by Gisela Gonçalves & Marcela Guimarães (org.)
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2014
ISBN: 978-989-654-176-7
Preço da edição impressa: € 8
Encomendar
Download PDF - 4962 KB
Sinopse
As relações públicas são uma disciplina emergente, com fronteiras permeáveis a outras disciplinas, como a sociologia, a psicologia, a ética, a retórica, a ciência política, a gestão, o marketing, o jornalismo, a publicidade ou a propaganda. A sua legitimação enquanto disciplina decorre precisamente dessa sua elevada complexidade, desse estado de permanente negociação e realinhamento das suas fronteiras conceptuais. O conjunto de 9 capítulos reunidos neste livro, da autoria de investigadores portugueses e brasileiros, são um bom exemplo desse esforço interdisciplinar, visível nas pontes e caminhos percorridos no estudo das relações públicas e da comunicação organizacional.
Este livro constitui o 1º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.
Índice
Apresentação da Coleção 1
Introdução - Gisela Gonçalves & Marcela Guimarães 3
Envolva ou morra: de Brian Solis a Chaïm Perelman com uma visão estratégica do engagement das organizações com seus públicos - Geder Parzianello 13
O princípio CCO – Comunicação constitui a organização: estudo comparativo com centro na questão constitucional - Evandro Samuel Oliveira 25
Relações Públicas: uma perspectiva a partir do paradigma da complexidade - Rudimar Baldissera 49
O campo e o triângulo operacional da assessoria de imprensa - Vasco Ribeiro 65
Comunicação e Política: estratégias comunicacionais aplicadas no fomento à participação política em campanhas eleitorais brasileiras - Rejane de Oliveira Pozobon & Gabriela Assmann 89
Os modelos tradicional e apreciativo de diagnóstico comunicacional: Desafios e Oportunidades - Tiago Weschenfelder de Oliveira & Gisela Gonçalves . . . . . 105
O papel da comunicação na promoção da notoriedade das marcas - Teresa Ruão 121
Relações Públicas Estratégicas - Susana de Carvalho Spínola 139
Relações Públicas: novas diretrizes curriculares nacionais para o bacharelado VERSUS proposta de “flexibilização” da concessão do registro profissional de relações públicas a não bacharéis da área – o momento da decisão - Manoel Marcondes Machado Neto & Denise Rugani Töpke 161
Notas sobre os autores 177