<StoryBits> EN

Apresentação

Os media digitais têm favorecido a emergência de múltiplos formatos narrativos e modalidades de representação que espelham os novos processos de mediação e de remediação. A conferência StoryBits, focando-se nesta realidade, vem dar continuidade a eventos dedicados ao documentário nas suas expressões digitais e interativas, organizados pela Universidade da Beira Interior entre 2016 e 2018, mas alarga esse enfoque temático para incluir outros géneros, formatos e modelos narrativos.
StoryBits surge assim da necessidade de criar um evento científico que promova a discussão em torno dos media digitais e da diversidade de criação e produção de narrativas que emergem deste contexto. O seu objetivo é a promoção do conhecimento teórico e científico sobre estas novas expressões narratológicas, incluindo nesta reflexão a necessidade de práticas de investigação com base em projeto e a partilha de experiências entre investigadores e profissionais da área. Pretende assim ser um evento exclusivamente dedicado a narrativas digitais e, de modo transversal, a formatos de ficção e de não-ficção, de natureza interativa ou performativa.

Informações sobre os eventos anteriores:

2016 - WebDocumentário, O Paradigma da Interatividade e a Tradição do Documentário

2017 - WebDocumentário/2017 + WebDocumentário/2017/ISSA TOUMA

2018 - < Bits.Doc > 2018

Comissão Organizadora

Luís Frias

Francisco Merino

Manuela Penafria

Comissão Científica

Arnau Gifreu (Universitat de Girona, ERAM, Espanha).

Bruno Mendes da Silva (Universidade do Algarve, CIAC, Portugal)

Francisco Merino (Universidade da Beira Interior, LabCom, Portugal)

Guilhermina Castro (Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes, CITAR,, Portugal)

Jorge Palinhos (Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico de Lisboa, CEAA-ESAP, Portugal)

Manuela Penafria (Universidade da Beira Interior, LabCom, Portugal)

Marta Pinho Alves (Instituto Politécnico de Setúbal, CIEF-IPS, Portugal)

Nelson Zagalo (Universidade de Aveiro, DigiMedia, Portugal)

Patrícia Gouveia (Universidade de Lisboa, ITI/LarSys, Portugal)

Patrícia Nogueira (Instituto Universitário da Maia, ISMAI / iNOVA Media Lab - ICNOVA, Portugal)

Paulo Nuno Vicente (Universidade Nova de Lisboa, iNOVA Media Lab - ICNOVA, Portugal)

Rafael Linares Palomar (Universidad Rey Juan Carlos, INTERMEDIAE, Espanha)

Valentina Nisi (Universidade de Lisboa, ITI/LarSys, Portugal)

Produção

Sara Constante - Design Gráfico

João Tavares - Design Web

Aline Grupillo - Comunicação e Redes Sociais

Secretariado

Mércia Pires

Contacto Geral

storybits@labcom.ubi.pt

Chamada para propostas

A organização da conferência StoryBits convida à submissão de propostas de comunicação ou formatos de projeto, mesas temáticas e workshops, nomeadamente na área de Media Artes, investigações baseadas na prática, concluídas ou em curso. São aceites propostas em Português (PT), Inglês (EN) e Espanhol (ES).
Todas as submissões de artigos e projetos serão sujeitas a uma revisão cega por pares.
A comissão organizadora irá editar um livro, pelas edições LabCom, com uma seleção das comunicações e projetos apresentados no evento.

StoryBits convida à submissão de propostas nos seguintes temas:

Modalidades de Submissão

A - Comunicação para artigo

Nome do(s) Autor(es):

Instituição:

Título da comunicação:

Resumo (até 2.000 caracteres sem espaço):

Contacto email:

Nota biográfica:

B - Projeto (investigação/criação baseada na prática)

Nome do(s) Autor(es):

Instituição:

Título do projeto:

Resumo: (até 1.000 caracteres sem espaço):

Link de acesso e/ou formato vídeo do projeto:

Contacto email:

Nota biográfica:

C - Mesa temática (≥3 investigadores/criadores)

Título da mesa temática:

Nome de cada proponente:

Título de cada intervenção:

Resumo de cada intervenção
(até 1.000 caracteres sem espaço):

Filiação de cada proponente:

Nota biográfica de cada proponente:

Contacto email de cada proponente:

D - Workshop

Título do workshop:

Orientador:

Nota biográfica:

Proposta detalhada:

Nº de participantes:

Duração:

Requisitos técnicos para os participantes:

Datas para submissão de propostas:

Comunicação para artigo
Até 07 de Março de 2021

Projeto, Mesa Temática e Workshop
Até dia 21 de Março de 2021

call.storybits@labcom.ubi.pt

Inscrição Geral

O evento decorrerá em formato online e será gratuito, mas com inscrição obrigatória, através de email que deve ser dirigido a storybits@labcom.ubi.pt, indicando nome e afiliação.
A participação nos < Workshops de Investigação > e < Sessão Performance > está sujeita a requisitos com inscrição específica.

Programa e Horário

A 1ª edição do StoryBits será organizada pelo LabCom com o apoio da FAL- Faculdade de Artes e Letras, Departamento de Artes e Doutoramento em Media Arts + Practice

Conferencistas Convidados:

Nelson Zagalo

Professor Associado da Universidade de Aveiro (UA), Coordenador Científico do Digimedia. Autor do livro “Engagement Design: Designing for Interaction Motivations” (2020).

André Paz

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde leciona no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC). Coordenador do projeto Bug404 ( bug404.net ) e organizador, com Sandra Gaudenzi, do livro Bug: Narrativas Interativas e Imersivas (2019).

Judith Aston

Professora Associada da University of the West of England - UWE Bristol, área de Media Imersivos e Interativos. Investigadora no Digital Cultures Research Centre. Fundadora e Diretora do i-Docs. Co-editora do livro “i-Docs: the evolving practices of interactive documentary” (2017).

<Workshops > de Investigação:

Kevin B. Lee | Life on Screen: Desktop Documentary and Digital Presence

Desktop and mobile storytelling have become important and popular methods of making media during the Covid lockdown times. More importantly, they provide a way to create critical reflection and insights in a world increasingly dominated by screens, apps and online digital life. These new methods have great possibilities and attract a lot of interest.
A lot of “live” events online actually consist of recorded content, due to the limitations and difficulties of streaming (bad connections and glitches). A lot of human experiences, interactions and “people” online are controlled by chatbots, algorithms and other technologies. The borders dividing live and non-live, digital and “real” life are increasingly blurred.
Ultimately, the main question to explore: in a world that is more digital and screen-based than ever, what does it mean to be alive?

Número Máximo de Participantes: 40
Valor de Inscrição: 25 €
Valor de Inscrição para aluno: 10 € (com id de estudante )
Valor de Inscrição para alunos UBI: 5 € (com id de estudante )

Acesso para Inscrição:

Workshop - Kevin B. Lee | Life on Screen: Desktop Documentary and Digital Presence

22 de abril, 14:00-15:30

A efetivação da inscrição dependerá da disponibilidade de lugares e da confirmação de pagamento.

Sobre Kevin B. Lee

Professor e Diretor do Departamento de Cross-Media Publishing, na Merz Academy, Alemanha. Pioneiro em ensaios audiovisuais, cineasta, artista de media e crítico.

O seu projeto premiado Transformers: The Premake introduziu o formato “documentário de desktop”, e foi eleito um dos melhores documentários de 2014 pela Sight & Sound. O seu projeto Bottled Songs recebeu o prêmio Art of Nonfiction do Sundance Institute de 2018, o European Media Artist Platform Residency 2018 e o prémio Eurimages Lab Project de 2019 no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary. Em 2020, é co-curador da Playlist de Ensaio de Vídeo Black Lives Matter com Will DiGravio e Cydnii Wilde Harris.

Foi editor fundador e ensaísta-chefe de vídeo da Fandor de 2011 a 2016, produtor supervisor da Roger Ebert Presents At the Movies, e escreveu para o The New York Times, Sight & Sound, Slate e Indiewire.

Judith Aston | i-Docs and Practice-led Research

Computer pioneer Alan Kay is known to have said while working at Xerox PARC that ‘the best way to predict the future is to invent it’. This workshop will map this idea onto i-docs as a form of practice-led research to consider possibilities for interdisciplinary collaboration across the fields of media arts, cinema and design. It will look at how i-docs methods can be used as a means through which to conduct research as well as to disseminate the results of that research. Key themes that will be discussed are co-creation, intertwingularity, non-linearity and polyphony. Connections will be made to recent currents in critical thinking around emplacement, entanglement, meshworks and networks to show the ongoing relevance of i-docs methods to both applied and fundamental research.

Número Máximo de Participantes: 40
Valor de Inscrição: 25 €
Valor de Inscrição para aluno: 10 € (com id de estudante )
Valor de Inscrição para alunos UBI: 5 € (com id de estudante )

Acesso para Inscrição:

Workshop - Judith Aston | i-Docs and Practice-led Research

21 de abril, 17:00-18:30

A efetivação da inscrição dependerá da disponibilidade de lugares e da confirmação de pagamento.

Sobre Judith Aston

Pioneira na indústria emergente de media digital e interativa no Reino Unido, em meados da década de 1980, trabalhou como produtora de novos media na Universidade de Cambridge e na BBC. A sua prática incide sobre o desenvolvimento de abordagens poéticas no contexto da interatividade.

Responsável pelo ensino de novos media nos programas de Práticas de Media na UWE, Bristol, esteve também fortemente envolvida no desenvolvimento do que agora se tornou uma ativa comunidade de pesquisa e ensino de pós-graduação. Enquanto ex-líder de programas de mestrado em media digital e interatividade, leciona na produção de documentários multiplataforma e desenvolve projetos de documentários interativos no Digital Cultures Research Center e Pervasive Media Studio.

<Sessão Especial >

Chloé Galibert-Laîné and Kevin B. Lee | Bottled Songs, visionamento e Q&A com os autores

Bottled Songs é um projecto em desenvolvimento de média digital, desenvolvendo estratégias de construção de sentido sobre a propaganda do terrorismo online. Cineastas e investigadores dos média Chloé Galibert-Laîné e Kevin B. Lee escrevem cartas, endereçadas um ao outro, contando os seus encontros com os vídeos publicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS). Para tal usam uma abordagem de documentário desktop, de forma a poderem rastrear os vídeos online e a gravar as suas investigações, que correm directamente no ecrã dos seus computadores.
Esta fase (primeira) do projeto consiste em quatro pequenos filmes, cada um tomando a forma de uma epístola enviada por um investigador ao outro.

Bottled Songs 1: The Observer
Bottled Songs 2: Looking Into the Flames
Bottled Songs 3: My Crush Was A Superstar
Bottled Songs 4: The Spokesman

Mais informação sobre o projecto

Acesso exclusivo para participantes na Conferência <StoryBits>

Número Máximo de Participantes: 100

Inscrição:

Por email para storybits@labcom.ubi.pt , Assunto: Sessão
A efetivação da inscrição dependerá da disponibilidade de lugares.

Horário

21 Abril

17:00-18:30 <Workshop de Investigação>

Judith Aston | i-Docs and Practice-led Research

22 Abril

10:00-10:45 <Keynote>

Nelson Zagalo | Unidades do Design Narrativo

11:00-13:00 <Comunicações/Mesas Temáticas Tables/Projetos>

13:00 Pausa para Almoço

14:00-15:30 <Workshop de Investigação>

Kevin B. Lee | Life on Screen: Desktop Documentary and Digital Presence

16:00-16:45 <Keynote>

André Paz | Documentários Interativos e Imersivos: Tópicos para desenvolvimento de Projeto

17:00-18:30 <Comunicações/Mesas Temáticas Tables/Projetos>

23 Abril

10:00-10:45<Keynote>

Judith Aston | Ten years of i-Docs: a reflective discussion

11:00-13:00 <Comunicações/Mesas Temáticas Tables/Projetos>

13:00 Pausa para Almoço

14:30-17:30 <Comunicações/Mesas Temáticas Tables/Projetos>

18:00-20:00<Sessão Especial>

Chloé Galibert-Laîné and Kevin B. Lee | Bottled Songs, visionamento e Q&A com os autores

Sponsors

LabCom.IFP © 2021