by Debora Cristina Lopez
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2010
ISBN: 978-989-654-056-2
Preço da edição impressa: € 10
Encomendar
Download PDF - 655 KB
Sinopse
Telefones celulares, tablets, internet. Com a presença a cada dia mais freqüente de dispositivos multitarefa no cotidiano do público, os meios de comunicação são levados a revisar sua estrutura, suas rotinas e suas estratégias para alcançar o ouvinte. É desta mudança que trata Debora Cristina Lopez no livro “Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica”. Trata-se de uma análise a partir da convergência jornalística e da perspectiva tecnológica, que busca apontar tendências e perspectivas para o novo rádio.
A observação da autora, que analisa emissoras all news brasileiras, se insere no contexto da revolução que afeta o rádio contemporâneo. Ele já não é mais um meio de comunicação monomídia, mas utiliza linguagem multimídia, dispositivos multiplataforma e novos formatos para o jornalismo. E neste cenário se apresenta o rádio hipermidiático, de perspectiva multimídia, que é pensado para uma nova realidade e um novo perfil de audiência, e que traz desafios constantes e mutáveis para a rotina do jornalista.
Índice
PREFÁCIO 1
INTRODUÇÃO 5
CAPÍTULO I – Convergência midiática: aproximações conceituais 15
1.1.Dimensões da Convergência 20
1.2. Jornalismo: uma Revisão sob a Luz da Tecnologia 28
1.2.1.O contexto do rádio 36
1.2.2.A internet como fonte 41
1.2.3.A internet como suporte 49
1.3.O Rádio Digital 54
CAPÍTULOII–Rotinas produtivas no jornalismo de rádio brasileiro 63
2.1.Gêneros Radiofônicos 67
2.2.As Fontes no Jornalismo Radiofônico 74
2.3.Rádio All News 85
CAPÍTULO III – O jornalismo em emissoras all news e as tendências do rádio brasileiro 93
3.1.A Apuração 95
3.2.O Suporte 96
3.3.O Ouvinte-Internauta 97
3.4.Ferramentas Digitais na Programação 99
3.5. Níveis de Convergência Tecnológica e Rotinas Radiojornalísticas 108
3.6.O Rádio Hipermidiático 114
3.7. Novos Formatos em Rádio Hipermidiático 123
CONCLUSÕES 139
REFERÊNCIAS 145