A Internet na Publicitação das Universidades

  15 > 16 NOVEMBRO 2002
SALA DOS CONSELHOS - PÓLO I
UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
  Apresentação  

  Programa  

  Painéis  

  Participantes  

  Organização  

  Informações  
 
 


PAINÉIS
Painel nº 1 | Realidades e Tendências

Neste painel procura-se responder a um conjunto de questões muito básicas no âmbito da promoção electrónica das Universidades: que tipo de trabalho se está a desenvolver neste domínio? Quais as instituições que estão, realmente, a investir na Internet para a criação, consolidação e a manutenção de uma imagem corporativa? É possível descortinar tendências? Quais os principais pontos fortes e fracos das estratégias que exploram este meio de comunicação?

A partir de um corpus de análise representativo das homepages dos estabelecimentos de ensino superior que integram o CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), os participantes deste painel vão traçar um perfil relativo às especificidades inerentes à promoção electrónica das universidades. Tal perfil é concretizado a partir de três parâmetros distintos: o inerente aos conteúdos disponibilizados, o referente à qualidade da organização das páginas e o relativo aos aspectos técnicos relacionados com a programação e a concepção dos sites.


Painel nº 2 | Modelos e Paradigmas

Se é certo que a promoção corporativa de natureza electrónica se encontra intimamente associada ao ritmo vertiginoso das inovações tecnológicas, é preciso não esquecer que ela é, antes de mais, uma actividade comunicacional. Sendo assim, para lá dos bites e dos bytes, da miscelânea de sistemas operativos e da terminologia técnica - cada vez mais perigosamente babélica -, é preciso proceder a um autêntico trabalho arqueológico em busca dos paradigmas e dos modelos comunicacionais subjacentes que, frequentemente, são descurados. Tarefa inglória, pouco interessante, porque demasiado teórica e, por vezes, incipiente? De maneira nenhuma, já que os participantes convidados são desafiados, não só a identificar os tais modelos comunicacionais, mas, também, por referência a eles, a apresentarem sugestões concretas de forma a contribuírem para o aperfeiçoamento de estratégias de promoção electrónica no respeitante à concepção e à organização de conteúdos.


Painel nº 3 | Portfólios

Apresentação, análise, reflexão e debate sobre situações concretas de exploração da Internet enquanto meio de comunicação promocional aplicado às universidades. Neste painel, pretende-se explicitar todo o contexto estratégico que está subjacente às páginas de promoção corporativa inerentes a certas universidades, no respeitante a parâmetros como: a) objectivos corporativos a atingir; b) problemas comunicacionais a solucionar, salientando-se incongruências, deficiências conceptuais e organizacionais; c) abordagens criativas; d) resultados efectivamente alcançados e, e), necessidades de alteração e/ou optimização das soluções efectivamente utilizadas.




Labcom_2002

webdesign: cristina_lopes