Ao longo da história do cinema temos assistido a um complexo debate sobre a relação recíproca entre o cinema e as outras artes que se caracteriza, sobretudo, por um conjunto de esforços criativos e gestos experimentais de ambos os domínios, permeado por dialogismos que transitam entre a expressão das outras artes no cinema e a transmutação do cinema nas outras artes. Desde a defesa do valor estético da imagem em movimento até às formas mais híbridas construídas sob novos referenciais, o cinema está em constante relação de reciprocidade com as outras artes, quer seja por uma relação de tensão, de presença de uma na outra, ou em última instância, de diluição das fronteiras. Este campo investigativo encontra nas possibilidades operativas da intertextualidade e no regime dialógico da construção artística, processos metodológicos capazes de estruturar o discurso científico.
O encontro internacional O Cinema e as outras Artes terá a sua terceira edição nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2018, na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados a participar neste encontro, investigadores das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.
Eduardo Paz Barroso
© Miguel Nogueira
É professor universitário e programador cultural, autor de uma dezena de livros e de cerca de meia centena catálogos e inúmeros ensaios e artigos no âmbito da estética, artes plásticas, artes do espectáculo, cinema e análise dos media. Conferencista e crítico de arte, comissário de exposições de artes plásticas e colóquios em instituições públicas e privadas desde 1980 até ao presente.
Professor catedrático de Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa. Obteve o título de Agregado pela Faculdade de Letras e Artes Universidade da Beira Interior (2009). É Doutor em Ciências da Comunicação, especialidade em Comunicação e Cultura, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2002) e licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1986). Foi o primeiro Director do Teatro Nacional S. João (1992-95). Consultor do SBAL da Fundação Calouste Gulbenkian (1996/2002). Desenvolveu extensa actividade como jornalista profissional em vários órgãos de comunicação social (1980/92). Integrou o painel de júris do ICA - Instituto de Cinema e Audiovisual. Foi membro da Comissão Executiva do Centenário Manoel de Oliveira. É investigador do LabCom (Laboratory of Online Communcation), Universidade da Beira Interior. Actualmente é presidente do Coliseu do Porto, nomeado pela Área Metropolitana do Porto, Câmara Municipal do Porto e Ministério Estado da Cultura.
Em 2018 comissariou a exposição "Coliseu Porto 75 Anos de Histórias" que teve por referência uma das mais emblemáticas obras do arquitecto Cassiano Branco e editou o respectivo catálogo do qual é também um dos co-autores.
Abuín Gonzalez
Profesor Titular de Teoría de la literatura y Literatura Comparada (Acreditado a Cátedra) en la Universidad de Santiago de Compostela. Especialista en estudios de performance, intermedialidad y estudios filmoliterarios. Entre sus últimos libros: El teatro en el cine (Cátedra, 2013), A Comparative History of the Literatures in the Iberian Peninsula (John Benjamins, 2016) y Déplacer, détourner, résister : la performativité artistique en jeu Du théâtre et autores medias (Lansman, 2018). Es director del Centro de Estudios Fílmicos de la USC. Coordina el grupo PERFORMA, que cuenta con financiación del Ministerio de Economía y Competitividad. Dirige el Proyecto del Diccionario de Términos Literarios para el Centro Ramón Piñeiro de Investigación en Humanidades.
A organização O Cinema e as Outras Artes convida toda a comunidade científica, a submeter propostas originais que se enquadrem na dinâmica do evento, de 31 de janeiro a 15 de junho de 2018
Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta de comunicação.
As comunicações poderão ser apresentadas por coautores, desde que um dos proponentes esteja devidamente inscrito no encontro.
Todas as comunicações terão a duração máxima de 20 minutos, independentemente do número de coautores. Serão também permitidas propostas de mesas temáticas enviadas por grupos de proponentes.
Resumos:
Os resumos devem ser enviados em formato Word document para o email c_@labcom.ubi.pt, incluindo a seguinte informação:
Artigos finais:
Idiomas de trabalho:
Calendário
A inscrição no evento terá uma taxa de inscrição no valor de 40€ para todos os participantes com propostas aceites e que desejem confirmar a sua presença no evento.
A taxa de inscrição inclui: material, coffee breaks, participação e certificado (digital).
Para formalização da inscrição é necessário enviar um email para c_@labcom.ubi.pt com a seguinte informação:
Dados para transferência bancária:
Nota: O evento é aberto a toda a comunidade científica interna ou externa à Universidade da Beira Interior. Todos aqueles que pretendam assistir ao mesmo poderão fazê-lo gratuitamente e sem qualquer tipo de inscrição prévia.
Geral:
c_@labcom.ubi.pt
Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal
Telefone
(+351) 275 242 023 / ext. 1201
De transportes públicos:
De carro:
Alojamento: