Ao longo da história do cinema temos assistido a um complexo debate sobre a relação recíproca entre o cinema e as outras artes que se caracteriza, sobretudo, por um conjunto de esforços criativos e gestos experimentais de ambos os domínios, permeado por dialogismos que transitam entre a expressão das outras artes no cinema e a transmutação do cinema nas outras artes. Desde a defesa do valor estético da imagem em movimento até às formas mais híbridas construídas sob novos referenciais, o cinema está em constante relação de reciprocidade com as outras artes, quer seja por uma relação de tensão, de presença de uma na outra, ou em última instância, de diluição das fronteiras. Este campo investigativo encontra nas possibilidades operativas da intertextualidade e no regime dialógico da construção artística, processos metodológicos capazes de estruturar o discurso científico.
O encontro internacional O Cinema e as outras Artes terá a sua segunda edição nos dias 28 e 29 de setembro de 2017, na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados a participar neste encontro, investigadores das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.
Daniel-Henri Pageaux (1939)
Professor emérito de Littérature Générale et Comparée na Sorbonne Nouvelle/ Paris III onde ensinou de 1975 a 2007.
Hispanista e lusitanista de formação (Agrégé d’espagnol, 1961, Docteur ès lettres 1975), orientou a sua investigação na área das literaturas francófonas da África Negra, das Américas e do Oceano Índico. É co-diretor da Revue de Littérature comparée e membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.
Publicou, até à data, cerca de trinta obras : ensaios de crítica literária e de literatura geral e comparada : Les Ailes des mots. Critique littéraire & poétique de la création (Paris, L’Harmattan, 1994) et L’œil en main. Pour une poétique de la médiation (Paris, Maisonneuve, 2009), manuais de literatura comparada, tais como La littérature générale et comparée, Paris, Colin, 1994 (com tradução em romeno, macedónio, chinês e arabe), Naissances du roman (Klincksieck, 1995, reeditado em 2006, traduzido em italiano, Palerme, 2003), Histoire de la Littérature espagnole, Ellipses, 2002 e reeditado em 2015).
É editor do escritor português Miguel Torga (La création du monde, Garnier/Flammarion, 1999) e L’homme pressé de Paul Morand (Romans, collection « La Pléiade », Gallimard, 2004). Sobhi Habchi/CNRS editou um livro de entrevistas suas, intitulado Les Nuits carnutes (éd. J. Maisonneuve, 1999). Foram-lhe oferecidos três volumes d’Hommage, intitulados Plus Oultre I, II, III, coordenados por Sobhi Habchi, editados na L’Harmattan em 2007, 2011 e 2016, respetivamente consagrados à literatura geral e comparada, às literaturas ibéricas, à crítica literária e às francofonias.
Sob dois pseudónimos, publicou, também, três romances : dois em língua francesa (Michel Hendrel, Le sablier retourné, éd. Belfond, 1989 ; Le système décimal, éd. Belfond, 1992) e um em língua espanhola (León Moreno, Como fiel amante o la invención del Lazarillo, Madrid, éd. Turpin, 2012).
Obras publicadas mais recentemente : Itinéraires comparatistes, 2 vol. nas éd. Jean Maisonneuve, Paris, 2014 ; Lectures indiaocéanes. Essais sur les francophonies de l’Océan Indien, éd. Jean Maisonneuve, 2016.
Paulo Filipe Monteiro
Professor Catedrático em “Comunicação, Artes e Cultura” do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. Fundador e Coordenador do Mestrado em Artes Cénicas; Coordenador da variante de Comunicação e Artes do Doutoramento em Ciências da Comunicação, na mesma Universidade. Atua nas seguintes áreas de investigação: drama, espectáculo, performance, cinema, cinema português, escrita para cinema e televisão, ficção e estética. É doutor em Ciências da Comunicação e agregado em Teorias do Drama e do Espectáculo. Foi professor convidado nas Universidades de Coimbra, Évora, Santiago de Compostela, Federal da Bahia, Federal do Maranhão, Estadual e Federal do Rio de Janeiro. Foi presidente da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos (2002-2006) e Fundador e Membro da Direcção da Federation of Scriptwriters in Europe (2005). Obteve o Prémio Joaquim de Carvalho para o livro "Drama e Comunicação" (posteriormente editado no Brasil pela Annablume) e o Prémio Revelação da Crítica de Teatro em 1981.
Iniciou actividade no teatro em 1978. Em 1981, ganhou o Prémio Revelação da Crítica, com o espectáculo Drama em Gente. Fez, desde então, a dramaturgia e encenação de 16 espectáculos. Como actor, participou ainda em várias peças, em dez longas-metragens portuguesas e estrangeiras e em 39 telefilmes e séries de televisão. Escreveu a adaptação da novela de Camilo A Viúva do Enforcado, realizada por Walter Avancini. Escreveu oito longas-metragens. Escreveu a peça de teatro Área de Risco, estreada em 1999 na Fundação Gulbenkian. Tem feito dramaturgia para espectáculos de dança. Realizou o filme de 25 minutos Amor Cego (2010, vencedor do Prémio do Júri no Festival Córtex, seleccionado para os Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, exibições em Fevereiro de 2011 na Cinemateca Portuguesa, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Festival Shortcutz); e estreou em Janeiro de 2017 a sua primeira longa-metragem, Zeus (já com 7 prémios em Portugal e um em Mombai).
A organização O Cinema e as Outras Artes convida toda a comunidade científica, a submeter propostas originais que se enquadrem na dinâmica do evento, de 20 de janeiro a 31 de maio de 2017.
Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta de comunicação.
As comunicações poderão ser apresentadas por coautores, desde que um dos proponentes esteja devidamente inscrito no encontro.
Todas as comunicações terão a duração máxima de 20 minutos, independentemente do número de coautores.
Resumos:
Os resumos devem ser enviados em formato Word document ou PDF para o email c_@labcom.ubi.pt, incluindo a seguinte informação:
Artigos finais:
Idiomas de trabalho:
Calendário
A inscrição no evento terá uma taxa de inscrição no valor de 40€ para todos os participantes com propostas aceites e que desejem confirmar a sua presença no evento.
A taxa de inscrição inclui: material, coffee breaks, participação e certificado (digital).
Para formalização da inscrição é necessário enviar um email para c_@labcom.ubi.pt com a seguinte informação:
Dados para transferência bancária:
Nota: O evento é aberto a toda a comunidade científica interna ou externa à Universidade da Beira Interior. Todos aqueles que pretendam assistir ao mesmo poderão fazê-lo gratuitamente e sem qualquer tipo de inscrição prévia.
Geral:
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