PRODUTOS FALSIFICADOS NA FEIRA
Humberto Pinheiro Lopes, Artemisia Caldas, Cynthia Matos, Fabiola Teixeira, Monique Souza


361

DESIGN E BEM ESTAR. CONTRIBUTO DE UMA ESTRATÉGIA NA ALTERAÇÃO DO ESTADO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA DOS JOVENS 

Sílvia Soares, Rui Mendonça, Francisco Duarte, Rui Garganta


375

DESIGN SOCIAL EM ABRIGOS DE MORADORES DE RUA: RESGATE DE IDENTIDADE CULTURAL 

Cláudia Regina Garcia Vicentini, Francisca Dantas Mendes, Susana Gomes, Silgia Costa


383

THE INTERIOR DESIGN OF THE EGYPTIAN RESIDENCE BETWEEN ORIGINALITY AND MODERNITY
Many Mashhour


401

A IDENTIDADE DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO DE PAREDES ALIADA DO DESIGN – COMO ESTRATÉGIA, METODOLOGIA E PRODUTO
Jorge Brandão Pereira, Heitor Alvelas


413

SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO DE POSTURA CORPORAL ASSOCIADO AO TRATAMENTO DE LESÕES
Marta Meireles, Joaquim Gonçalves, Paulo Simões, Ricardo Simões


421

O CICLO DE VIDA GENERALIZADO DO PRODUTO NUMA PERSPETIVA EMPREENDEDORA DO DESIGN
Hilary Almeida Marques, Denis Alves Coelho


429

O DESENHO NA TRANSFERÊNCIA SEMÂNTICA PARA O PRODUTO DE DESIGN 

Miguel Duarte


431

DESIGN DE SUPERFÍCIE: PROPOSTA DE PROCESSO CRIATIVO 

Maria Sílvia Barros de Held, Regina Aparecida Sanches, Isabel Cristina Italiano


MODA FASHION

439

MODA: COMPLEXIDADE E CONTEMPORANEIDADE 

Amanda Queiroz Campos, Sandra Rech


445

GENDERLESS FASHION: O QUE NÃO SE PODE ESQUECER 

Sandra Rech, Sabrina Marcon


447

A IMPORTÂNCIA DO DESIGN, DO DESIGN MODA E DA COR NA CONSTRUÇÃO DO VESTUÁRIO
Filipa Craveiro, José Lucas


449

IT — DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA MODA
Joana Duarte, Armando Vilas-Boas


459

INOVAR E TORNAR DESEJÁVEL: A REIDENTIFICAÇÃO DO VESTUÁRIO ORTOPÉDICO
Katia dos Santos Almeida, José Mendes Lucas, Francisco José Alvarez Perez


467

DESIGN TÊXTIL - A INFLUÊNCIA DA MODA NA CRIAÇÃO DE PADRÕES
Ana Silva, Ana Filomena Curralo, Pedro Faria


475

O DESENVOLVIMENTO DE UNIFORMES PROFISSIONAIS PARA TRABALHADORES DE AMBIENTES EXTERNOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE ACABAMENTOS FUNCIONAIS DE BARREIRA UV EM FIBRAS PREVIAMENTE ATIVADAS POR PLASMA 

Etienne Amorim Albino da Silva Martins, Pedro Filipe Fernandes Ribeiro Martins Antonio Pedro de Valadares Souto


483

A MODELAÇÃO COMO FORMA DE COMUNICAR O CONFORTO ERGONOMICO E A SEGURANÇA DO VESTUÁRIO INFANTIL 

Germana Fontenelle Bezerra, Miguel Ângelo Carvalho, Rochelne Gonçalves Barboza


495

A IMPORTÂNCIA DA MODA NA PINTURA: O IMPRESSIONISMO
Luciana Iwamoto, Laura Mello de Mattos, Maria Sílvia Barros de Held


507

A IMAGEM FEMININA NO STAR SYSTEM E O COMPORTAMENTO DE MODA DIFUNDIDOS PELAS REVISTAS DE FÃS NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Laura Mello de Mattos Anacleto, Luciana Iwamoto, Maria Sílvia Barros de Held


519

O PAPEL DA MEMÓRIA NOS PROCESSOS CRIATIVOS DO DESIGN
Mónica Romãozinho, Ana Margarida Fernandes


529

VISUAL MERCHANDISING NO SHOPPING POPULAR: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO DO PONTO DE VENDA DE MODA POPULAR

Iara Braga, Maria José Abreu, Carol Barbosa


537

PROCESSO DE MODELAÇÃO BÁSICA DE ROUPA PARA IDOSAS DEPENDENTES DE CUIDADOS
Artemisia Lima Caldas, Miguel Ângelo Carvalho, Thayná Piauilino, Humberto Lopes, Simone Albuquerque


543

A PERCEPÇÃO SOCIAL DA IMPOSIÇÃO DE UM CORPO IDEAL
Cynthia de Holanda Sousa Matos, Humberto Pinheiro Lopes


549

IN CA DESIGN: COMO UMA EMPRESA PODE UTILIZAR O DESIGN THINKING PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS/SERVIÇOS INOVADORES E O FORTALECIMENTO DE IDENTIDADE DE MARCAS DE MODA

Rochelne Gonçalves Barboza, Andrea Lima Cordeiro


557

O DESIGN COMO REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA MANUFATURA DO VESTUÁRIO DE MODA
Francisca Dantas Mendes, Maria Cecília Loschiavo dos Santos


563

EFEITOS ESTÉTICOS INOVADORES EM TECIDOS PARA ACESSÓRIOS DE MODA OBTIDOS ATRAVÉS DE ACABAMENTOS ESPECIAIS
José Machado, José Lucas, Francisco Franco, Liliana Ribeiro, Rui Miguel, João Barata, Madalena Pereira

573

SLOW-FASHION – MODA CONTEMPORÂNEA INSPIRADA NA HERANÇA CULTURAL PORTUGUESA 

Marta da Costa, Rui Miguel, Catarina Moura


583

ESTUDO COMPARATIVO DOS TECIDOS DE MALHA FABRICADOS COM ALGODÃO ORGÂNICO, LIOCEL E SOJA, UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DE VESTUÁRIO
Regina Sanches, Maria Silvia Barros de Helda, Isabel Cristina Italiano


591

O TECIDO DE RENDA COMO SIGNO NO TRAJE TRADICIONAL DAS BAIANAS 

Aymê Okasaki, António Takao Kanamaru, Francisca Dantas Mendes


TEORIA THEORY

601

CONTRIBUTOS DO PERFORMER E DO ESPECTADOR NA ORGANIZAÇÃO DO SENTIDO DE UM ARTEFACTO ARTÍSTICO
Lara Pires


607

O CÓDIGO DA ICONOGRAFIA RELIGIOSA E A TRADIÇÃO DA CULTURA POPULAR NO BRASIL
Karl Gallao, Alberto Cipiniuk


621

DISPOSITIVOS DE DISEÑO EN MEDIO DE LAS DIFERENCIAS SOCIALES 

Diana Castelblanco


629

LA IDENTIDAD COMO CONCEPTO CLAVE DE LA CIUDAD DE FINALES DEL SIGLO XX 

Paula del Río Huesa, João Branco

 

637

CONCEITOS CLASSIFICATÓRIOS PARA A FORMAÇÃO DE IDENTIDADES NO CAMPO DO DESIGN
Axel Sande Rejane Spitz, Simone Formiga


639

A POÉTICA DA CRIAÇÃO: IDENTIDADE E MEMÓRIA 

Filipa de Paiva Arderias


651

DIÁLOGOS ENTRE A MEMÓRIA E IDENTIDADE EM LISBON STORY 

Catarina Neves


ENSINO EDUCATION

655

EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS DE RECONHECIMENTO DE PATRIMÓNIO CULTURAL E IDENTITÁRIO
Daniel Brandão, Nuno Duarte Martins, Cláudio Rodrigues


661

O DESIGN E A GASTRONOMIA PORTUGUESA, UM CONTRIBUTO PARA A IDENTIDADE LOCAL DE PRODUTOS ALIMENTARES
Ricardo Bonachón


669

EL SURGIMIENTO DEL DESIGNER 

Diego Giovanni Bermúdez Aguirre


677

O QUOTIDIANO NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO E DA IDENTIDADE 

Paulo Freire de Almeida


683

DESENHO DE EXPRESSÃO: UM ESBOÇO DA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE HUMANA 

Fabiana dos Santos Patrício, Maria Silvia Barros de Held


PROJECTOS PROJECTS

693

A GESTÃO DE IDENTIDADE VISUAL PARA A EFICÁCIA DA COMUNICAÇÃO: UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DE CASTELO BRANCO
Mariana Amaral, Daniel Raposo, João Neves


695

A MINHA PRIMEIRA IDENTIDADE VISUAL. PERCURSO, PROCESSO, CONFRONTO E RECOMPENSA
Márcio Silva


697

CUSCUZ

Ana Mendes, Marta Amaro


699

REVISTA I.E. – ISTO É

Equipa da Revista i.E. – Isto é 

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