by Herlander Elias
Coleção: Ars
Ano da edição: 2008
ISBN: 978-972-8790-90-5
Preço da edição impressa: € 15
Encomendar
Download PDF - 1232 KB
Sinopse
Numa civilização da imagem digital podemos reter o carácter publicitário das novidades. A onda digital atravessa discursos, mecanismos, instituições e promove-se como que um reclamo luminoso e incandescente. O néon digital é o que contemplamos na actualidade, momento este em que nada fica de fora dos ciberespaços e tudo por lá promete passar. Dos videojogos à Inteligência Artificial, da Realidade Virtual ao Homem-Máquina, do Ciberespaço Acústico à Fotografia Digital o néon adverte que o digital veio mesmo para "ficar". A grande questão não é "se entendemos o que a comunicação electrónica nos apresenta", mas sim, "se antes de mais reparamos que a comunicação digital já faz parte da nossa vida". Todas as inovações nos parecem normais por estarmos dentro dos media, directa ou indirectamente. O que fica do remoinho da técnica voraz e da cultura profunda é a promoção eléctrica na era da cibercultura supersónica.Índice
1 Raízes e Cabos Eléctricos: o Ciberespaço Polirrítmico e a Electrónica Negra 1
2 Ciberespaço: O Lugar-Máquina Mapeando o Novo Território 21
3 A Subjectividade Mediada por Vídeo: Experiências Audiovisuais na Primeira Pessoa 55
4 O Texto-Programa: De Gutenberg ao Código-Máquina 79
5 Desligação-Terminal: Pensando o Mito da Desligação 107
6 MTV: O Laboratório de Imagem 123
7 A Imagem na Era Digital: O Constante Videogáfico 137
8 Alter Machina: A Máquina das Alteridades: A Construção do Sujeito e os Constructos de Inteligência Artificial 149
9 Estética e Técnica: Do Renascimento à Realidade Virtual 165
10 Museologia Virtual: Promessas do Digital 177
11 Sobre a Tecnicização da Experiência: Ligação, Interrupção e Interferência na Cibercultura 187
12 Blade Runner: O Habitat Ciborgue 197
13 The Advergames Report: On The Next Generation of Ludic Advertising 207
14 Bibliografia 213