PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Metodologias de Investigação em Comunicação Organizacional e Institucional: Desafios e Tendências

Como investigar, de forma rigorosa e pertinente, os fenómenos da comunicação organizacional e institucional? Que metodologias melhor captam a complexidade das dinâmicas comunicacionais no contexto das organizações contemporâneas?

Este livro reúne contributos de investigadores de língua portuguesa que se debruçam sobre uma questão central: os desafios e as tendências metodológicas na investigação em Comunicação Organizacional e Institucional. A obra percorre diversos paradigmas — do positivismo ao interpretativismo, do construtivismo social à etnografia — e analisa técnicas como a análise de conteúdo, a entrevista qualitativa e os estudos de framing.

Esta colectânea procura alargar o debate metodológico neste domínio específico das Ciências da Comunicação, oferecendo fundamentos teóricos e exemplos práticos que serão de grande utilidade para investigadores, docentes e profissionais da área.

Resultado do IV Encontro do Grupo de Trabalho em Comunicação Organizacional e Institucional da SOPCOM, com o apoio do LABCOM – Universidade da Beira Interior, esta obra constitui um contributo relevante para o fortalecimento da investigação aplicada no campo da comunicação organizacional e institucional em Portugal.

AUTHORS / EDITORS

José Gabriel Andrade e Ana Raposo (Orgs.)

COLLECTION

Livros de Comunicação

EDITION YEAR

2025

ISBN

978-989-9229-40-2

PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Metodologias de Investigação em Comunicação Organizacional e Institucional: Desafios e Tendências

AUTHORS / EDITORS

José Gabriel Andrade e Ana Raposo (Orgs.)

COLLECTION

Livros de Comunicação

EDITION YEAR

2025

ISBN

978-989-9229-40-2

Index

Prefácio - 9

Introdução - 17

1. Os Desafios da Ciência para lá da Querela Positivista - 21
Bruno Carriço Reis, Elísio Macamo e Nuno Amaral Jerónimo

2. O Paradigma Positivista / Pós-Positivista em Comunicação Organizacional e Institucional: Métodos e Técnicas para Recolha e Análise de Dados - 33
Sandra Marinho

3. O Interpretativismo Aplicado à Investigação em Comunicação Organizacional - 55
José Gabriel Andrade

4. Paradigma Interpretativista na Investigação em Comunicação: O Exemplo do Modelo de Framing no Contexto das Relações Públicas - 71
Sónia Sebastião

5. A Etnografia na Investigação em Comunicação Organizacional Estratégica: Uma Forma de Olhar - 91
Naíde Müller

6. A Entrevista Qualitativa na Investigação em Comunicação Estratégica: A Perspetiva dos Líderes Organizacionais - 111
Sónia Silva

7. Metodologias Qualitativas na Investigação em Comunicação Organizacional: Debates e Usos - 131
Alexandra Leandro e Lara Mendes Bacalhau

Biografia dos Autores - 153
up