by Inês Aroso
Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2016
ISBN: 978-989-654-345-7
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Sinopse
A medicina possui uma importância social muito relevante, pelo que o jornalismo atribui-lhe um grande potencial noticioso. Por consequência, é visível nos media a quantidade, nem sempre acompanhada por qualidade, de informação relacionada com medicina. No entanto, o foco principal deste livro não são os meios de comunicação social direcionados para o público geral, mas sim um tipo de publicações jornalísticas especializadas em medicina cujos destinatários são apenas os médicos. Mais concretamente, analisam-se os jornais de informação médica publicados em Portugal. Os jornais de informação médica são publicados em suporte impresso e/ou digital. A periodicidade varia, mas os conteúdos são sempre ligados à medicina, numa perspetiva política, económica, socioprofissional, científica, cultural, histórica, entre outras. Ao contrário das publicações médicas de carácter científico, os textos são elaborados maioritariamente por jornalistas, embora os médicos possam ocupar cargos consultivos, diretivos ou escrever alguns artigos. Outra caraterística destes meios é não serem vendidos livremente, em banca, sendo distribuídos aos médicos apenas por correio postal ou através de registo na Internet. É de salientar que a assinatura deste tipo de publicações é gratuita ou possui um montante irrisório, pelo que os lucros destes jornais são obtidos quase exclusivamente através das vendas de publicidade à indústria farmacêutica. Os principais objetivos desta investigação foram: caraterizar o jornalismo exercido nos jornais de informação médica, analisar as funções que estes desempenham e aferir quais as consequências da dependência económica em relação à indústria farmacêutica. Para atingir estas metas, foram estudadas as três peças fundamentais neste processo: os produtores destas publicações (editoras e jornalistas), o produto (os jornais de informação médica) e a base financeira dos mesmos (a indústria farmacêutica). Assim, analisou-se o conteúdo dos jornais de informação médica e entrevistaram-se diretores e chefes de redação destes meios, bem como responsáveis pela comunicação de empresas do setor farmacêutico.Índice
Introdução - 13
Parte I - A Comunicação da Ciência - 35
Capítulo 1 - Medicina e jornalismo: para além da ciência - 37
1.1 A medicina como ciência - 37
1.2 A cientificidade do jornalismo - 44
Capítulo 2 - A comunicação entre cientistas - 63
2.1 A imprensa científica - 63
2.2 A imprensa médica - 81
Capítulo 3 - A comunicação entre os cientistas e o público em geral - 89
3.1 Impacto social, económico e político da ciência - 89
3.2 A importância da comunicação pública da ciência - 98
3.3 Jornalismo na área da ciência - 108
Capítulo 4 - O jornalismo na área da medicina - 143
4.1 A medicina como notícia - 143
4.2 Os media como fonte de informação sobre saúde - 160
4.3 A evolução da relação médico-doente - 168
4.4 A formação do jornalista na área médica - 174
4.5 O caso de Portugal - 178
Parte II - A Medicina, a Indústria Farmacêutica e a Imprensa Médica em Portugal - 187
Capítulo 5 - A medicina em Portugal: aspetos económicos, políticos, profissionais e sociais - 189
5.1 A dimensão política e económica da medicina - 189
5.2 Classe profissional: médicos - 199
5.3 A importância social da medicina - 202
Capítulo 6 - A indústria farmacêutica: poder económico e social - 217
6.1 Os números da indústria farmacêutica em Portugal - 217
6.2 Políticas de comunicação da indústria farmacêutica em Portugal - 223
Capítulo 7 - O valor da comunicação na indústria farmacêutica - 253
7 .1 A interação entre os médicos e a indústria farmacêutica - 255
7.2 Os media: pontos fulcrais nas políticas de comunicação da Indústria Farmacêutica - 260
Capítulo 8 - A Imprensa Médica em Portugal - 273
8.1 História da imprensa médica em Portugal - 273
8.2 A imprensa médica da atualidade em Portugal - 297
Parte III - Os Jornais de Informação Médica em Portugal - 313
Capítulo 9 - Caracterização da investigação - 315
9.1 Objetivos da investigação - 315
9.2 As perguntas de investigação - 316
9.3 Metodologia - 320
Capítulo 10 - Os jornais de informação médica: as publicações “Tempo Medicina” e “Jornal Médico de Família” - 375
10.1 História e evolução das publicações - 37510.2 Jornais de informação médica como empresas - 381
10.3 Jornais de informação médica como produtos jornalísticos - 389
Capítulo 11 - As funções dos jornais de informação médica - 439
11.1 A função informativa dos jornais de informação médica - 439
11.2 A função social dos jornais de informação médica - 441
11.3 Função formativa dos jornais de informação médica - 444
11.4 Função de informação para a prescrição dos jornais de informação médica - 445
Capítulo 12 - Consequências da dependência económica dos jornais de informação médica em relação à indústria farmacêutica - 449
12.1 Conteúdos dos jornais de informação médica - 449
12.2 Empresa que publica os jornais de informação médica - 457
12.3 Processo de produção jornalística - 459
12.4 Indústria farmacêutica - 461
Capítulo 13 - Conclusões da Análise - 467
Conclusão - 495
Bibliografia - 509