Apresentação


Ao longo da história do cinema temos assistido a um complexo debate sobre a relação recíproca entre o cinema e as outras artes que se caracteriza, sobretudo, por um conjunto de esforços criativos e gestos experimentais de ambos os domínios, permeado por dialogismos que transitam entre a expressão das outras artes no cinema e a transmutação do cinema nas outras artes. Desde a defesa do valor estético da imagem em movimento até às formas mais híbridas construídas sob novos referenciais, o cinema está em constante relação de reciprocidade com as outras artes, quer seja por uma relação de tensão, de presença de uma na outra, ou em última instância, de diluição das fronteiras. Este campo investigativo encontra nas possibilidades operativas da intertextualidade e no regime dialógico da construção artística, processos metodológicos capazes de estruturar o discurso científico.
O Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes terá a sua quarta edição nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2021, na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados a participar neste encontro, investigadores das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.

Programa


Em breve.

Oradores

Tito Cardoso e Cunha

Tito Cardoso e Cunha nasceu em Lisboa no ano de 1948. Licenciou-se em filosofia na Universidade de Lovaina onde também se veio a doutorar em filosofia contemporânea. Desempenhou funções docentes no Departamento de Filosofia, Faculdade de Letras, Universidadede Coimbra de 1975 a 1982; no Departamento de Ciências da Comunicação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa entre 1983 e 2005 e no Departamento de Comunicação e Artes, Faculdade de Comunicação e Artes, Universidade da Beira Interior, de 2006 a 2012. Tendo-se aposentado nesse ano. Ao longo da sua carreira publicou artigos e apresentou comunicações sobretudo nas áreas da antropologia filosófica e da retórica, tendo também estudado o uso dos argumentos na crítica de cinema. Publicou os seguintes livros:

  • - Silêncio e Comunicação. Ensaio sobre uma retórica do não-dito. Lisboa, Livros Horizonte, 2005.
  • - Argumentação e Crítica. Coimbra, Minerva, 2004.
  • - Razão Provisória. Ensaio sobre a mediação retórica dos saberes. Covilhã, UBI, 2004.
  • - Antropologia e Filosofia. Ensaios em torno de Lévi-Strauss. Coimbra, Almedina, 2002.
  • - Universal singular. Filosofia e Biografia na obra de J.-P. Sartre. Lisboa, Fim de Século, 1997.

Co-editou, com Ana Catarina Pereira, o livro:
Geração invisível. Os novos cineastas portugueses. Covilhã, Livros LABCOM, 2013.
Foi ainda autor das seguintes partes de livros:
  • -.“Paixão e melancolia no cinema de Alfred Hitchcock.” in Maria Augusta Babo e Margarida Accioli (Orgs.), Arte e melancolia. Lisboa, IHA-CECL, FCSH-UNL. 2011.
  • -.“Argumentação e juízo de valor na crítica de cinema.” in Augusto Soares Silva (Org.), Communication, Cognition and Media. Universidade Católica, Braga. 2010.
  • -.“Interrogação e resposta na retórica de M. Meyer.” In João Carlos Correia, Gil B. Ferreira e Paula E. Santos (Orgs.), Conceitos de comunicação política. Covilhã, LabCom Books, 2010.
  • -.”A noção de autor na argumentação da crítica de cinema.” in Fernanda L. Lopes e Igor Sacramento (Orgs.), Retórica e Mídia. Estudos ibero-brasileiros. Florianópolis, Editoras Insular, 2009.
  • -.”Retórica da imagem?” Chapter 13 in Henrique Jales Ribeiro (Ed.), Rhetoric and Argumentation in the Beginning of the XXIst Century. Coimbra University Press, 2009.
  • - “Sartre, biógrafo.” In Cassiano Reimão (Org.), Jean-Paul Sartre, uma cultura da alteridade. Filosofia e Literatura. Universidade Nova de Lisboa, 2005.
  • - “O silêncio na comunicação.” In José M. Silva Rosa e J. Paulo Serra (Org.) Da fé na comunicação à comunicação da fé. Covilhã, UBI, 2005.
  • - “Retórica e hermenêutica.” In J. M. Santos, P. M. S. Alves, A. Barata (Org.), A Fenomenologia Hoje. Actas do Primeiro Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2002.
  • -.“Comunicação, Argumentação e Crítica. O caso da crítica de cinema.” As Ciências da Comunicação na viragem do século. Lisboa, Vega, 2002.
  • - “Argumentação.” O Homem e o Tempo. Liber Amicorum para Miguel Baptista Pereira. Porto, Fundação Eng. António de Almeida, 1999.
  • - “Argumentação e Crítica.” Actas do 2º Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação. U. F. Sergipe, 1998.

Abílio Hernandez Cardoso

Professor Associado (aposentado) da Universidade de Coimbra. Doutorado em Literatura Inglesa, com a dissertação De Ítaca a Dublin: Ulysses ou a odisseia da palavra”. Licenciado em Filologia Germânica, com Faulkner e o negro. Professor de Literatura Inglesa e de História e Estética do Cinema, criada por proposta sua, que inaugurou a área de Estudos Fílmicos na Universidade, em 1986. Foi oferecida como opção aos alunos de todas as licenciaturas da Universidade de Coimbra até 2011. Integrou o Centro de Literatura Portuguesa (Universidade de Coimbra) e o Conselho Científico do Centro de Estudos Ibéricos (Universidades de Coimbra e Salamanca). Faz parte do Conselho Consultivo da AIM – Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento, e da Comissão Científica da Conferência Internacional Avanca Cinema. Desempenhou, entre outras, as seguintes funções: Pró-Reitor da Cultura, Diretor do Colégio das Artes, Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente, Diretor do Instituto de Estudos Ingleses e Diretor da revista Senso. Foi Presidente de Coimbra Capital Nacional da Cultura, Presidente da Associação Portuguesa de Programadores Culturais, membro da Comissão Nacional para as comemorações do Centenário do Cinema; membro dos júris dos Prémios: Universidade de Coimbra; Eduardo Lourenço; e Prix de Thèse en Art, Esthétique, Littérature, de l’Université Paris Science Lettres 2021.
Publicações mais recentes:

  • “Os fantasmas da noite”, Revista Osso. Coimbra: Setembro de 2021.
  • Sweet Smell of Success: o abismo noir da cidade vertical”, in A Liberdade por princípio, coord. Carlos Guilherme Riley, Cláudia Henriques, Pedro Marques Gomes, Tito Cardoso e Cunha. Tinta-da-China, 2021.
  • “Este é o meu corpo intocado: Frankenstein ou a noiva prometida”, in Imitações da vida: cinema clássico americano, coord. José Bértolo, Fernando Guerreiro, Clara Rowland. Book Builders, 2020.
  • “Qualquer poema é um filme: Hiroshima mon amour e o coração da memória”, in Mix & Match: poética do hibridismo, coord. Paulo Alexandre pereira, Emanuel Madalena e Inês Costa. Humus, 2020.
  • “E se um livro, de repente, me ensinasse a lê-lo? Ulysses, de James Joyce” in As Artes do Colégio. Vol 3 Ut pictura poesis, coord. Rita Marnoto. Coimbra, 2019.
  • Dar a ver o que nos cega: estudos sobre cinema. Edições 70. 2019.

Luísa Pinto

Doutorada em Estudos Artísticos, Artes/Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra. Mestre em Teatro/Encenação, pela Escola Superior Artística do Porto - ESAP. Encenadora, professora de Teatro na ESAP desde 2013 e na UTAD desde 2018. Investigadora integrada no Centro de Estudos Arnaldo Araújo – ESAP. Fundadora e diretora artística da Companhia de Teatro Narrativensaio-AC. Enquanto encenadora levou à cena mais de trinta peças, entre elas, A Casa encantada, Trago-te na pele, A elegante melancolia do crepúsculo, A vida no campo, Eu nunca vi um helicóptero explodir, cujas criações cruzam o teatro e o cinema. Os seus espetáculos circulam por todo país, e no Brasil, onde leciona oficinas de teatro e dirige Masterclasses há treze anos a esta parte. Entre 2007 e 2015 foi Diretora Artística do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery. Desde 2006 investiga e realiza projetos de Teatro em Contexto Prisional, todos com apresentações públicas fora dos muros da prisão com elencos constituídos por atores profissionais e reclusos/as. Foi autora e apresentadora de programas culturais para a RTP. Foi corealizadora do documentário Rompendo os Muros da Prisão e corealizadora da Longa metragem O Filho Pródigo.

Chamada de Trabalhos


A organização O Cinema e as Outras Artes convida toda a comunidade científica, a submeter propostas originais que se enquadrem na dinâmica do evento, até dia 15 de Novembro de 2021.

Resumos:
Os resumos devem ser enviados em formato Word document para o email c_@labcom.ubi.pt, incluindo a seguinte informação:

  • Autor(es)
  • Filiação institucional
  • Título da proposta
  • Resumo (máx. 500 palavras) mais cinco palavras-chave
  • Biografia de cada autor (máx. 150 palavras)

Artigos finais:

  • Os artigos finais selecionados serão incluídos no e-Book do evento a ser editado por LabCom.IFP.
  • O prazo para envio dos artigos finais para posterior avaliação decorrerá de 31 de dezembro a 28 de fevereiro de 2022.

  1. Instruções para os autores:
    • A contribuição é original e inédita e não se deve encontrar sob revisão ou para publicação por outra edição. Os artigos, bem como a autorização de publicação das imagens, são da exclusiva responsabilidade dos autores.
      São aceites artigos em Português, Inglês, Francês e Espanhol. O formato para submissão deve ser em Microsoft Word. As imagens devem ser incluídas no texto e ser enviadas em separado (formato JPEG, PNG, PDF com 300 dpi de resolução)
  2. O artigo deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos a seguir descritos:
    1. O artigo deve ter no máximo 15 páginas e seguir a seguinte estrutura:
      Título do artigo;
      Autor;
      Introdução;
      Texto;
      Conclusão;
      Referências bibliográficas e filmográficas;
      Filmografia;
    2. Referências bibliográficas e filmográficas:
      As referências devem seguir as normas APA (American Psychological Association). Ver exemplo dos dois primeiros volumes disponíveis on-line http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/335
    3. Citações:
      As citações no texto e notas de rodapé devem seguir as normas APA (American Psychological Association).(Não serão publicados artigos que não sigam estas normas). Ver exemplo dos dois primeiros volumes disponíveis on-line http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/335
    1. Imagens: O artigo pode conter imagens inseridas ao longo do texto. Todas as imagens devem conter uma legenda com o formato: "Imagem 1: conteúdo da legenda" (Não serão publicadas imagens sem legenda).
    2. Formatação do texto:
      Título do artigo: Times New Roman; letra tamanho 14; espaço entre linhas 1,5; alinhamento à esquerda.
      Autor: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento à esquerda.
      Corpo do texto: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento justificado.
      Notas de rodapé/final de página: Times New Roman, corpo 10, parágrafo espaço simples, alinhamento justificado; as notas devem seguir a numeração árabe.
      Citações: As citações com 40 ou mais palavras devem ser separadas do corpo do texto por um parágrafo; letra tamanho 10; espaço entre linhas simples; alinhamento justificado.
      Referências bibliográficas e filmográficas: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento justificado.

    3. ATENÇÃO: Qualquer dúvida, siga o exemplo da publicação dos dois primeiros volumes disponíveis on-line http://www.labcom-ifp.ubi.pt/book/335

Idiomas de trabalho:

  • Português, Inglês, Espanhol e Francês

Calendário

  • 25/10 – 15/11/2020 – Submissão de propostas
  • 20/11/2021 – Notificação dos autores com propostas aceites
  • 28/11/2021 – Data limite para inscrição dos autores com propostas aceites
  • 5/12/2021 – Divulgação do programa final
  • 13 – 15/12/2021 – VI Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes

Inscrição


A inscrição no evento terá uma taxa de inscrição no valor de 60 (sessenta) euros para todos os participantes com propostas aceites.

A taxa de inscrição reverterá, na totalidade, para a edição e revisão dos nossos volumes de Cinema e Outras Artes.


Para formalização da inscrição é necessário enviar um e­mail para c_@labcom.ubi.pt com a seguinte informação:

  • Nome completo
  • Instituição (se aplicável)
  • Profissão, Ocupação ou Curso Frequentado
  • E-mail de contacto
  • Morada
  • Comprovativo de transferência bancária
  • [Para efeitos de recibo solicita-se também a indicação do NIF]

Dados para transferência bancária:

  • Banco SANTANDER TOTTA
  • IBAN PT50 0018 0003 23220304020 89
  • SWIFT code TOTAPTPL

Nota: O evento é aberto a toda a comunidade científica interna ou externa à Universidade da Beira Interior. Todos aqueles que pretendam assistir ao mesmo poderão fazê-lo gratuitamente e sem qualquer tipo de inscrição prévia.

Comissões


Comissão Científica

  • Abílio Hernandez Cardoso
    Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (PT)
  • Ana Catarina Pereira
    UBI | LabCom. Comunicação e Artes
  • Ana Isabel Soares
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (PT)
  • Ana Telles Béreau
    Departamento de Música, Universidade de Évora
  • Anabela Branco de Oliveira
    UTAD | LabCom. Comunicação e Artes
  • António Costa Valente
    Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (PT)
  • Antonio Fatorelli
    Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (BR)
  • António Preto
    Escola Superior Artística do Porto (PT)
  • Caterina Cucinotta
    Universidade Nova de Lisboa
  • Cezar Migliorin
    Universidade Federal Fluminense
  • Daniel-Henri Pageaux
    Sorbonne Nouvelle, Université de Paris III (FR)
  • Daniel Tércio
    Instituto de Etnomusicologia | Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade de Lisboa (PT)
  • Dietrich Neumann
    Department of the History of Art and Architecture | Urban Studies, Brown University (DE)
  • Eduardo Paz Barroso
    Universidade Fernando Pessoa / LabCom
  • Eugénia Pereira
    Universidade de Aveiro
  • Fátima Chinita
    Escola de Teatro e Cinema
  • Felipe de Castro Muanis
    Universidade Federal de Juíz de Fora
  • Filomena SObral
    Escola Superior de Educação de Viseu
  • Francisco Paiva
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • François Penz
    Department of Architecture, University of Cambridge (FR)
  • Giovanbattista Tusa
    Ifilnova/NOVA FCSH, Universidade Nova de Lisboa
  • Helder Gonçalves
    Universidade da Beira Interior
  • Índia Mara Martins
    Universidade Federal Fluminense
  • Jord den Hollander
    Cineasta, arquiteto e diretor do Architecture Film Festival Rotterdam (NL)
  • Jorge Gorostiza
    Arquiteto e Urbanista, Gobierno de Canarias, (ES)
  • José Rosa
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior
  • Leonor Areal
    Universidade Nova de Lisboa
  • Liliana Rosa
    ESAP / IFILNOVA-NOVA-FCSH

  • Luís Urbano
    Faculdade de Arquitectura, Universidade do Porto (PT)
  • Luís Nogueira
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Manuel Deniz Silva
    Instituto de Etnomusicologia | Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Manuela Penafria
    LabCom. Comunicação e Artes
  • Maria Begoña Gutierrez
    Universidade de Salamanca
  • Maria João Cortesão
    ESMAND/IPP
  • Maria Da Luz Correia
    Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho | Universidade dos Açores
  • Maria do Rosário Lupi Bello
    Departamento de Humanidades, Universidade Aberta (PT)
  • Maria do Rosário da Silva Santana
    Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • Margarida Medeiros
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Maria Irene Aparício
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Maria João Castro
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Mirian Tavares
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (PT)
  • Nélson Araújo
    CEAA / ESAP
  • Paulo Filipe Monteiro
    Universidade Nova de Lisboa
  • Paulo Serra
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Rosa Alice Branco
    Poetisa
  • Sérgio Guimarães de Sousa
    Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho (PT)
  • Sérgio Miguel Bordalo de Sá
    Instituto de Etnomusicologia - Centro de estudos em Música e Dança, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (PT)
  • Stefanie Baumann
    Ifilnova/NOVA FCSH, Universidade Nova de Lisboa
  • Susana Nascimento
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Susana Lourenço Marques
    Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (PT)
  • Tito Cardoso e Cunha
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Vasco Carvalho
    Escola das Artes, Universidade Católica do Porto (PT)


Comissão Organizadora
  • Anabela Branco de Oliveira
    UTAD | LabCom. Comunicação e Artes
  • Ana Catarina Pereira
    UBI | LabCom. Comunicação e Artes
  • Liliana Rosa
    ESAP / IFILNOVA-NOVA-FCSH
  • Mariana Schwartz
    LabCom.Comunicação e Artes
  • Nélson Araújo
    CEAA / ESAP
Comissão Executiva
  • Mércia Pires
    Secretariado
  • Sara Constante
    Design
  • João Tavares
    Web Developer / Apoio Informático
  • LabCom. Comunicação e Artes
    Apoio Logístico

Contactos

Geral:
c_@labcom.ubi.pt

Localização

Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal

Telefone
(+351) 275 242 023 / ext. 1201

Facebook

Informações Úteis


De transportes públicos:

  • A partir de Lisboa - comboio ou de autocarro (duração média da viagem: 3h30 a 4h)
  • A partir do Porto - autocarro (duração média da viagem: 3h30 a 4h)


De carro:

  • A partir de Lisboa - autoestradas A1 e A23
  • A partir do Porto - autoestradas A1, A25 e A23
  • GPS: +40° 16' 40.31" -7° 30' 32.30"


Alojamento: