by José Ricardo Carvalheiro
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2015
ISBN: 978-989-654-212-2
Download PDF - 1747 KB
Sinopse
Em muitos aspectos, a emergência e proliferação de dispositivos móveis de comunicação digital constitui um terreno de experimentação por parte dos actores sociais, de novas vias exploradas por organizações comerciais e estatais, de potenciais transformações culturais onde se jogam as lógicas e as normas da dicotomia público/privado, e portanto também constitui um fértil terreno de questionamento académico. Este volume corresponde a uma primeira fase do projeto de investigação “Público e Privado nas Comunicações Móveis”, desenvolvido no LabCom en-tre 2013 e 2015. Nele damos realce, evidentemente, ao campo comunicacional, incluindo aspectos como a extensão e o carácter da audiência (que à luz da dicotomia pode ser definida como aberta ou fechada) ou a natureza dos conteúdos comunicativos (que apela a uma distinção – problemática – entre o pessoal e o geral).
Índice
Introdução
1. Público, privado e representação online - José Ricardo Carvalheiro, Hélder Prior & Ricardo Morais
2. O ser humano como portal de comunicação: A construção do perfilno telemóvel - A. Fidalgo, A. Serrano, J. Carvalheiro, J. Canavilhas & J. Correia
3. A mudança estrutural do Público e do Privado - Hélder Prior & João Carlos Sousa
4. Instagram e Celebridades: a utilização da fotografia nas redes sociais - Ana Isabel Albuquerque & Ana Serrano Tellería
5. Educação para a Privacidade no Espaço Digital: subsídios parauma proposta curricular - Ana Serrano Tellería & Maria Luísa Branco
6. Tempo e espaço como reconfiguradores das noções de público eprivado: o papel dos dispositivos móveis - João Carlos Sousa, Ricardo Morais & Hélder Prior
7. Democracy is watching you: do panopticismo ao Estado Securitário - Hélder Prior
8. As Esferas Líquidas nos Smartphones:Políticas de Privacidade - Ana Serrano Telleria & Marco Oliveira
Contribuições