PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Populismo em rede: género, poder e comunicação política. Patologias e disfunções da democracia em contexto mediático, Vol 2

Continuando a focar-se na ascensão do populismo, suas novas agendas e estratégias, este volume, na primeira parte, concentra a sua atenção nas interseções da prática e discurso populista com os discursos de género e representações do feminino, com ênfase nas retóricas antifeministas e nas formas de resistência às mesmas. Na segunda parte, foca-se o impacto do populismo na comunicação política, com destaque para actores como o Chega, no contexto português, e as lideranças bolsonaristas no Brasil. Analisa-se a articulação entre redes sociais digitais e política, com implicações significativas para a esfera pública.

AUTHORS / EDITORS

João Carlos Correia, Branco Di Fátima, Danielly Bezerra e Inês Salvador (Eds.)

COLLECTION

Livros de Comunicação

EDITION YEAR

2025

ISBN

978-989-9229-56-3

PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Populismo em rede: género, poder e comunicação política. Patologias e disfunções da democracia em contexto mediático, Vol 2

AUTHORS / EDITORS

João Carlos Correia, Branco Di Fátima, Danielly Bezerra e Inês Salvador (Eds.)

COLLECTION

Livros de Comunicação

EDITION YEAR

2025

ISBN

978-989-9229-56-3

Index

Prefácio - 9

SECÇÃO IV - POPULISMO e GÉNERO - 11

Troça e masculinidade: A ironia como arma política contra agendas feministas inclusivas - 13
Naíde Müller

“Nem mais uma”: Uma tematização do discurso sobre mulheres da deputada Rita Matias do partido Chega no TikTok - 31
Catarina Magalhães e Inês Rua

As mulheres na política em Mato Grosso (Brasil) no contexto da cultura do machismo - 51
Julia G. N. Munhoz

Crónica do descaso: Desigualdade de género na cobertura desportiva em Portugal - 67
Paulo Sérgio Nunes e Branco Di Fátima

SECÇÃO V - POPULISMO EM CONTEXTOS POLÍTICOS - 81

Comunicação de crise e retórica política: A demissão do primeiro-ministro e o discurso populista - 83
Hugo Pereira dos Santos e Gisela Gonçalves

A comunicação política de André Ventura: Uma análise à utilização do Instagram durante o período de debate e votação do Orçamento de Estado para 2025 - 97
Rita Deodato e Bruno Ferreira Costa

A metamorfose da correção política num partido antissistema? Uma análise dos programas eleitorais do CHEGA - 117
Leandro Matias, Helena Areias, João Gabriel Silva e Mariana Gonçalves

O perfil de André Ventura no TikTok: A comunicação do representante do partido Chega! em Portugal - 135
Danielly Bezerra e Anabela Gradim

Educação para além da sala de aula: Propaganda Maoísta e populismo na animação da Revolução Cultural - 155
Shenglan Zhou

Teorias conspiratórias na política brasileira: Análise de discursos de deputados federais bolsonaristas (2019-2024) - 175
Allan Macedo de Novaes e Diogo Macedo de Novaes

O Coach é Meu Pastor e Nada Me Faltará: A convergência entre empreendedorismo, religião e polarização política no Brasil no discurso de Pablo Marçal - 195
Natália Kozmhinsky e Heitor Rocha
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