by Francisco Paiva, Catarina Moura (Orgs.)
Coleção: Ars
Ano da edição: 2013
ISBN: 978-989-654-124-8
Preço da edição impressa: € 15
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Sinopse
A palavra sustentabilidade traz-nos ecos, provenientes dos mais diversos qua- drantes, de um discurso contemporâneo centrado na desejável evolução de uma consciência simultaneamente política, económica, ambiental, social e, claro, cultural a propósito do impacto da presença e da acção transformadoras do ser humano no mundo. Consequentemente, o conceito surge associado à progressiva insistência nas práticas que de nem o – e se de nem pelo – design.
Pensar o design a partir da sustentabilidade, mote para segunda edição da DESIGNA, passa por ponderar o papel e responsabilidade do design no seio de um sistema complexo, ditado pelas tensões de uma economia de mercado assente em mecanismos de produção e comunicação tendencialmente hegemónicos, que as últimas décadas formataram à escala mundial.
A complexidade deste sistema re ecte o itinerário da evolução de uma sociedade industrial e tecnológica para um mundo supostamente dominado pela informação, que espelha não só o percurso do próprio design, mas também o protagonismo que este foi assumindo na de nição de lógicas de produção e de consumo assentes numa loso a de projecto cuja ambição facilmente abandona o universo restrito do objecto (nas suas mais distintas con gurações) para se aventurar na criação do ambiente total que o enquadra.
Se é um facto que a expansão dos mercados exige à indústria e consequentemente ao design que, a par da satisfação das necessidades dos consumidores, diversi - quem a forma e explorem o supér uo de modo a criar mais-valias económicas que acabarão por gerar uma cultura da insatisfação e de desperdício, ainda assim as últimas décadas têm promovido um discurso crescentemente marcado por estraté- gias de racionalização e de gestão de recursos. O designer vê-se, então, confrontado com um novo desa o, pautado pela optimização e pelo compromisso, no âmbito do qual é levado a pensar-se como uma espécie de programador social, procurando articular lógicas e práticas ecológicas capazes de rede nir a produção a partir de uma nova carta de princípios – tais como a reciclagem, a não poluição, a durabilida- de, a e ciência, o máximo aproveitamento e o mínimo impacto – e, nesse sentido, (r)estabelecer o equilíbrio entre as necessidades do mercado, as possibilidades de produção, a satisfação do consumidor e o ambiente.
Não é, portanto, difícil apreender o desassossego e a inquietação que acompanham o acto de pensar o papel do design nesta sociedade imbuída de uma eufórica, equívoca e ainda ingénua crença no carácter imparável do progresso tecnológico, que tantas vezes se esgota no simples entretenimento. A DESIGNA 2012 gostaria, pois, de contribuir para criticar esse papel, apontando a agulha do debate cultural para a teleologia do projecto e instando uma vez mais a comunidade cientí ca a uma re exão conjunta e profícua a propósito da possibilidade (ou impossibilidade) de um design “mais simpático, humano, doméstico, habitável, tolerante e agradável” que re icta uma espécie de inteligência colectiva, como estabeleceu o Manifesto de Medelín (+), em 2002.
Na esteira de um vasto conjunto de iniciativas promovidas no sentido de alertar os designers para a sua responsabilidade neste mundo em construção, a segunda edi- ção da DESIGNA procura contribuir para esse debate nos campos onde a inovação assume maior pertinência. Será esse o principal objectivo desta conferência, de âm- bito internacional: fazer uso do palco académico para indagar e expor o que pensa a comunidade do design (feita tanto daqueles que o praticam pro ssionalmente como dos que sobre ele se interessam e re ectem crítica e cienti camente) sobre as questões suscitadas pela globalização mercantil e pelas estratégias económicas baseadas no crescimento contínuo sem equacionar as implicações desses processos na qualidade de vida das pessoas e no equilíbrio ambiental.
Índice
15 IN/SUSTENTABILIDADE
Francisco Paiva
Catarina Moura
17 UN/SUSTAINABILITY
Francisco Paiva Catarina Moura
19
RE-DEFINING AND RE-DESIGNING OUR COMMONS AS AN ACT OF HOPE
Alastair Fuad-Luke
TEORIA THEORY
23
A (IN) SUSTENTABILIDADE DO TRABALHO CRIATIVO EM DESIGN
Pedro Quintela
31
SUSTAINABILITY AND GENDER BIAS ON TV ADS: TOWARDS A NEW SOCIAL ACTIVISM
João Paulo Queiroz
43
BIOMÉMESIS E INNOVACIÓN. UN NUEVO PARADIGMA PARA EL DISEÑO SUSTENTABLE
Rosita De Lisi
53
TRADIÇÃO VERSUS INDÚSTRIA: UM DESIGN INCLUSIVO PARA PAÍSES EMERGENTES
Júlio Londrim Baptista
61
HACIA UNA “HISTORIA SUSTENTABLE” DEL DISEÑO
Andrea Gergich
65
LA INVASÍON DE LAS PANTALLAS
Arturo Cancio Ferruz
69
ARTE PÚBLICA E DESIGN URBANO: CONFLUÊNCIAS TEÓRICAS
António Delgado
ENSINO EDUCATION
85
EDUCATION ON DESIGN FOR SUSTAINABILITY: FOCUS VS. FRAGMENTATION
Carlos Fiorentino
99
PRÁTICA PROJETUAL DO DESIGN COMO FERRAMENTA PARA FOMENTAR A LITERACIA VISUAL
Marta Borges
107
A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DA RAZÃO: UMA LIÇÃO DA BAUHAUS
Andrea Monteiro Vicente, Miguel Santiago
113
SUSTENTABILIDADE E ENSINO SUPERIOR EM DESIGN DE MODA: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS E INICIATIVAS LOCAIS
Elsa Lima, Rita Salvado
119
A METODOLOGIA PROJETUAL IN/SUSTENTÁVEL. EDUCAÇÃO PARA O PROJETO SUSTENTÁVEL OU PROJETO QUE SUSTENTE A EDUCAÇÃO?
Francesco Pignatelli
125
DESIGN HUMANO: PARA UMA PEDAGOGIA RELACIONAL EM DESIGN COMO ESCULTORA SOCIAL
André Campos
PRODUTO PRODUCT
129
DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO INFANTIL COM FUNCIONALIDADES ACRESCIDAS: BODY “DRY BABY”
Ana Luiza Olivete, Maria José Geraldes
139
IDENTIFICAÇÃO, QUANTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS REQUISITOS PARA PRODUTOS WEARABLES DE PROTECÇÃO FÍSICA E ASSISTÊNCIA ACTIVA NA POPULAÇÃO SÉNIOR
Miguel Terroso, António Torres Marques
149
O DESIGN DE JOIAS E A CULTURA DO LUGAR
Susana Alves, Ermanno Aparo, Liliana Soares
157
ANÁLISE MECÂNICA E PROPRIEDADES TERMOFISIOLÓGICAS DE COMPÓSITOS VEGETAIS PARA MODA SUSTENTÁVEL
Edilaine Garcia, Maria José Oliveira Geraldes, Lucas Mendes
161
DEVELOPING A QUALITATIVE SUSTAINABLE DESIGN TOOLKIT
José Vicente, Rui Frazão
163
INVENTION AND PRODUCT DESIGNING WITH THE CROWD: NEW FRONTIERS IN PRODUCT DEVELOPMENT
Fátima Lanhoso Vieira, Denis Coelho
181
A BIÓNICA - UM CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE
Stefan Rosendahl, Palmiro Marques, Sílvia Rodrigues, Noberto Guilherme
189
CORTICEIRA AMORIM: UM EXEMPLO DE DESIGN E SUSTENTABILIDADE EM PORTUGAL
Cláudia Teixeira
193
GENERACIÓN DE LOS REQUERIMIENTOS DE UN PRODUCTO MEDIANTE LA APLICACIÓN DE LA SISTÉMICA Y CRITERIOS DE SOSTENIBILIDAD
Julio Cesar Rivera Pedroza, Bernabé Hernandis Ortuño
MODA FASHION
203
DESIGNER/CUSTOMER RELATIONSHIPS: WHAT ROLE DO THEY PLAY IN CONTEMPORARY AUSTRALIAN TEXTILE DESIGN?
Emma Lynas
213
SUSTENTABILIDADE NA MODA COM TRADIÇÃO
Ana Maragarida Pires Fernandes
219
DESIGN DE MODA PARA A SUSTENTABILIDADE: DA OBSOLESCÊNCIA PARA A LONGEVIDADE DE PRODUTOS
Elsa Lima
225
MOZAMBIQUE’S CAPULANA: AN ET(N)HICAL APPROACH FOR SUSTAINABLE FASHION DESIGN Sofia Vilarinho
237
ANTENAS TÊXTEIS INTEGRADAS EM VESTUÁRIO PARA A RECOLHA DE ENERGIA AMBIENTE
Caroline Loss, Rita Salvado, Pedro Pinto
243
SUSTENTABILIDADE NO DESIGN DE ACESSÓRIOS DE MODA: O PAPEL DA MODULARIDADE E DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NO AUMENTO DO CICLO DA VIDA
Liliana Ribeiro, Rui Miguel, Madalena Pereira, Isabel Trindade, José Lucas
COMUNICAÇÃO COMMUNICATION
253
GESTÃO DE DESIGN E SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE CASO EM LIVROS DIGITAIS
Thomás Cavalcanti, Liliane Chaves
255
IN/SUSTENTABILIDADE: A SUSTENTABILIDADE INCLUSIVA NO MARKETING CONTEMPORÂNEO João Bernardo Beirão Rendeiro
259
DESIGN E BEM ESTAR. CAMPANHASDE PREVENÇÃO DA OBESIDADE E PROMOÇÃO DE ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS EM CRIANÇAS E A ADOLESCENTES E A SUSTENTABILIDADE SOCIAL
Sílvia Soares, Rui Mendonça, Madalena Pereira, Isabel Trindade
261
VER E COMPREENDER: UM ESTUDO VISUAL DOS SUPORTES DE COMUNICAÇÃO COM VISTA À PROMOÇÃO DA COMPREENSÃO DA INFORMAÇÃO MÉDICA
Mónica Santos, Susana Barreto, Katja Tschimmel
271
DESIGN E COMUNICAÇÃO, A CONSTRUÇÃO DE OBSTÁCULOS MUTÁVEIS
João Barata, Rui Miguel
POSTERS
279
ECO-VILLAGE COMMUNITY: LIVE WITH EARTH
Rui Vasques
287
SEIS LOOKS E UM GUARDA ROUPA COMPLETO
Priscila Borges Franco
289
ANT-32-CLAY-08
Raul Pinto
293
REFÚGIO (IN)SUSTENTÁVEL DE EMERGÊNCIA. PRODUTO, PROCESSO E CULTURA
Maria Neto, Jorge Marum
301
VIVERCOR- CORABITANDO: PROPOSTA DE ACÇÃO COMUNITÁRIA
Verónica Conte
307
DESENVOLVIMENTO DA COLECÇÃO PAMPINK_BIO EM FIBRA DE BAMBU E APLICAÇÕES ARTESANAIS
Gabriela Jobim
309
ACTIVIDADE DE ECO-DESIGN PARA O ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
Francesco Pignatelli
311
50% TEXTILEWASTBAG
Catarina Lopes, Maria José Geraldes