by Maria José Brites
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2015
ISBN: 978-989-654-199-6
Preço da edição impressa: € 5
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Sinopse
Para melhor compreender as dinâmicas que os jovens, muito em particular os portugueses, evidenciam em relação à participação e ao jornalismo – tentando escapar às visões reducionistas que meramente apontam para um afastamento –, lançámo-nos no desafio de melhor perceber os contextos de ação, os seus moldes e os seus propósitos. Estas matérias foram alvo de reflexão através de um estudo de caso longitudinal (2010-2012), realizado com 35 jovens com formas de participação diferenciadas, na intensidade e na diversidade, e com distintas proveniências sociais, culturais e económicas.
O corpus permitiu melhor apreender e compreender contextos específicos e chegar a perfis quanto ao consumo de notícias (inclusive de política) e quanto à participação.
As tipologias apontam para uma realidade complexa, em que são marcantes os fatores familiares, os contextos sociais mais vastos e a vontade individual.
O Prefácio é assinado por Peter Dahlgren, professor emérito da Universidade de Lund, na Suécia, e um dos mais conceituados estudiosos das dinâmicas do jornalismo e das culturas cívicas, muito em especial entre os jovens.
Índice
Prefácio, de Peter Dahlgren - 1
Agradecimentos - 5
Introdução - 7
Capítulo 1. Processos de participação: culturas cívicas e comunicação política - 13
1.1 Estudos culturais e audiências: fundamentos para pensar as culturas cívicas - 13
1.2 Emoção e razão: indispensáveis nos processos participatórios - 24
1.3 Participação dos jovens: contextos de abertura à política - 28
Capítulo 2. Jornalismo: entre tradições e novas vontades dos cidadãos - 33
2.1 Construção social da notícia - 33
2.2 Literacia para as notícias e para a cidadania - 38
2.3 Os jovens e as notícias - 42
Capítulo 3. Contextos de participação cívica mediada de jovens em Portugal - 51
3.1 Contextos escolares, possíveis motivações - 51
3.1.1 Evolução da educação cívica e da educação para os media - 53
3.2 Programas de literacia cívica: a sociedade civil - 56
3.3 Programas das empresas jornalísticas: qual o contributo? - 57
3.4 Participação e mobilização social, um retrato (também) construído pelo jornalismo - 59
3.4.1 “Geração rasca?” - 63
3.4.2 Jovem, tem poder? - 65
3.4.3 Geração à Rasca - 71
Capítulo 4. Delinear estratégias - 77
4.1 Mapeando justificações e objetivos da investigação - 78
4.2 Pesquisa longitudinal - 81
4.2.1 Observação direta - 83
4.2.2 Entrevista semiestruturada - 87
4.2.3 Grupos de foco - 91
4.3 Constituição do corpus, caracterização dos contextos e contactos - 95
4.4 Jovens como quasi-pesquisadores - 98
Capítulo 5. Jovens, jornalismo e participação - 107
5.1 Tipologias de consumo de notícias e participação autorreportada - 108
5.2 Análise aprofundada dos perfis que cruzam consumo de notícias e participação autorreportada - 125
Reflexões finais e pistas - 195
Referências bibliográficas - 201