by Maura Martins
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2017
ISBN: 978-989-654-357-0
Preço da edição impressa: € 9
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Sinopse
O presente livro parte da constatação de que hoje passamos por um período de mudanças no jornalismo, no que diz respeito à sua estética, à sua técnica e ao seu modus operandi. Dentre as alterações mais visíveis e impactantes, está o uso crescente de imagens provindas de câmaras amadoras que hoje estão em todos os lugares: as chamadas máquinas de visibilidade, que garantem um registro visual imediato de todo o tipo de acontecimento. A partir disto, este livro pretende discutir as razões pelas quais estas câmaras se tornam irrecusáveis aos veículos de jornalismo televisivo, bem como propor uma categorização às imagens que elas geram. O que observamos é que a proliferação destas máquinas nas narrativas jornalísticas é sintoma de vários fenômenos sociais: dentre eles, o processo de aquisição de domínio das linguagens midiáticas por parte dos espectadores, o desejo coletivo por tudo aquilo que provém do real e a erosão das barreiras entre a vida pública e a vida privada.Índice
I. Introdução - 13
1.1. Em busca das regras de representação do self - 18
1.2. Para além da performance: o escape da autenticidade como uma promessa discursiva dos dispositivos - 25
1.3. Um real que jamais se esgota – dispositivos de visibilidade interferindonas agendas jornalísticas - 29
II. Novas fronteiras entre o público e o privado - 53
2.1. Ascensão de uma ideologia da intimidade - 57
2.2. Atualizações no conceito de vigilância: por uma nova compreensão da visibilidade - 71
2.3 Tensões entre as zonas da fachada e dos bastidores em tempos de omnipresença de câmaras - 74
III. Estratégias estéticas no uso dos dispositivos - 91
3.1. Dificuldades na apreensão de uma estética televisiva - 93
3.2. Sobre uma estética da transparência utilizada na busca de uma garantia de autenticidade - 95
3.3. A estética do equívoco – a irrupção do imprevisto como estratégia para a captura da alma midiática - 103
3.4. À procura do self privado a partir da experiência televisiva - 106
IV. Em busca de uma narrativa representativa do fenômeno. Encontros e tensões entre o imagético e o verbal - 117
4.1. Dissenso entre as narrativas textual, visual e auditiva - 123
4.2. A apropriação do conteúdo dos dispositivos a partir da narrativa melodramática - 132
4.3. A domesticação do gesto: corpos dóceis na concretização de uma narrativa uníssona - 141
V. Novos efeitos do real preconizados pelo uso das máquinas de visibilidade - 147
5.1. A visão realista enquanto sistema coerente de representação do mundo - 151
5.2. Estratégias de realismo e proximidade por meio da narrativa em primeira pessoa - 154
5.3. Realismo enquanto perspectiva ideológica e política - 162
5.4. O efeito de real: a ilusão da inserção de um objeto na narrativa para além de sua representação - 168
5.5. Redesenho nos conceitos de acontecimento e de transparência no jornalismo - 173
5.6. Os efeitos de real concretizados pelas máquinas de visibilidade: uma promessa de realidade sem mediações - 181
VI. Conclusões: o jornalismo reconfigurado pelas câmaras ubíquas - 201
Referências - 209
Sobre a autora - 221