how to create a web page

   

Sobre


Título do projeto
Laboratório e Incubadora de Media Regionais

Orçamento
209.472,02 €

Nº do Projeto
031277

Código da Operação
CENTRO-01-0145-FEDER-031277

Domínio Científico Principal
Ciências Sociais

Área Científica Principal
 Media e Comunicação

Subárea da Área Científica Principal
Jornalismo 

Área Científica Secundária
Media e Comunicação

Subárea da Área Científica Secundária
Media e Comunicação Sociocultural


Sumário

A Imprensa Regional Portuguesa constituiu durante muito tempo um importante instrumento de valorização e desenvolvimento das regiões de baixa densidade, particularmente na área Centro de Portugal. (ERC, 2010; Correia, Carvalheiro, Morais e Sousa, 2011; Correia, Canavilhas, Carvalheiro, Ferreira, Morais e Sousa, 2014). Entre os elementos positivos que podem ser invocados para a sua importância, encontram-se alguns no diagnóstico seguinte: “Cultiva a proximidade, é útil para quem a lê, estimula ou, pelo menos, conserva, laços identitários, culturais e históricos da maior importância" (Azeredo Lopes in ERC, 2010). Esta relação com a proximidade pode ser encarada de formas diversas: 

a) Como um elemento caracterizado por algum anacronismo que exagera numa visão ideal da comunidade. Neste sentido, há elementos que resultam deste retrato como sejam:

1. A excessiva dependência das fontes informativas mais próximas;
2. A falta de distanciamento crítico em relação ao ambiente económico e político envolvente;
3. A falta de atenção em relação a novos elementos de caracterização social das regiões;
4. A excessiva dependência de um retrato histórico e, por vezes, excessivamente tradicionalista da região;
5. A ignorância sobre as exigências dos novos públicos emergentes;
6. A indiferença perante as transformações culturais, económicas e tecnológicas;
7. Ocasionalmente, a escassa profissionalização dos quadros.

b) Todavia, estes traços que perduram na imprensa regional também têm vantagens que decorrem da mesma proximidade que decorre da escala geográfica:

1. Bases de dados de assinantes fiéis que podem ser utilizadas, de modo diverso,
para novos modelos de relação com os públicos;
2. Forte identificação pessoal e afectiva com a história das regiões e lugares e
experiência de desenvolver modelos de negócio baseados na proximidade;
3. Forte proximidade com as comunidades emigrantes.

Objetivos

Os principais objetivos do Remedia.Lab são:

Contribuir para o diagnóstico da situação atual dos meios de comunicação regionais.

Promover ferramentas experimentais e estratégias inovadoras para fortalecer o modelo de negócios dos meios de comunicação social local e regional, melhorando sua sustentabilidade.

Aumentar o seu grau de inovação e melhorar a sua ligação com novos públicos, considerando as mudanças sociais e culturais da Região Centro Portuguesa.

Incrementar a inovação nos meios de
comunicação locais e regionais, utilizando as
tecnologias de informação e comunicação.

Incubar novos projetos para os meios
regionais e locais com um perfil inovador, utilizando
as tecnologias de informação e comunicação.

Resultados

Entre os resultados do projeto, destacam-se os seguintes:

Inquérito regional

Um inquérito dirigido para a caracterização das condições de trabalho dos profissionais que desenvolvem as suas atividades nos meios de comunicação locais e regionais do Centro de Portugal.

Grupos focais

Grupos focais com jornalistas divididos pelas diversas unidades administrativas.

Análise

A análise das informações disponíveis no portal da imprensa regional, sobre a Região Centro.

Novas estratégias e dispositivos

Desenvolver novas estratégias e dispositivos, incluindo:
 
a) Estratégias de reportagem multimédia;
b) Chats, fora digitais e outras estratégias para garantir a interatividade com os públicos;
c) Conteúdos digitais específicos para novos públicos bem definidos interessados em novos temas e agendas; 
d) Modelos de negócios online e estratégias de autopromoção para atrair novos públicos. 

Cursos experimentais

Implementação de cursos experimentais e práticos voltado para estudantes de comunicação e jornalistas.

Encontro nacional

Promoção do Encontro Nacional dos Jornalistas Regionais .

Apoio:

Mobirise