Comunicar ciência e culturas de publicação nas humanidades

Comunicar ciência envolve procedimentos complexos, mesmo quando esse conhecimento é apresentado a públicos especializados e cientistas. Esta complexidade tem sido pouco estudada nas Ciências da Comunicação e é o principal interesse deste projeto. As Humanidades parecem estar numa encruzilhada comparável à crise do neopositivismo, no início do século XX, e o seu futuro dependerá da estratégia e das decisões ao nível da comunicação interna que estão agora a tomar forma e deverão prevalecer no futuro.

Enquanto que é verdade que o Science Citation Index, criado por Eugene Garfield, tornou possível uma classificação objetiva do conhecimento a partir da sua estrutura de relações internas, não há como se negue que também desconsidera as restrições sociais da produção científica. Este projeto tem como objetivos: 

1) debater e desenvolver a consciencialização sobre questões relacionadas sobre como a ciência comunica com públicos e cientistas especializados e partindo do princípio que o faz principalmente através da publicação de resultados, 

2) discutir “culturas de publicação” nas Ciências Sociais e Humanas, algo que só pode ser feito através do contraste dessas culturas de publicação com os procedimentos seguidos noutras áreas científicas. Também tencionamos 

3) encorajar a comunidade cientifica a assumir responsabilidades no que toca a tendências de publicação futuras em Ciências Sociais e Humanas e 

4) debater modalidades de publicação emergentes, nomeadamente em línguas para além do Inglês, o papel do arquivo e do índex e aspetos políticos e sociais da classificação e ranking do conhecimento, nomeadamente o seu impacto na configuração do conhecimento científico.

 

Coordenador do projeto: Anabela Gradim

 

Equipa de investigação: Anabela Alves; André Barata; António Fidalgo; Catarina Rodrigues; Eduardo Camilo; Isabel Pechincha; Joana Dias; João Canavilhas; Paulo Serra; José Maria Rosa; José Carvalheiro; Maria Clara Faria; Maria da Graça Castelo Branco; Rosália Rodrigues; Victor dos Santos Amaral

Data de início: 01.03.2012

Duração: 36 meses

Financiamento: FCT

Site: www.comunicarciencia.ubi.pt




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Apoio:
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