Capa: Maria José Brites, Ana Jorge & Sílvio Correia Santos (Editores) (2015) Metodologias Participativas: Os media e a educação. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Metodologias Participativas: Os media e a educação

by Maria José Brites, Ana Jorge & Sílvio Correia Santos (Editores)

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2015
ISBN: 978-989-654-232-0
Preço da edição impressa: € 13   Encomendar


Download PDF - 18768 KB


Sinopse

Este livro reúne experiências e reflexões de académicos e não académicos sobre as potencialidades dos media para envolver e capacitar comunidades. Ao longo destas páginas, encontram-se textos que documentam propostas educativas e cívicas em torno dos media ou refletem sobre as capacidades dos media para trabalhar no seio das comunidades, incluindo as esferas da infância/juventude e/ou dos adultos e seniores.

As metodologias participativas têm uma grande tradição em países da América Latina, de África e da Ásia e estão agora a ser mais usadas na Europa, particularmente, em Portugal. Esta inspiração reflete-se nas diferentes geografias que podem ser encontradas nesta obra, desde Reino Unido, Alemanha ou Brasil, até ao Quénia.

Este livro está dividido em quatro partes. Uma primeira foca-se no projeto que deu mote ao livro, o RadioActive Europe, dando conta das suas práticas em Portugal e noutros países europeus. De seguida, juntamos experiências comunitárias e participativas nacionais e internacionais e, por fim, expomos vários caminhos de reflexão em torno da literacia e dos media.



Índice

Notas biográficas de autores e editores

Introdução

 

PARTE I – EXPERIÊNCIAS RADIOACTIVAS

  1. “Learning through Radio, Learning for Life!”: Notas sobre o desenvolvimento de uma rádio participativa online

      Maria José Brites, Sílvio Correia Santos & Daniel Catalão

  2. Radio as a Learning Tool: From Sounds of the Bazaar to Radio-Active

      Graham Attwell & Dirk Stieglitz

  3. RadioActive101: Adapting the ‘space’ of radio as participatory media to promote inclusion, informal learning and employability

      A. Ravenscroft, C. Rainey, M.Brites, S. Santos, I. Dahn & J. Dellow

  4. RadioActive and Badges

      Andreas Auwärter, Ingo Dahn & Angela Rees

  5. A aproximação ao mundo da rádio online através das abordagens formal e não-formal

      Joana Alves dos Santos

  6. A intergeracionalidade e a inclusão digital de grupos socialmente vulneráveis

      André Barreira Freitas

 

PARTE II – PROGRAMAS E PROJETOS COM COMUNIDADES EM PORTUGAL

  7. Media e literacia digital, pensamento crítico, criatividade, colaboração e capacitação: A experiência do Programa Escolhas

      Paulo Vieira

  8. A Rede das Escolas Associadas da UNESCO: Cooperação com as escolas da CPLP

      Fátima Claudino

  9. A biblioteca escolar e as literacias

      Margarida Toscano

  10. Segurança digital: Desafios, literacia e participação

      Lígia Azevedo & João Carlos Sousa

  11. Jornais escolares em Portugal

     Teresa Pombo

  12. Os jornais escolares ao serviço da participação política

     Eduardo Jorge Madureira

  13. Potencialidades educativas da rádio em ambiente digital

     Mariana Neto Guerreiro

  14. A rádio, o som e a infância – o relato de experiências de programas de rádio elaborados por crianças do pré-escolar

     Luís Bonixe

  15. A rádio aos olhos das crianças: Reflexões em torno de uma experiência numa escola no Dia Mundial da Rádio 2013

     Fábio Ribeiro & Luís António Santos

  16. Educação para os media numa instituição de solidariedade social: Diálogo entre gerações

     Simone Petrella, Manuel Pinto & Sara Pereira

  17. Sangue na Guelra: Um retrato cinematográfico do combate ao abandono escolar

     Inês Gil

 

PARTE III – EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS INTERNACIONAIS

  18. Antenados: Uma experiência brasileira de metodologia participativa em radioescola

     Alexandre Barbalho & Tarciana Campos

  19. Olhares do saber e do fazer: O uso do método Photovoice como instrumento para a literacia visual com jovens em contextos de exclusão e vulnerabilidade

     Daniel Meirinho

  20. “Soy Niño, Sou Criança”: Una experiencia para vivir la palabra, el ambiente y la ciudadanía infantil sin fronteras

     Grecia Rodríguez & Leonardo de Albuquerque

  21. Experiencias radiofónicas en las cárceles de España: Una herramienta liberadora

     Paloma Contreras-Pulido & Ignacio Aguaded

  22. “Maasai Voices on Climate Change (and Other Changes, Too)”: Participatory video and communication about environmental changes in the East African rangelands

     Joana Roque de Pinho & Kathleen A. Galvin

 

PARTE IV – REFLEXÕES

  23. Metodologias participativas: Contribuições da The International Clearinghouse on Children: Youth and Media

     Ilana Eleá & Magda Pischetola

  24. Participação e interatividade nas rádios universitárias espanholas

     Daniel Martín-Pena & Ignacio Aguaded

  25. O papel da rádio na educação para os media: A rádio como elemento de dinamização urbana e cultural

     Paula Cordeiro

  26. A literacia dos media e os públicos vulneráveis: Públicos infantil, sénior e pessoas com deficiência

     Sérgio Gomes da Silva

  27. As competências necessárias na cultura dos novos media

     Henry Jenkins

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts