by Gisela Gonçalves & Ângela Felippi (org.)
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2014
ISBN: 978-989-654-179-8
Preço da edição impressa: € 8
Encomendar
Download PDF - 5268 KB
Sinopse
Os textos que compõem este livro têm em comum a reflexão sobre a temática do desenvolvimento e da sustentabilidade. Tratam-se de temas incontornáveis no estudo das relações que hoje se estabelecem, continuamente, entre organizações e públicos, numa sociedade em rede e fortemente mediatizada. Inclusão social e digital, cidadania e participação, responsabilidade social e ambiental, são os principais conceitos que se cruzam e interpelam ao longo dos onze capítulos aqui reunidos, da autoria de investigadores portugueses e brasileiros.
Este livro constitui o 2º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.
Índice
Apresentação da Coleção 1
Introdução - Gisela Gonçalves e Ângela Felippi 3
O papel dos Relações Públicas na Comunicação para o Desenvolvimento - Antonio Heberlê 9
Comunicação organizacional (re)significada pelas cooperativas de economia solidária: um novo olhar para o planejamento estratégico de comunicação - Caroline Delevati Colpo 21
Sustentabilidade & Negócio: o caso do Microcrédito - Maria João Nicolau dos Santos & Celma Padamo 33
Relações públicas no terceiro setor: o caso da associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE) de Santa Cruz do Sul/Brasil - Elizabeth Moreira, Fabiana Pereira & Grazielle Brandt 61
Participação e sustentabilidade na comunicação estratégica e organizacional - Ana Duarte Melo 77
Sustentabilidade ambiental nas empresas e comunicação organizacional e stakeholders: que relação e vantagens? - Ana Margarida Lopes Fernandes & Sandra Lopes Miranda 99
Comunicação, saúde e cidadania no Brasil - Inesita Soares de Araujo 111
Para uma reconfiguração da publicidade na sociedade - Sara Balonas 123
Juventude, inclusão digital e redes sociais - Maria Salett Tauk Santos 145
O papel da comunicação na motivação dos públicos seniores nas organizações - Francisco Costa Pereira & Damasceno Dias 159
Redes telemáticas e a comunicação para o desenvolvimento: o caso do OBSERVA-DR - Ângela Felippi 175
Nota sobre os autores 189