by Lia Seixas
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2009
ISBN: 978-989-654-028-9
Preço da edição impressa: € 20
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Sinopse
Aprender a fazer jornalismo é aprender a produzir gêneros jornalísticos. O conhecimento mais profundo dos elementos que constituem os tipos mais frequentes de composições discursivas da atividade jornalística pode implicar em maior conhecimento sobre a própria prática. Isso significa conhecimento sobre as competências empregadas para a realização da atividade, desde a produção à publicação do produto.Com as novas mídias, surgem novos formatos, se hibridizam, se embaralham os gêneros. A noção de gênero entra, mais uma vez, em cheque. Por isso mesmo passa a ser vista com mais atenção. Alguns gêneros podem acabar, outros podem aparecer. Alguns se transformam, outros se mantêm. Com as novas mídias, as práticas discursivas passam a experimentar e produzir novos formatos, que podem se instituir ou não em novos gêneros.
Índice
1 Introdução
1
I A noção de gênero
1 Da essência à forma: o olhar da literatura
15
17
2 Dos estudos linguísticos à chegada na comunicação
29
3 O domínio do funcionalismo: das funções no jornalismo im-
presso às propriedades da mídia no jornalismo digital
45
II Quadro Teórico
1 Intersecções: pragmática da comunicação e análise do dis-
curso
95
97
2 O ato comunicativo: da pragmática à análise do discurso
109
3 A pragmática integrada e a teoria dos topoï
169
III Critérios de definição de gênero jornalístico
1 As lógicas enunciativas da FDJ
177
179
2 A equação da interpretação e sua força argumentativa
253
3 Jogos da identidade discursiva na FDJ
279
4 Potencialidades do mídium
301
IV Conclusões
Por uma outra classificação
313
315
Referências bibliográficas
337
Anexos
A Exemplos
B Entrevistas
357
359
369