Investigador Responsável: Francisco Paiva
Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves
ObCom – Observatório de Comunicação Pública Intermunicipal
O ObCOM define-se como um observatório sobre a comunicação das políticas públicas desenvolvidas pelas 21 comunidades intermunicipais distribuídas pelo território nacional continental. Desenvolve um serviço sem fins lucrativos que visa assumir um papel de relevo na vertente documental e informativa, através da recolha, sistematização e reflexão crítica sobre a qualidade e eficácia da comunicação de políticas públicas junto da população, nas diferentes regiões do país.
SPECULUM – Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa
O projeto “SPECULUM – Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa” é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (EXPL/ART-CRT/0231/2021) e dedica-se à investigação no âmbito do cinema autobiográfico, realizado por mulheres, em Portugal e no Brasil. Partimos da hipótese de algumas documentaristas terem vindo a assumir a escrita de si, a narração da sua história e a busca de definições próprias como meio de expressão artística que entendemos ser importante analisar e incentivar criativamente.
O MediaTrust.Lab é um estudo pioneiro sobre desinformação em contextos de proximidade em Portugal, que irá procurar identificar e analisar estratégias e práticas de “fact-checking” por jornalistas dos media regionais e a potencial colaboração das audiências no processo. Por meio de formação, promoção de ferramentas digitais e aplicativos, este projeto de investigação-ação também visa instruir jornalistas e público a verificar factos de forma mais eficaz e eficiente
Jornadas de Comunicação Estratégica
Sob o tema “Comunicação Pública e Política”, as Jornadas de Comunicação Estratégica serão um fórum de excelência onde académicos e profissionais de diversos países debaterão a importância da comunicação na mobilização dos cidadãos em questões de interesse coletivo. A comunicação revela-se, cada vez mais, fundamental para o fortalecimento da democracia, proporcionando ao público esclarecimento sobre políticas públicas e processos eleitorais.
O projeto “Media, receção e memória: público feminino no Estado Novo” visa lançar a pesquisa sobre a história da receção dos mediaem Portugal – um campo bastante estudado – através de um conjunto de estudos de caso sobre a receção de meios de comunicação (imprensa, rádio e televisão) por mulheres entre as décadas de 30 a 60, num contexto de subordinação cultural feminina.
O objetivo deste projeto é investigar se a participação permitida aos cidadãos pelos sites de partidos políticos portugueses atende às suas expectativas.
O Projeto Agenda do Cidadão tenciona estudar alguns procedimentos concretos desenvolvidos pelo jornalismo público, ao nível da Imprensa regional, no sentido de entender se estará para ocorrer um reforço efetivo da deliberação democrática na esfera pública.
O objetivo deste projeto é identificar como os usos e as atitudes culturais, éticas e políticas em relação a comunicações móveis e on-line se articulam com as noções de público e privado em gerações distintas; nomeadamente no que diz respeito à produção, difusão e receção de mensagens pelos públicos, incluindo mensagens especialmente icónicas.
O Projeto Teoria e Estética do Cinema Documentário tem como principais objetivos contribuir para a divulgação de estudos de cinema já realizados ou que estão ainda em decurso em Portugal, no Brasil e em Espanha e desenvolver a teoria e estética do cinema, reativando-o com especial ênfase no cinema documental.