You are here:   Home  →  Investigação  →  Projetos  →  Projeto Agenda do Cidadão

Projeto Agenda do Cidadão

O Projeto Agenda do Cidadão tenciona estudar alguns procedimentos concretos desenvolvidos pelo jornalismo público, ao nível da Imprensa regional, no sentido de entender se estará para ocorrer um reforço efetivo da deliberação democrática na esfera pública. Um dos objetivos é colaborar com os media regionais para implementar, testar e observar procedimentos guiados e influenciados de acordo com uma lógica semelhante à que é praticada pelo jornalismo público.

O Projeto será conduzido por objetivos orientadores gerais: a) refletir criticamente sobre a relação entre jornalismo, deliberação democrática, esfera pública e sociedade civil, através de um estudo de caso, abordagem teórica e análise comparativa de outras experiências similares; b) analisar as potencialidades to “jornalismo público” ou “jornalismo cívico” através da aplicação de algumas destas potencialidades em cooperação com os media, particularmente os media regionais.

A ideia básica é analisar a possibilidade de substituição de uma agenda determinada principalmente por definidores primários (fontes institucionais, por exemplo), por uma agenda que também proporciona visibilidade a assuntos de interesse público identificados como tal pelo público dos media.

 

Coordenador do Projeto: João Carlos Ferreira Correia

 

Equipa de Investigação: Anabela Maria Gradim Alves, Andreia Filipa Pinto Rendo, António José Rosas da Silva Pereira, Catarina Sofia Lourenço Rodrigues, Gil António Baptista Ferreira, João Manuel Messias Canavilhas, José Ricardo Pinto Carvalheiro, Patrício Ricardo Soares Costa, Susana Maria Cerqueira Borges, Susana Maria Silva Sampaio Dias, Susana Paula Florindo Salgado.

 

Data de início: 22/03/2010

Duração: 36 meses

Financiamento: FCT



← Voltar
Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2021  ©  Communication & Arts