by André Barata, Gérson Pereira Filho, Paulo Denisar Fraga e Soraya Guimarães Hoepfner (Org.)
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2018
ISBN: 978-989-654-531-4
Preço da edição impressa: € 15
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Sinopse
Em relação dialética com as crescentes transformações tecnológicas, as contínuas mudanças nas formas de interação e comunicação humanas são impulsionadoras de redes sociais e novas mídias de massa, ensejando impactos decisivos e novas experiências, as quais exigem uma devida compreensão científica e crítica. Essa nova realidade mundial desafia a comunidade acadêmica a renovar suas interpretações, requerendo abordagens integradas, permanentemente subsidiadas pelo diálogo interdisciplinar.Contribuem para este ambiente reflexivo áreas de investigação como a Filosofia, a Psicologia, a Comunicação, o Jornalismo, a Linguística, a Educação, a Arte, a Semiótica, ao lado de outras Ciências Humanas e Sociais. Enfoques direcionados a pesquisas no campo tecnológico, da informação e do comportamento muito têm a colaborar para uma visão mais abrangente desses fenômenos, trazendo reflexões e análises próprias, bem como inovadoras perspectivas teóricas e metodológicas.
Neste segundo volume, a presente coletânea integraliza as conferências e uma série das comunicações apresentadas nas mesas, as quais traduzem o espírito interdisciplinar do evento, que valorizou diferentes temáticas a partir de distintas áreas do conhecimento.
Índice
Apresentação - 11
Prefácio - 15
CONFERENCISTAS - 19
A relação entre democracia e pluralismo e as três antinomias da democracia - 21
André Barata
Os herdeiros de Heidegger - 53
Peter Trawny
Heidegger e o inevitável diálogo com o mundo oriental - 69
Antonio Florentino Neto
Genealogia da verdade e do poder: reflexões sobre Nietzsche e Foucault - 89
Miroslav Milovic
O fetichismo da mercadoria em Marx: uma análise a partir dos conceitos de pulsão e de objeto em Freud e Lacan - 105
Lucas Cid Gigante e Priscila Cristina da Silva Cid Gigante
Do “dialético primevo” à Teoria Crítica como “legítima defesa”: entrevista com Christoph Türcke - 123
Flademir Roberto Williges e Paulo Denisar Fraga
COMUNICAÇÕES
A desconstrução da ideia objetiva de mente em Heidegger: o Dasein como espacialidade - 151
Nara Cristina Moreira Almeida e Eduardo Marandola Jr.
Merleau-Ponty no limiar da virada icônica - 165
André Dias de Andrade
Publicidade como um dos aportes para o progresso da humanidade na história segundo Immanuel Kant - 181
Wagner Barbosa de Barros
Habilidades de pensamento na aula de Filosofia - 193
João Bosco Fernandes
Mito, ciência e esclarecimento: crítica do pressuposto epistêmico-metodológico do positivismo - 213
Paulo Denisar Fraga
Novas subjetividades: a contribuição da Neurociência para as representações sociais da pessoa humana - 229
Allisson Vieira Gonçalves, Carlos Tadeu Siepierski e Daniele Ferreira Soares
Montaigne e a educação como “frequentação”: pensando a atividade pedagógica para além dos espaços tradicionais de comunicação do saber - 245
Elvis Rezende Messias
A educação emancipatória e a superação da barbárie em Adorno - 261
Paulo César de Oliveira
Materialismo mecanicista y Psicología Hobbesiana - 271
Campo Elías Flórez Pabón
A concepção de justiça na alegoria da caverna de Platão: uma comparação das interpretações kelseniana e heideggeriana - 287
Fernanda Israel Pio, Bruno Pistinizi Fraga e Virgílio Diniz Carvalho Gonçalves
Crianças institucionalizadas: projeto pessoal e perspectivas de futuro - 305
Vivian Inácio da Rosa e Cristiano de Jesus Andrade
Revolução técnica e coerção social: um estudo sobre a ambiguidade da técnica e as suas consequências políticas - 321
Eduardo Ramalho Rotstein
Conhecer e ao mesmo tempo aprender a viver: Pierre Hadot e a Filosofia como exercício espiritual - 337
Adriana Andrade de Souza e Giseli do Prado Siqueira
O diálogo interreligioso de Ramon Llull - 351
Maria Regina T. Weckwerth
A subjetividade autoritária: bases frankfurtianas para a análise social crítica - 367
Elisa Zwick