by Paula do Espírito Santo e Marco Lisi (Coords)
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2015
ISBN: 978-989-654-226-9
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Sinopse
O volume presente resulta de um objectivo central e desafio que foi o de fundamentar, através da observação empírica, essencialmente, os mecanismos, estratégias e padrões de construção da mensagem política nos media, em particular na televisão, em tempo de campanha eleitoral. Conscientes da riqueza e amplitude deste processo abordámo-lo através de diferentes ângulos e propostas analíticas, metodológicas e teóricas, os quais nos conduziram a um conjunto de ilações fundamentais, a seguir resumidamente revistas. Este volume exalta ainda a importância da campanha eleitoral enquanto processo, fortemente enraizado na doutrina da propaganda eleitoral, a qual se socorre das vantagens mediáticas dos suportes de proximidade entre os diversos intervenientes do processo de comunicação política.
Os cinco artigos apresentam ângulos de análise que se complementam e segmentam a importância da campanha eleitoral, em particular do debate televisivo, mas ainda na imprensa e demais recursos de comunicação política.
Índice
Nota introdutória - 5
Paula do Espírito Santo / Marco Lisi
As eleições legislativas de 2011 na imprensa: partidos, candidatos e temas da campanha eleitoral - 7
Joana Antunes / Marco Lisi
A construção da mensagem dos candidatos nos debates televisivos pré-eleitorais: o caso das Legislativas de 2011 - 43
Filipe Caetano
As estratégias argumentativas de Pedro Passos Coelho e de José Sócrates nas eleições legislativas de 2011 - 97
Filipe Fontes
Os culpados da crise: ataques e campanha negativa nas eleições legislativas de 2011 - 145
Vera Ramalhete
Sistema político, persuasão e fundamentos da propaganda política - 187
Paula do Espírito Santo