by Manuela Penafria, Eduardo Tulio Baggio, André Rui Graça e Denize Correa Araujo (Eds.)
Coleção: Ars
Ano da edição: 2016
ISBN: 978-989-654-337-2
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Sinopse
“Teoria dos cineastas” é a designação que adotamos para a proposta de compreender o cinema a partir dos cineastas tendo como objetivo principal refrescar a teoria do cinema à luz do discurso e da práxis dos cineastas. No âmbito desta abordagem, o investigador privilegia os materiais vindos dos próprios cineastas: filmes, livros, manifestos, cartas, entrevistas, ou outra documentação verbal ou escrita. E, ainda que muitas investigações na área de cinema tenham já citado ou parafraseado, em especial, os “grandes cineastas”,o que a "Teoria dos cineastas" pretende é tornar esse procedimento numa aposta consciente e sistemática.Em "Ver, ouvir e ler os cineastas" o leitor encontra, justamente, uma aproximação à reflexão dos cineastas. São disso exemplo: a discussão de conceitos dos próprios cineastas, a relação com outros cineastas (por exemplo, realizador e montador), a leitura atenta de manifestos ou a exposição e discussão de pensamentos que revelam coerência reflexiva entre o discurso verbal/escrito e a práxis artística.
Índice
Nota introdutória - 9
Parte I - A ORIGINALIDADE DOS CINEASTAS: CONCEITOS E REFLEXÕES - 15
Da montagem nuclear ao Kynorama: experiências de transbordamento com Glauber Rocha - 17
Érico Oliveira de Araújo Lima
Sylvio Back e o cinema “desideologizado” - 35
Rosane Kaminski
O cinematógrafo de Eugène Green - 53
Pedro de Andrade Lima Faissol
Do cinema aos filmes: a semiologia geral da realidade de Pier Paolo Pasolini - 67
Marcelo Carvalho
Parte II - PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PANORAMA ARTÍSTICO - 91
Síntese e fragmento: os desenhos de S. M. Eisenstein - 93
Fabiola Bastos Notari
Construir o cinema a partir das suas margens – uma análise sobre o Movie Journal, de Jonas Mekas - 119
Rafael Valles
Direção de elenco, atuação e consciência fílmica dos atores: as reflexões de Vsevolod I. Pudovkin - 139
Riccardo Migliore
Parte III - A CRIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA EM MOVIMENTO - 155
A justa distância onde as pessoas se amam ou se odeiam: a filmagem como ato erótico no documentário de Eduardo Coutinho - 157
Cláudio Bezerra
O processo criativo de Wim Wenders: o espaço documental à procura do tempo ficcional - 177
Cristiane Wosniak
Los principios cinematográficos de Andrei Tarkovski en su mediometraje de graduación El violín y la apisonadora (1960) - 195
José Seoane Riveira
Matéria e medida: A concretização do pensamento em Peter Kubelka - 217
Lucas Baptista
Resumos / Abstracts - 231
Autores - 241