by Ana Catarina Pereira e Luís Nogueira (Org.)
Coleção: Ars
Ano da edição: 2017
ISBN: 978-989-654-420-1
Download PDF - 15998 KB
Sinopse
O livro que agora se apresenta pretende dar a ver e ler um conjunto significativo de filmes dos alunos e alunas dos cursos de Cinema da UBI, produzidos entre 2007 e 2017. Fá-lo através de palavras e olhares externos à Universidade da Beira Interior, na grande maioria dos casos, e internos, em alguns outros. Aos autores e autoras dos textos, além do agradecimento penhorado pela generosidade da colaboração, devemos análises e abordagens que proporcionarão aos criadores e às criadoras ubianos e ubianas novas perspetivas sobre os seus trabalhos, e constituirão, certamente, motivos de reflexão acrescida ou renovada. São textos muito diversos, como muito diversos são os filmes – algo que nos parece fundamental, em nome da pluralidade artística e da multiplicidade cultural.
Analisar filmes de escola é um exercício de equilíbrio: entre a contenção de expectativas e a detecção de talento, entre a exigência crítica e as circunstâncias específicas deste tipo de trabalhos, relevando virtudes ou apontando fragilidades. Os textos que aqui se publicam alcançaram esse objectivo, sintetizando, em apreciações originais de obras iniciais, as inquietudes e ambições de distintos jovens, com valores, interesses, preocupações e referências múltiplas.
Na UBI, a noção de filme de escola sempre beneficiou mais a ideia de exibilidade estética do que de cânone inamovível. A formação eclética, com docentes de diversas áreas e sensibilidades, foi preconizada desde o início, tornando-se, com o decorrer dos anos, um dos fatores de identidade da escola, como bem o comprovam as obras aqui analisadas e as reflexões que lhes são dedicadas por autores, também eles, de proveniências distintas, da realização à política, do cineclubismo à imprensa, da blogosfera à academia, de Portugal e do mundo.
Índice
Prefácio - 11
António Fidalgo
Introdução - 15
Luís Nogueira e Ana Catarina Pereira
Indiferente: Uma estratégia narrativa em plano subjectivo - 19
Francisco Merino
“Recriar? Eu vim para cinema para recriar?” - 31
Anabela Dinis Branco de Oliveira
A Arte de Imergir - 41
Nelson Araújo
O Jogo Tensional entre "Originário" e "Construído" no filme O Beijo, de Joana Dionísio - 53
Urbano Mestre Sidoncha e Idalina Maia Sidoncha
Agreste, de Carlos Filipe Magalhães - 67
Vasco Diogo
A Ficção do Amor na Ciência das Histórias - 75
Fátima Chinita
Um Galináceo Chamado Desejo - 89
Nuno Amaral Jerónimo
O Mundo Enquadrado por Vasco Mendes: A propósito do seu filme de estreia, Sinfonia dos Loucos - 101
Marta Pinho Alves
Não Basta Abrir a Janela: O trágico em A janela da minha mãe - 115
Ana Leonor Morais dos Santos
As Intermitências do Tempo - 129
Nuno Francisco
Os Últimos Dias: A violência da criação ou a criação da violência - 139
Carlos Natálio
Informação e Vivência em S9 – David Grachat - 153
Eduardo Tulio Baggio
Arpeggio - 165
José António Cunha
A Expressão Cinematográfica da Natureza Humana em O Sol nasce sempre do mesmo lado - 173
Inês Lebreaud
A Promessa e a Compreensão do Real - 185
André Barata
As Canseiras desta Vida: Um olhar sobre Vida Tramada - 195
Mirian Nogueira Tavares
As Camadas de Imagens e o Espaço de Interioridade em 19 27 - 207
Felipe Muanis
Líquida Força, Líquida Fragilidade - 223
Sérgio Dias Branco
Em Redor do Filme Da Meia-noite Pró Dia - 237
Paulo Serra
A Matemática do Amor: É o número de passos que nos levam a Do outro lado da rua - 249
Rita Capucho
A Terra é o Homem e o Homem é a Terra - 259
Carlos Fernandes
O Homem Que Remava o Barco e a Visita ao Tradicional no Cinema Universitário - 269
Sérgio Ricardo Soares
Sê Bem-vindo a esta Casa: Um ensaio audiovisual sobre o existencialismo - 281
Catarina Neves
Um sopro de vento que antecede tempestade - 297
Tiago Alves Fernandes
Sussurro: Um filme em viva voz pelo mundo - 303
Ana Isabel Albuquerque
Sobre Ao Redor, de Helder Faria
319 Catarina Martins
Por uma Escuta do Silêncio, do Grito e do Choro Selvagens - 329
Eduardo Tulio Baggio e Juslaine Abreu Nogueira
Um Dia, o Realizador, Vai Ter que Continuar - 341
Ana Catarina Pereira
Realidade da Ficção da Realidade - 355
Thiago Piccinini
Armadilha para Capturar a Irrealidade: Cinco reflexões em torno do curta - 367
Bernadette Lyra
Fiadoras de Memórias: A vida nas fábricas sob a perspectiva feminina - 377
Mariana Duccini Junqueira da Silva
Danae e Em Vez de Mimos, Semeava Ovos nas Costas de Laura Vilares - 389
António Costa Valente
Um bando à parte? - 401
Paulo Cunha
Que é Feito dos Dias na Cave?, de Rafael Almeida - 411
Fernando Vasquez
They Shoot Crows... Don’t They? - 425
Luís Nogueira
Cantei a Saudade: Um ensaio sobre a desconstrução - 425
Luís Nogueira
Colossal Youth - 471
Neil Young
Flávio Ferreira: Prémio Bolsa EDP Manoel de Oliveira - 479
Urbi et Orbi
A História de uma Região nos Filmes da Universidade da Beira Interior: Silêncios, homenagens e inquietudes - 485
Ana Catarina Pereira
Reflexões sobre Cinema Feito na Universidade - 505
Tito Cardoso e Cunha