Apresentação


Ao longo da história do cinema temos assistido a um complexo debate sobre a relação recíproca entre o cinema e as outras artes que se caracteriza, sobretudo, por um conjunto de esforços criativos e gestos experimentais de ambos os domínios, permeado por dialogismos que transitam entre a expressão das outras artes no cinema e a transmutação do cinema nas outras artes. Desde a defesa do valor estético da imagem em movimento até às formas mais híbridas construídas sob novos referenciais, o cinema está em constante relação de reciprocidade com as outras artes, quer seja por uma relação de tensão, de presença de uma na outra, ou em última instância, de diluição das fronteiras. Este campo investigativo encontra nas possibilidades operativas da intertextualidade e no regime dialógico da construção artística, processos metodológicos capazes de estruturar o discurso científico.
O encontro internacional O Cinema e as outras Artes terá a sua quarta edição nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2019, na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados a participar neste encontro, investigadores das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.

Terça-feira, 29 de Outubro de 2019

9.00 – 9.30 : SESSÃO DE ABERTURA
Anfiteatro da Parada
Painel 1 – Conjeturas Artísticas
9.30 - 11.00
Anfiteatro da Parada
Moderação: Nelson Araújo
-
Paulo Dias – A estrutura musical de Eyes Wide Shut
Cátia Cardoso – A desconstrução da ideia do embelezamento do suicídio através das artes em A Floresta das Almas Perdidas
Painel 2 - Literatura e Poesia
9.30 - 11.00
Sala dos Conselhos
Moderação: António Júlio Rebelo
-
Ana M. M. Santos – Do normal ao maléfico: a literatura de Stephen King adaptada ao cinema de culto
Margarida Esteves Pereira – O filme biográfico e a adaptação: Representações de escritores em An Angel at My Table e Bright Star de Jane Campion
Leonor Areal – O cinema nas margens do surrealismo
11.00 – 11.30 : Pausa para café
Painel 3 - Performance e Género
11.30 - 13.00
Anfiteatro da Parada
Moderação: Luís Nogueira
-
Alfredo Taunay Colins / Kelly Ambrozzio – A narrativa cinematográfica e a desconstrução da heteronormatividade no videoclipe The Light
Sérgio Bordalo e SáIt’s Their FightJohnny Guitar como um confronto entre mulheres
Caterina Cucinotta – Esboços dos figurinos de Que viva Mexico! Um estudo formal sobre o enquadramento
Painel 4 - Arquitetura
11.30 - 13.00
Sala dos Conselhos
Moderação: Margarida Esteves Pereira
-
José Pedro Regatão – Arte pública e imagem em movimento: novas formas de interação com o espetador
João Paulo Rapagão – Jacques Tati entre a tradição e a previsão da actualidade da arquitectura e do design
Eleonora Roaro – Cinema theaters in the works of Francesco Jodice and Urbonas
Painel 5 - Teatro
11.30 - 13.00
Auditório da Biblioteca
Moderação: Maria Alzuguir Gutierrez
-
Luís Santo Vaz – Poetics confronting Post-dramatic – contradictions and opportunities
Pedro Crispim Santos Álvaro – Perversões cinematográficas do espaço a partir do teatro de câmara
Alberto Román Padilla Díaz – Ficcionalización de la realidad: dialéctica cine-teatro en La vénus à la fourrure (Roman Polanski, 2013)
13.00 – 14.30 : Almoço
14.30 : Filme e debate
Anfiteatro. da Parada
O Deserto Vermelho(1964), de Michelangelo Antonioni
16.00 : Pausa para café
16.30 : Sessão Plenária
Anfiteatro da Parada
-
Rosa Alice Branco – "A percepção nas Artes: do Deserto Vermelho ao O Mistério de Oberwald"

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019

Painel 6 - Literatura e Poesia
9.30 - 11.00
Anfiteatro da Parada
Moderação: Maria Irene Aparício
-
Eduardo Diogo Nunes – Sobre adaptações e talvez algo mais: entre a referência e a transposição intermediática em João Botelho
Leonardo Charréu – O cinema como pedagogia cultural: breve nota crítica sobre os modos como o cinema (nos) educa ao abordar a pintura
Silvia Cristina da Silva Botti Wichan – Helena de Troia e a romantização da feminilidade helênica nas obras cinematográficas norte-americanas
Painel 7 - Artes Performativas
09.30 - 11.00
Auditório da Biblioteca
Moderação: Daniel Tércio
-
Melina Wazhima Monné – Estudio de caso de “Lectura Pública”: la vídeo-carta leída desde el performance.
Conrado Oliveira – A curadoria além das artes visuais: modos de dar a ver o cinema em salas de exibição, festivais, cinematecas e streaming
Carlos Canelas – Contribuições do portal i RTP Arquivos para a preservação e a divulgação da História do Cinema Português
11.00 – 11.30 : Pausa para café
Painel 8 - Artes Performativas
11.30 - 13.00
Anfiteatro da Parada
Moderação: Mirian Tavares
-
Lilian Débora de Oliveira Barros / Ema Patrícia Oliveira / Fátima Simões – A criatividade em cursos de artes: análise documental em universidades públicas portuguesas
Marta Pinho Alves – Compreender o Cinema ao Vivo a partir de Atemporal de The Light Surgeons
Alfonso Palazón Meseguer – La i home movie: la no construcción de la puesta en escena cinematográfica.
Painel 9 - Teatro
11.30 - 13.00
Sala dos Conselhos
Moderação: Anabela Branco de Oliveira
-
Maria Alzuguir Gutierrez – Do 'brechtianismo' da teoria e crítica cinematográficas entre os anos 1960 e 1970
Jesús Ramé López – Estética del montaje cinematográfico: Poéticas modales
Yolanda Martínez Domingo – Rodar en el escenario. El edificio teatral como condicionante
Painel 10 - Conjeturas Artísticas
11.30 - 13.00
Auditório da Biblioteca
Moderação: Sérgio Sá
-
Maria Irene Aparício – “Pintar com a luz”: do texto religioso à iconografia política em Pasolini. Notas para um estudo comparativo entre cinema e pintura
António Júlio Rebelo – Uma leitura dei 24 Frames de Abbas Kiarostami: a última expressividade poética das imagens para além do afirmar da técnica
Juan José Domínguez López – La agonía del eros en la sala de proyección
13.00 – 14.30 : Almoço
14.30 : Sessão Plenária
Anfiteatro da Parada
-
Maria Begoña Gutierrez – "La representación simbolica del universo Eco/Annaud, a través de El Nombre de la Rosa"
16.00 - 16.30 : Pausa para café
16.30 : Filme e Debate
Anf. da Parada
O Nome da Rosa (1986), de Jean-Jacques Annuad
20.30 : Jantar do Encontro
Inscrição

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2018

Painel 11 - Corpo e Performance
9.30 - 11.00
Anfiteatro da Parada
Moderação: Manuela Penafria
-
Anna Clara da Silva Petracca – A performance e a videoarte como ferramentas para ressignificação do corpo feminino
Angela Maria Gonçalves Cardoso / Pedro Almodóvar – A Sensibilidade Camp
Daniel Tércio – Cinema e corpo no tempo da produção em série
Painel 12 - Conjunturas Artísticas
9.30 - 11.00
Auditório da Bliblioteca
Moderação: Luís Nogueira
-
Julia Bohatch Batista – O som como espelho cultural de uma nação: um estudo da articulação sonora e composição estética da obra Feel the Sounds of Kenya
Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves – “Música social” e narrativa: o caso de Miles Ahead
Francisco Ricardo Cipriano Silveira – A Escrita Locativa em Arcade Fire - The Wilderness Downtown
11.00 - 11.30 : Pausa para café
Painel 13 - Conjeturas Artísticas
11.30 - 13.00
Anfiteatro da Parada
Moderação: Nelson Araújo
-
Fernando Cabral / Luís Nogueira – O fora de campo no cinema e nas artes
Claudinei Lopes Junior / Ana Carolina Nicolau de Oliveira Araújo – O retrato da representatividade no videoclipe Revolução dos Bichos: uma análise do conteúdo discursivo e da estética fílmica
Painel 14 - Literatura e Poesia
11.30 - 13.00
Sala dos Conselhos
Moderação: Anabela Branco de Oliveira
-
Mirian Estela Nogueira Tavares / María Jesús Botana Vilar – A viagem ao surrealismo de Federico Garcia Lorca
Liliana Rosa – A influência brechtiana nas propostas estéticas do novo cinema alemão
Rui Pedro Bastardo de Oliveira – Correspondências entre a literatura e o cinema: a correspondência entre Sophia e Jorge de Sena e o seu correlato no cinema poético de Rita Azevedo Gomes
Painel 15 - Vanguardas Artísticas
11.30 - 13.00
Aufitório da Biblioteca
Moderação: Maria João Cortesão
-
Karoline Leandro Santos – As personagens femininas nos filmes da Hayao Miyazaki
Ana Isabel Albuquerque – Crossroads: when cinema invaded illustration or vice- versa? The case of book trailers of Catarina Sobral’s picture books
André Malhado – Cinema ciberpunk, estereótipo e a representação de símbolos da ficção científica
13.00 – 14.30 : Almoço
Painel 16 - Pintura
14.30 - 16.00
Sala dos Conselhos
Moderação: Liliana Rosa
-
Amresh Sinha – The Impact of Pieter Bruegel’s Hunters in the Snow on the “Worlding” of the Cinema
Hugo Barreira – Dos pintores e da pintura no cinema: o caso de Vincent van Gogh
Carlos Alberto de Matos Trindade – Do Cinema para a Pintura: uma análise sobre a presença do cinema na pintura
Painel 17 - Performance e Corpo
14.30 - 16.00
Auditório da Biblioteca
Moderação: Ângela Cardoso
-
Miguel Moreira – Sensualidade e “puritanismo”: a moda e a performance de Norma Shearer e Olivia de Havilland
Maíra Tristão – As pioneiras Rita Moreira e Norma Bahia: para um cinema queer e lésbico brasileiro
Rita VilhenaNether Ballerina - a re-apropriação
16.00 - 16.30 : Pausa para café
Lançamento do e-book "Cinema e Outras Artes - Diálogo e Inquietudes Artísticas I, II
16.30
Anfiteatro da Parada
Apresentação: Professor Eduardo Paz Barroso
-
Homenagem ao Professor Carlos Melo Ferreira
Momento Musical

Oradores

Begoña Gutiérrez San Miguel

Begoña Gutiérrez San Miguel, es Profesora Titular de Universidad en el Grado en Comunicación y Creación Audiovisual. Editora Revista Fonseca Journal of Communication (fjc.usal.es). IP GIR NAES (Narrativas Audiovisuales y Estudios Socioculturales) http://naes.usal.es/. Miembro CSIC Asociación GENET Red de Estudios de Género. Las líneas de investigación giran en torno a temas relacionados con el lenguaje narrativo audiovisual, con cuestiones de género y cinematografía o de medio ambiente y cine, nacionalismo e identidad a través de lo audiovisual y contenidos narrativos televisivos. Ha impartido docencia en la Universidad de Oviedo; en la Escuela de Artes Plásticas y Diseño del Ministerio de Educación y Ciencia (Huesca); en la Universidad de Azuay, Facultad de Comunicación, Cuenca (Ecuador); en la Escuela de Magisterio de Huesca, Universidad de Zaragoza. Tiene diversas publicaciones en torno a los temas de investigación anteriormente citados en formato libro o en Videográfico y digital. Miembro del Comité Organizador del Canal TV 45 en la Tercera Semana Negra de Gijón, participando también como Realizadora de los Informativos. Ha sido miembro del Patronato del Festival de Cine de Huesca desde 1996 (22 años). Ha sido Decana de la Facultad de Ciencias Sociales y Directora del Gabinete de Comunicación y Protocolo de la Universidad de Salamanca.

Rosa Alice Branco

Rosa Alice Branco é poeta, ensaísta, investigadora e tradutora. Tem um Doutoramento em Filosofia Contemporânea e dedica-se profissionalmente à Neuropsicologia da Percepção e à Estética, tendo 2 livros de ensaio publicados sobre Artes: O que falta ao mundo para ser quadro e, no Brasil, A condição secreta do visível.
Tem 12 livros de Poesia publicados em Portugal. A autora tem também livros de poemas publicados nos USA, em Itália, Brasil, Suíça, Luxemburgo, Québec, Tunísia, Espanha, Venezuela (obra reunida) e Córsega, além de poemas publicados em Revistas, em quase todas as línguas.
Em 2016, o seu livro de poemas Cattle of the Lord foi publicado nos USA pela Mlkweed editions, tendo sido considerado, pela Chicago Review of Books, um dos 12 melhores livros de Poesia de 2016. Depois de uma digressão com leituras e debates em várias universidades dos USA, em 2018 o seu livro de poemas Traçar um nome no coração do branco é publicado pela editora Assírio & Alvim.
Participa em festivais internacionais de poesia, tendo sido o poeta escolhido para representar Portugal no Poetry Parnassus Festival, em Londres (2012). Foi Membro do júri do Festival de “Cinéma de l’Environnement”, Kairouan, Tunísia, 2003 e Keynote speaker em vários ciclos de conferências sobre Cinema, ou entre o Cinema e outras Artes. Enquanto promotora cultural, tem em mão vários projectos que se cumprem sempre como pontes entre a Literatura e outras Artes, tais como “EM VOZ ALTA: palavras inquietas de”, na VIC //Aveiro Arts House e “A moda dos livros: desfile literário”, patrocinado pela Câmara Municipal de Aveiro.

Chamada de Trabalhos


A organização O Cinema e as Outras Artes convida toda a comunidade científica, a submeter propostas originais que se enquadrem na dinâmica do evento, de 1 de abril a 28 de julho de 2019.
Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta de comunicação.
As comunicações poderão ser apresentadas por coautores, desde que um dos proponentes esteja devidamente inscrito no encontro.
Todas as comunicações terão a duração máxima de 20 minutos, independentemente do número de coautores. Serão também permitidas propostas de mesas temáticas enviadas por grupos de proponentes.

Resumos:
Os resumos devem ser enviados em formato Word document para o email c_@labcom.ubi.pt, incluindo a seguinte informação:

  • Autor(es)
  • Filiação institucional
  • Título da proposta
  • Resumo (máx. 500 palavras) mais cinco palavras-chave
  • Biografia de cada autor (máx. 150 palavras)

Artigos finais:

  • Os artigos finais selecionados serão incluídos no e-Book do evento a ser editado por LabCom.IFP.
  • O prazo para envio dos artigos finais para posterior avaliação decorrerá de 10 de novembro a 31 de janeiro de 2020.

  1. Instruções para os autores:
    • A contribuição é original e inédita e não se deve encontrar sob revisão ou para publicação por outra edição. Os artigos, bem como a autorização de publicação das imagens, são da exclusiva responsabilidade dos autores.
      São aceites artigos em Português, Inglês, Francês e Espanhol. O formato para submissão deve ser em Microsoft Word. As imagens devem ser incluídas no texto e ser enviadas em separado (formato JPEG, PNG, PDF com 300 dpi de resolução)
  2. O artigo deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos a seguir descritos:
    1. O artigo deve ter no máximo 15 páginas e seguir a seguinte estrutura:
      Título do artigo;
      Autor;
      Introdução;
      Texto;
      Conclusão;
      Referências bibliográficas e filmográficas;
      Filmografia;
    2. Referências bibliográficas e filmográficas:
      As referências devem seguir as normas APA (American Psychological Association). Ver exemplo dos dois primeiros volumes disponíveis on-line http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/335
    3. Citações:
      As citações no texto e notas de rodapé devem seguir as normas APA (American Psychological Association).(Não serão publicados artigos que não sigam estas normas). Ver exemplo dos dois primeiros volumes disponíveis on-line http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/335
    1. Imagens: O artigo pode conter imagens inseridas ao longo do texto. Todas as imagens devem conter uma legenda com o formato: "Imagem 1: conteúdo da legenda" (Não serão publicadas imagens sem legenda).
    2. Formatação do texto:
      Título do artigo: Times New Roman; letra tamanho 14; espaço entre linhas 1,5; alinhamento à esquerda.
      Autor: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento à esquerda.
      Corpo do texto: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento justificado.
      Notas de rodapé/final de página: Times New Roman, corpo 10, parágrafo espaço simples, alinhamento justificado; as notas devem seguir a numeração árabe.
      Citações: As citações com 40 ou mais palavras devem ser separadas do corpo do texto por um parágrafo; letra tamanho 10; espaço entre linhas simples; alinhamento justificado.
      Referências bibliográficas e filmográficas: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento justificado.

    3. ATENÇÃO: Qualquer dúvida, siga o exemplo da publicação dos dois primeiros volumes disponíveis on-line http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/335

Idiomas de trabalho:

  • Português, Inglês, Espanhol e Francês

Calendário

  • 1.04.2019 - 15.07.2019 – Submissão de propostas
  • 30.07.2019 – Notificação dos autores com propostas aceites
  • 15.08.2019 – Data limite para inscrição dos autores com propostas aceites
  • 15.09.2019 – Envio do programa provisório para alterações
  • 30-09-2019 – Divulgação do programa final
  • 29 - 31.10.2019 – Encontro O Cinema e as outras Artes

Inscrição


A inscrição no evento terá uma taxa de inscrição no valor de 40€ para todos os participantes com propostas aceites e que desejem confirmar a sua presença no evento.

A taxa de inscrição inclui: material, coffee breaks, participação e certificado (digital).


Para formalização da inscrição é necessário enviar um e­mail para c_@labcom.ubi.pt com a seguinte informação:

  • Nome completo
  • Instituição (se aplicável)
  • Profissão, Ocupação ou Curso Frequentado
  • E-mail de contacto
  • Morada
  • Comprovativo de transferência bancária
  • [Para efeitos de recibo solicita-se também a indicação do NIF]

Dados para transferência bancária:

  • Banco SANTANDER TOTTA
  • IBAN PT50 0018 0003 23220304020 89
  • SWIFT code TOTAPTPL

Nota: O evento é aberto a toda a comunidade científica interna ou externa à Universidade da Beira Interior. Todos aqueles que pretendam assistir ao mesmo poderão fazê-lo gratuitamente e sem qualquer tipo de inscrição prévia.

Comissões


Comissão Científica

  • Abílio Hernandez Cardoso
    Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (PT)
  • Ana Catarina Pereira
    UBI | LabCom.IFP
  • Ana Isabel Soares
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (PT)
  • Anabela Branco de Oliveira
    UTAD | LabCom.IFP
  • António Costa Valente
    Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (PT)
  • Antonio Fatorelli
    Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (BR)
  • António Preto
    Escola Superior Artística do Porto (PT)
  • Carlos Melo Ferreira
    Escola Superior Artística do Porto (PT)
  • Carmen Peña-Ardid
    Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Zaragoza (ES)
  • Caterina Cucinotta
    Universidade Nova de Lisboa
  • Cezar Migliorin
    Universidade Federal Fluminense
  • Daniel-Henri Pageaux
    Sorbonne Nouvelle, Université de Paris III (FR)
  • Daniel Tércio
    Instituto de Etnomusicologia | Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade de Lisboa (PT)
  • Dietrich Neumann
    Department of the History of Art and Architecture | Urban Studies, Brown University (DE)
  • Eugénia Pereira
    Universidade de Aveiro
  • Fátima Chinita
    Escola de Teatro e Cinema
  • Felipe de Castro Muanis
    Universidade Federal de Juíz de Fora
  • Filomena SObral
    Escola Superior de Educação de Viseu
  • Francisco Paiva
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • François Penz
    Department of Architecture, University of Cambridge (FR)
  • Giovanbattista Tusa
    Ifilnova/NOVA FCSH, Universidade Nova de Lisboa
  • Helder Gonçalves
    Universidade da Beira Interior
  • Índia Mara Martins
    Universidade Federal Fluminense
  • Jord den Hollander
    Cineasta, arquiteto e diretor do Architecture Film Festival Rotterdam (NL)
  • Jorge Gorostiza
    Arquiteto e Urbanista, Gobierno de Canarias, (ES)
  • Leonor Areal
    Universidade Nova de Lisboa
  • Liliana Rosa
    ESAP / IFILNOVA-NOVA-FCSH

  • Luís Urbano
    Faculdade de Arquitectura, Universidade do Porto (PT)
  • Luís Nogueira
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Manuel Deniz Silva
    Instituto de Etnomusicologia | Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Manuela Penafria
    LabCom.IFP
  • Maria Begoña Gutierrez
    Universidade de Salamanca
  • Maria João Cortesão
    ESMAND/IPP
  • Maria Da Luz Correia
    Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho | Universidade dos Açores
  • Maria do Rosário Lupi Bello
    Departamento de Humanidades, Universidade Aberta (PT)
  • Margarida Medeiros
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Maria Irene Aparício
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Maria João Castro
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Mirian Tavares
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (PT)
  • Nélson Araújo
    CEAA / ESAP
  • Paulo Filipe Monteiro
    Universidade Nova de Lisboa
  • Paulo Serra
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Rosa Alice Branco
    Poetisa
  • Sérgio Guimarães de Sousa
    Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho (PT)
  • Sérgio Miguel Bordalo de Sá
    Universidade de Lisboa
  • Stefanie Baumann
    Ifilnova/NOVA FCSH, Universidade Nova de Lisboa
  • Susana Nascimento
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Susana Lourenço Marques
    Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (PT)
  • Tito Cardoso e Cunha
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Vania Baldi
    Universidade de Aveiro
  • Vasco Carvalho
    Escola das Artes, Universidade Católica do Porto (PT)


Comissão Organizadora
  • Anabela Branco de Oliveira
    UTAD | LabCom.IFP
  • Ana Catarina Pereira
    UBI | LabCom.IFP
  • Liliana Rosa
    ESAP / IFILNOVA-NOVA-FCSH
  • Alfredo Taunay
    LabCom.IFP
  • Nélson Araújo
    CEAA / ESAP
Comissão Executiva
  • Mércia Pires
    Secretariado
  • Sara Constante
    Design
  • Marcela Silva
    Web Developer / Apoio Informático
  • Delfina Rodrigues
    Tradução
  • LabCom.IFP
    Apoio Logístico

Contactos

Geral:
c_@labcom.ubi.pt

Localização

Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal

Telefone
(+351) 275 242 023 / ext. 1201

Facebook

Informações Úteis


De transportes públicos:

  • A partir de Lisboa - comboio ou de autocarro (duração média da viagem: 3h30 a 4h)
  • A partir do Porto - autocarro (duração média da viagem: 3h30 a 4h)


De carro:

  • A partir de Lisboa - autoestradas A1 e A23
  • A partir do Porto - autoestradas A1, A25 e A23
  • GPS: +40° 16' 40.31" -7° 30' 32.30"


Alojamento: