by Samuel Mateus
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2013
ISBN: 978-989-654-112-5
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Sinopse
Não existem muitos livros, dentro do espaço lusófono, em torno do tema da televisão de realidade. E mesmo aqueles que se ocupam do Reality-Show fazem-no de acordo com propósitos específicos centrados na análise da programação televisiva. Além disso, a própria televisão de realidade (Reality-Television) é, habitualmente, sobretudo no contexto anglo-saxão, associada ao Reality-Show, como se entre os conteúdos televisivos e a utilização social do medium televisão não existisse qualquer diferença. Isto configura um entendimento onde o género televisivo é assimilado à função televisiva que esse género preenche.
A obra que agora se dá à estampa pretende, não apenas colmatar a ausência de análises em torno deste tema, como também ousa esboçar linhas de orientação que permitam distinguir o género televisivo da função social da televisão. Intenta, assim, contemplar a relação entre televisão e sociedade. O seu objecto central de análise é a configuração contemporânea da televisão de realidade.
Porém, o seu ponto de partida não é o programa televisivo de realidade mas o estudo da televisão de realidade a partir de uma perspectiva comunicacional. Tendo por orientação metodológica as Ciências da Comunicação, o livro investiga a televisão de realidade a partir da sua dimensão pública. Por esse motivo, e dado o objectivo particular da reflexão, preferimos falar em “tele-realidade”.
Por tele-realidade entendemos a função publicitária que a televisão desempenha através da construção televisiva, semiótica e narrativa da sua grelha programática. Ela baseia-se numa função social fática operada pela reprodução simbólica da sociabilidade. O que está em causa, no fundo, é a mediatização televisiva da publicidade (entendida como qualidade pública) e o modo como a televisão contribui para dinamizar os processos simbólicos que perpassam nas nossas sociedades.
Índice
Prefácio 1
Capítulo 1 - Programa televisivo de realidade e Tele-realidade : dois termos para o mesmo objecto? 15
1. Percursores dos Programas Televisivos de Realidade 19
2. Influências na Constituição dos Programas Televisivos de Realidade 20
Capítulo 2 - Entre Procedimentos Ficcionais e Realidade 27
1. A Pretensão de Realidade e a Autenticidade 29
2. Dois Tipos de Pretensão de Realidade 32
3. A Tele-Realidade não é Ficção 33
4. A Ambivalência do Discurso da Tele-Realidade 37
Capítulo 3 - Uma Nova Afinidade entre Privacidade e Publicidade 45
1. Um Novo Regime de Verdade – a subjectividade 48
2. A Televisão Íntima 50
Capítulo 4 - A Proto-Política 53
1. A Micro-Política do Quotidiano 55
2. Tele-Realidade e Cidadania 57
3. A Adesão Emocional da Mostração 60
4. Políticas do Quotidiano e Modalidades de Composição dos Públicos 63
Capítulo 5 - A Integração Social na Tele-Realidade 67
1. Indivíduo e Sociedade 69
2. Religião e Tele-Realidade 76
3. A Televisão Relacional 81
4. A Ideia de Comunidade 89
Capítulo 6 - A Conversação e o Debate 95
1. A Explanação Televisiva 97
2. A Recepção Crítica dos Debates 104
Capítulo 7 - Visibilidade e Sinopticismo 107
1. O Carácter Testemunhal 108
2. A Relação Sensível Introduzida pela Visibilidade 110
3. Escopofilia 112
Capítulo 8 - Individualizações 115
1. A Psicologização do Participante (e do Espectador) 117
2. A Televisão Confessional 118
3. A Televisão Traumática 120
4. A Função Terapêutica 123
5. A Extimidade como Traço Fundador 127
6. A Inflexão Ética 130
Conclusão - O Prazer das Imagens e a “Aldeia Global” 135
Bibliografia 141