Apresentação


As obras que assumem a designação de webdocumentário assumem, igualmente, uma continuidade e/ou uma ruptura com a tradição do documentário cinematográfico. Com este evento pretendemos debater precisamente essas continuidades e rupturas, assim como debater o webdocumentário, naquilo que o caracteriza e as suas potencialidades. Perante o webdocumentário, a noção de representação já não dá conta do atual paradigma da produção e recepção das imagens. É a interativadade que vem substituir essa noção e criar novos desafios.
Se a teoria do cinema já debateu e provou que a relação espectador-filme nunca foi passiva, a novidade deste novo paradigma é que somos chamados a interagir e/ou agir. E, não é apenas o espectador o elemento central para a criação de uma interface e tipo de interativade é, também, aqui incluída uma ligação criativa com o mundo da vida. Se o documentário pode ser repensado e reanimado com a interatividade, o webdocumentário vem contribuir para a afirmação das potencialidades das tecnologias digitais interativas uma vez que, tendo o documentário como ponto de referência, afastam-se, definitivamente, da sua natureza de base de dados e oferecem-nos, seguramente, novos modos de relação com o mundo da vida.

Programa

31 de março


Cinubiteca, UBI

14:00
Abertura

Manuela Penafria
Luís Frias
Diseño y producción de documentales interactivos y transmedia
Arnau Gifreu Castells
(Universidade de Barcelona)
Novas linguagens do documentário potenciadas pela rede
Nelson Zagalo
(Universidade do Minho)

15:00
Interactive, immersive and mobile, integrating content with the physical world
Valentina Nisi
(Madeira Interactive Technology Institute (M-ITI), Universidade da Madeira)
Remixing the Archive
Guida Casella
(PhD Candidate Digital Media, FCSH-UNL, UT Austin - Portugal)
A co-criação como modelo de produção do documentário online, o caso Mundo Mouraria
Luís Frias
(Universidade da Beira Interior)


Resumos


Idear, diseñar y producir un documental interactivo no es tarea facil. El equilibrio entre narración e interacción es el secreto de la receta. A partir de unos procesos, modalidades y estructuras narrativas se pueden diseñar documentales interactivos eficientes, y a todo esto le debemos sumar cada vez más una estrategia transmedia coherente para incluir nuevos medios y plataformas a la receta original. Esta ponencia explondrá un conjunto de ideas prácticas sobre como producir un documental interactivo y transmedia.
Dar conta das novas preocupações por detrás do processo criativo de documentário respeitante à modelação do meio em que passou a circular, a web. Nesse sentido serão discutidas questões relacionadas com a transmedialidade, interatividade e jogabilidade dos novos reais criados pelo Webdocumentário.
A lot is happening in the narrative and storytelling areas today. The way we tell stories defines how do we make sense of the world. After the impact of printing technology and celluloid film which brought us to think more linearly, today new media technologies aloud us to structure our narratives in a different way. Interactive technologies, social media mobile and context aware computers enable us to see variety of relevant patterns and experience the complexity of the world around us. Because of the rise of mobile technologies, the Internet of Things and wearable, content is constantly integrated with the physical world. Mobile, context aware, participatory, trans media story projects, give the stories a wider life and builds an audience on the net as well as in the real space. This is what the future of stories looks like. I will walk through some of my work and exemplar projects that follow this trajectory from linear to interactive, distributed, participatory and transmedia.
This paper reports the production and design involved in the making of an Interactive Narrative about the history of an archaeological site. Castro do Zambujal is an archaeological Copper Age site in Torres Vedras, North of Lisbon Portugal, discovered in 1944. The German Archaeological Institute has excavated and systematically studied it since 1964, producing a large amount of visual material. Following a study of the visual archive (photographs, maps, drawings, video and sound) a selection of stories and narrative units were identified and organized in a system that explores the potentials of new forms of digital storytelling as a way to create meanings and connect audiences with science archives.
A afirmação e desenvolvimento dos formatos de expressão do documentário interativo e online tem sido sustentada pelo emergente ecossistema de criadores digitais e pela diversificação dos saberes presentes na fabricação/produção dos objetos/obras que classificamos nesta área. De que forma a interação entre um processo horizontal de saberes e a diversificação dos agentes criadores afirma uma dimensão co-criativa e caracteriza o modelo de produção do documentário, e os seus vários subgéneros? Tendo por base a experiência do caso Mundo Mouraria e a sua comparação com processos similares de fabricação digital na área do webdocumentário, procurar-se-á encontrar padrões ou sinais que permitam clarificar e caracterizar esta relação.

Oradores


Arnau Gifreu Castells

Arnau Gifreu Castells Profesor, investigador y realizador en el ámbito del audiovisual y el multimedia. Doctor en Comunicación y Master en Artes Digitales por la Universidad Pompeu Fabra. Investigador afiliado del Open Documentary Lab (Massachusetts Institute of Technology) y miembro de la organización i-Docs (University of the West of England). Autor de artículos y de libros sobre la no ficción interactiva y transmedia y el caso del documental interactivo. Profesor de la ESCAC (Universidad de Barcelona) y de la ERAM (Universidad de Girona). Coordina interDocsBarcelona (Docs Barcelona). Colabora con medios interactivos de RTVE.ES (Televisión Española, proyecto Somos Documentales) y el International Centre for New media (European Youth Award, Austria).

Luís Frias

Luís Frias Doutorando em Media Digitais no Programa UT Austin|Portugal foi investigador convidado no Departamento de Rádio Televisão e Filme da UT Austin e faz investigação em Hiper-filme Narrativa Interativa e Emoção. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tem desenvolvido a sua atividade profissional como Designer Gráfico, Diretor Criativo e de Novos Media. Concluiu estudos pós-graduados nas áreas de Design Urbano Inclusivo com a Universidade de Barcelona e de Novos Media e Tecnologias Web na Universidade Nova de Lisboa. Exerce funções de Assistente Convidado no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior onde leciona Design Multimédia e Design de Narrativas Digitais, focando-se em novos formatos narrativos. Foi co-fundador da cooperativa Bagabaga Studios, focada na produção de narrativas para media digitais, tendo sido responsável pela produção executiva e design do interface narrativo para o projeto de web documentário “Mundo Mouraria” (mundomouraria.com).

Guida Casella

Guida Casella PhD candidate in Digital Media at the Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de História Contemporânea (IHC). Guida Casella works at the intersection of Art, Science and Technology. Her research examines the visualization of archaeological information in 20th and 21st century visual media formats, using Castro do Zambujal as a Case Study (a Copper Age archaeological site in Portugal). Based on archival material, further proposes the production of an interactive narrative to communicate the history of the excavations in this site made by the German Archaeological Institute, from 1944 to 2014. Research interests include Digital Storytelling, Science Communication and Heritage Interpretation. Published scholarship includes recent and forthcoming articles in Visualization of Archaeological Information. https://guidacasella.wordpress.com/

Nelson Zagalo

Nelson Zagalo Professor de media interativos na Universidade do Minho, co-dirige o grupo de investigação engageLab, e é membro-fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. É editor do blog Virtual Illusion, autor dos livros "Emoções Interactivas, do Cinema para os Videojogos" e "Videojogos em Portugal - História, Tecnologia e Arte", e editor de Virtual Worlds and Metaverse Platforms: New Communication and Identity Paradigms” (2011) e “Creativity in the Digital Age” (2015).

Valentina Nisi

Valentina Nisi Assistant professor at the University of Madeira and vice president of the Madeira Interactive Technologies Institute. Her background covers Fine Arts, Multimedia and Interaction Design. Her main area of interest and expertise is Digital Media Art applied to the research, conception and design of digitally mediated experiences and in particular interactive narratives. She has been publishing nationally and internationally about interactive storytelling, mediated experience and entertainment. In the past 5 years Valentina has been leading research projects in the area of local culture and technology (Madeira Life: http://madeiralife.m-iti.org/ and Future Fabulators: http://www.m-iti.org/projects/future_fabulators).

Informações

  • Organização
  • Manuela Penafria
  • Luís Frias

  • Design
  • Sara Constante

  • Web Developer / Apoio Informático
  • Susana Costa

  • Apoio Administrativo
  • Mércia Pires

  • Apoio Logístico
  • LabCom.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidades

Localização

Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal

Telefone
(+351) 275 242 023 / ext. 1201