As obras que assumem a designação de webdocumentário assumem, igualmente, uma continuidade e/ou uma ruptura com a tradição do documentário cinematográfico. Com este evento pretendemos debater precisamente essas continuidades e rupturas, assim como debater o webdocumentário, naquilo que o caracteriza e as suas potencialidades. Perante o webdocumentário, a noção de representação já não dá conta do atual paradigma da produção e recepção das imagens. É a interativadade que vem substituir essa noção e criar novos desafios.
Se a teoria do cinema já debateu e provou que a relação espectador-filme nunca foi passiva, a novidade deste novo paradigma é que somos chamados a interagir e/ou agir. E, não é apenas o espectador o elemento central para a criação de uma interface e tipo de interativade é, também, aqui incluída uma ligação criativa com o mundo da vida.
Se o documentário pode ser repensado e reanimado com a interatividade, o webdocumentário vem contribuir para a afirmação das potencialidades das tecnologias digitais interativas uma vez que, tendo o documentário como ponto de referência, afastam-se, definitivamente, da sua natureza de base de dados e oferecem-nos, seguramente, novos modos de relação com o mundo da vida.
Arnau Gifreu Castells Profesor, investigador y realizador en el ámbito del audiovisual y el multimedia. Doctor en Comunicación y Master en Artes Digitales por la Universidad Pompeu Fabra. Investigador afiliado del Open Documentary Lab (Massachusetts Institute of Technology) y miembro de la organización i-Docs (University of the West of England). Autor de artículos y de libros sobre la no ficción interactiva y transmedia y el caso del documental interactivo. Profesor de la ESCAC (Universidad de Barcelona) y de la ERAM (Universidad de Girona). Coordina interDocsBarcelona (Docs Barcelona). Colabora con medios interactivos de RTVE.ES (Televisión Española, proyecto Somos Documentales) y el International Centre for New media (European Youth Award, Austria).
Luís Frias Doutorando em Media Digitais no Programa UT Austin|Portugal foi investigador convidado no Departamento de Rádio Televisão e Filme da UT Austin e faz investigação em Hiper-filme Narrativa Interativa e Emoção. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tem desenvolvido a sua atividade profissional como Designer Gráfico, Diretor Criativo e de Novos Media. Concluiu estudos pós-graduados nas áreas de Design Urbano Inclusivo com a Universidade de Barcelona e de Novos Media e Tecnologias Web na Universidade Nova de Lisboa. Exerce funções de Assistente Convidado no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior onde leciona Design Multimédia e Design de Narrativas Digitais, focando-se em novos formatos narrativos. Foi co-fundador da cooperativa Bagabaga Studios, focada na produção de narrativas para media digitais, tendo sido responsável pela produção executiva e design do interface narrativo para o projeto de web documentário “Mundo Mouraria” (mundomouraria.com).
Guida Casella PhD candidate in Digital Media at the Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de História Contemporânea (IHC). Guida Casella works at the intersection of Art, Science and Technology. Her research examines the visualization of archaeological information in 20th and 21st century visual media formats, using Castro do Zambujal as a Case Study (a Copper Age archaeological site in Portugal). Based on archival material, further proposes the production of an interactive narrative to communicate the history of the excavations in this site made by the German Archaeological Institute, from 1944 to 2014. Research interests include Digital Storytelling, Science Communication and Heritage Interpretation. Published scholarship includes recent and forthcoming articles in Visualization of Archaeological Information. https://guidacasella.wordpress.com/
Nelson Zagalo Professor de media interativos na Universidade do Minho, co-dirige o grupo de investigação engageLab, e é membro-fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. É editor do blog Virtual Illusion, autor dos livros "Emoções Interactivas, do Cinema para os Videojogos" e "Videojogos em Portugal - História, Tecnologia e Arte", e editor de Virtual Worlds and Metaverse Platforms: New Communication and Identity Paradigms” (2011) e “Creativity in the Digital Age” (2015).
Valentina Nisi Assistant professor at the University of Madeira and vice president of the Madeira Interactive Technologies Institute. Her background covers Fine Arts, Multimedia and Interaction Design. Her main area of interest and expertise is Digital Media Art applied to the research, conception and design of digitally mediated experiences and in particular interactive narratives. She has been publishing nationally and internationally about interactive storytelling, mediated experience and entertainment. In the past 5 years Valentina has been leading research projects in the area of local culture and technology (Madeira Life: http://madeiralife.m-iti.org/ and Future Fabulators: http://www.m-iti.org/projects/future_fabulators).
Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal
Telefone
(+351) 275 242 023 / ext. 1201