Informação e persuasão na Web
O grupo de pesquisa "Informação e persuasão" tem como objetivo estudar as várias formas por que, em várias áreas, a informação e a persuasão desempenham um papel relevante. Mais especificamente, o grupo pretende estudar, refletir e analisar:
· As formas emergentes de informação e comunicação específicas da Internet.
· Os novos desafios em diversas áreas do discurso, ética e deontologia profissional, bem como o papel do leitor nos media interativos emergentes, tais como os jornais on-line.
· Materiais on-line, como tipos de informação permanentes e omnipresentes.
· As especificidades do jornalismo on-line, especialmente a sua linguagem particular (multimédia e jornalismo web) e a dimensão participativa do jornalismo on-line.
· O jornalismo para telemóveis, tido como o sétimo meio de comunicação.
· A famosa “retórica on-line”, por exemplo o modo como os meios de persuasão da retórica clássica são adaptados às/ pelas várias formas de comunicação da web; a comunicação política e a propaganda, nomeadamente aquela que os partidos e os cidadãos levam a cabo através da designada web 2.0.
· Os vários aspetos persuasivos da publicidade comercial contemporânea;
· Os usos da “persuasão oculta” e explícita nas áreas das relações públicas e do lobbying;
A relação entre, por um lado, a publicidade e a propaganda e, por outro lado, o jornalismo e os efeitos que aquelas têm sobre este.