Narrativas Fílmicas e Videojogos
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by Luís Nogueira
Coleção: Ars
Ano da edição: 2008
ISBN: 978-972-8790-92-9
Preço da edição impressa: € 11
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Sinopse
Contrapondo jogos e narrativas, procurámos compreender as características específicas de cada um destes sistemas textuais: o desafio e o relato, a emergência e a tangibilidade, a intervenção e a contemplação, a interpelação e a transparência, entre outras. Dividido em quatro grandes áreas de análise – acções, textos, tecnologias e procedimentos – procura-se neste livro identificar aspectos decisivos e específicos não só das narrativas fílmicas e dos videojogos, mas também, de forma mais abrangente, averiguar os princípios fundamentais da ludicidade e da narratividade.Índice
Introdução
1
I Acções
9
1 Acção prosaica e acção poiética
13
2 Praxeologia e caractereologia
25
3 Espaço e tempo
51
4 Causalidade
57
5 Episódio e peripécia
63
6 Conflito
73
II Textos
81
1 Tipologia dos jogos e das narrativas
85 2 Autor
89 3 Narrador e narratário
95 4 Intertextualidade
103 5 Tipo
107 6 Metáfora e sinédoque
111 7 Totalidade e unidade
115 8 Desfecho
119 9 Géneros
125 10 Formatos
131 11 Teleologia textual 137 12 Estilo
143 13 Cânone
149 14 Matriz e versão
153 15 Relato e desafio
161 16 Verosimilhança e veracidade
167 17 Enredo
173 18 Códigos
181 19 Enredo como conflito 187 III Tecnologias 191 1 Actor
195 2 Avatar e personagem
203 3 Transparência e interpelação
211 4 Emergência e tangibilidade
221 5 Corpo 227 6 Linguagem 239 7 Palco e plateia
247 8 Perspectiva e montagem 251 9 Detalhe e esquema 269 IV Procedimentos 275 1 Figuras
279 2 Contemplação e intervenção
287 3 Padrão narrativo e programa lúdico
295 4 Escolha e constrangimento
303 5 Imersão: crença e repto
309 6 Risco: decisão e execução
317 7 Equívoco 323 8 Afecção 329 9 Cognição
343 10 Orientação e celeridade
345 11 Impermeabilidade 349
Conclusão 356
85 2 Autor
89 3 Narrador e narratário
95 4 Intertextualidade
103 5 Tipo
107 6 Metáfora e sinédoque
111 7 Totalidade e unidade
115 8 Desfecho
119 9 Géneros
125 10 Formatos
131 11 Teleologia textual 137 12 Estilo
143 13 Cânone
149 14 Matriz e versão
153 15 Relato e desafio
161 16 Verosimilhança e veracidade
167 17 Enredo
173 18 Códigos
181 19 Enredo como conflito 187 III Tecnologias 191 1 Actor
195 2 Avatar e personagem
203 3 Transparência e interpelação
211 4 Emergência e tangibilidade
221 5 Corpo 227 6 Linguagem 239 7 Palco e plateia
247 8 Perspectiva e montagem 251 9 Detalhe e esquema 269 IV Procedimentos 275 1 Figuras
279 2 Contemplação e intervenção
287 3 Padrão narrativo e programa lúdico
295 4 Escolha e constrangimento
303 5 Imersão: crença e repto
309 6 Risco: decisão e execução
317 7 Equívoco 323 8 Afecção 329 9 Cognição
343 10 Orientação e celeridade
345 11 Impermeabilidade 349
Conclusão 356