Capa: Herlander Elias  (2008) Néon Digital: Um discurso sobre os ciberespaços . Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Néon Digital: Um discurso sobre os ciberespaços

by Herlander Elias

Coleção: Ars
Ano da edição: 2008
ISBN: 978-972-8790-90-5
Preço da edição impressa: € 15   Encomendar


Download PDF - 1232 KB


Sinopse

Numa civilização da imagem digital podemos reter o carácter publicitário das novidades. A onda digital atravessa discursos, mecanismos, instituições e promove-se como que um reclamo luminoso e incandescente. O néon digital é o que contemplamos na actualidade, momento este em que nada fica de fora dos ciberespaços e tudo por lá promete passar. Dos videojogos à Inteligência Artificial, da Realidade Virtual ao Homem-Máquina, do Ciberespaço Acústico à Fotografia Digital o néon adverte que o digital veio mesmo para "ficar". A grande questão não é "se entendemos o que a comunicação electrónica nos apresenta", mas sim, "se antes de mais reparamos que a comunicação digital já faz parte da nossa vida". Todas as inovações nos parecem normais por estarmos dentro dos media, directa ou indirectamente. O que fica do remoinho da técnica voraz e da cultura profunda é a promoção eléctrica na era da cibercultura supersónica.

Índice

1 Raízes e Cabos Eléctricos: o Ciberespaço Polirrítmico e a Electrónica Negra    1
2 Ciberespaço: O Lugar-Máquina Mapeando o Novo Território    21
3 A Subjectividade Mediada por Vídeo: Experiências Audiovisuais na Primeira Pessoa    55
4 O Texto-Programa: De Gutenberg ao Código-Máquina    79
5 Desligação-Terminal: Pensando o Mito da Desligação    107
6 MTV: O Laboratório de Imagem    123
7 A Imagem na Era Digital: O Constante Videogáfico    137
8 Alter Machina: A Máquina das Alteridades: A Construção do Sujeito e os Constructos de Inteligência Artificial    149
9 Estética e Técnica: Do Renascimento à Realidade Virtual    165
10 Museologia Virtual: Promessas do Digital    177
11 Sobre a Tecnicização da Experiência: Ligação, Interrupção e Interferência na Cibercultura    187
12 Blade Runner: O Habitat Ciborgue    197
13 The Advergames Report: On The Next Generation of Ludic Advertising    207
14 Bibliografia    213

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts