Viver apenas no eixo da realidade é, desde sempre, impensável. Por um lado, a realidade pesa no ânimo e, por outro, a raiz inventiva e criativa do ser humano instiga o ato de contar histórias – biográficas, documentais ou puramente ficcionais. Histórias que podem ser deste ou de outro tempo, desta ou de outra realidade. Nelas, heróis e vilões cruzam-se em universos melodramáticos, misteriosos e quotidianos, onde os enredos tanto podem ser densos como tingidos de comicidade. São narrativas que contam o que acontece a alguém (indivíduo ou grupo social) com quem o telespetador se identifica, ou que reconhece à distância.
Mais tridimensionais ou mais binários, as personagens, os cenários, as bandas sonoras, os figurinos ou as intrigas tipificam e representam uma realidade social. Diz-se coloquialmente que a identidade portuguesa é forte e vincada. Mas como é que isso se concretiza? Como é que os portugueses e o seu território são representados na ficção televisiva seriada portuguesa? Há evoluções na forma de apresentação da imagem da nação lusa ao longo dos anos? Que imagem é passada de Portugal no exterior? Nós contamos as histórias ou somos contados por elas?
A ficção televisiva portuguesa tem desempenhado, desde as suas origens, um papel central na construção, representação e negociação da identidade nacional. As narrativas televisivas — telenovelas, séries, sitcoms e telefilmes — não só refletem transformações sociais, culturais e políticas, como também ajudam a consolidar símbolos, valores e imaginários coletivos.
A ficção seriada televisiva portuguesa nasceu em 1982 com Vila Faia. Desde então, telenovelas, séries, telefilmes e sitcoms têm marcado presença nos principais horários da televisão nacional. Aos dias de hoje, as telenovelas continuam a ocupar um papel primordial na grelha dos canais (são as “rainhas da noite”), embora se observe uma crescente aproximação em termos quantitativos ao formato série. A RTP1 apresenta-se como o canal que mais aposta na diversidade ficcional, apesar dos canais privados portuguesas começarem a trilhar essa veia narrativa. Entre produções que transitam da televisão linear para o streaming, e outras que fazem o percurso inverso, o panorama atual revela um ecossistema de circulação mais amplo e dinâmico.
Living solely in the realm of reality has always been unthinkable. On the one hand, reality weighs heavily on the spirit, and on the other, the inventive and creative roots of human beings inspire the act of storytelling – whether biographical, documentary or purely fictional. Stories that may be from this or another time, this or another reality. In them, heroes and villains cross paths in melodramatic, mysterious and everyday universes, where the plots can be dense and tinged with comedy. These narratives tell what happens to someone (an individual or social group) with whom the viewer identifies, or recognises from a distance.
Whether three-dimensional or binary, the characters, settings, soundtracks, costumes, and plots typify and represent a social reality. It is commonly said that Portuguese identity is strong and distinctive. However, how does this manifest itself? How are the Portuguese and their territory represented in Portuguese television series? Have there been changes in the way the image of the Portuguese nation has been presented over the years? What image of Portugal is conveyed abroad? Do we tell the stories or do they tell us?
Since its origins, Portuguese television fiction has played a central role in the construction, representation and negotiation of national identity. Television narratives — soap operas, series, sitcoms and telefilms — reflect social, cultural and political transformations and help consolidate symbols, values and collective imaginaries.
Portuguese television series fiction began in 1982 with Vila Faia. Since then, soap operas, series, television films and sitcoms have been a fixture in prime time on national television. Today, soap operas play a key role in channel schedules (they are the “queens of the night”), although there is a growing trend towards series in quantity. RTP1 is the channel that is most committed to fictional diversity, although private Portuguese channels are beginning to follow this narrative vein. The current landscape reveals a broader and more dynamic circulation ecosystem between productions that move from linear television to streaming, and others that take the opposite route.
- O género telenovela/série/telefilme/sitcom: origem, história e caracterização;
- Personagens e representações da portugalidade e da territorialidade na ficção televisiva, em Portugal;
- Tradição, modernidade e globalização na ficção portuguesa;
- Estereótipos regionais e diversidade cultural;
- Inovações no mercado português e internacionalização da identidade portuguesa;
- Receção, construção de imaginários coletivos e papel da ficção televisiva na negociação da identidade nacional.
- The soap opera/series/television film/sitcom genre: origin, history and characterisation;
- Characters and representations of Portuguese identity and territoriality in television fiction in Portugal;
- Tradition, modernity and globalisation in Portuguese fiction;
- Regional stereotypes and cultural diversity;
- Innovations in the Portuguese market and the internationalisation of Portuguese identity;
- Reception, construction of collective imaginaries and the role of television fiction in negotiating national identity.
As propostas devem ser redigidas e apresentadas em português ou inglês e ter até 500 palavras (incluindo título, resumo, palavras-chave e bibliografia). Usar normas APA. Os resumos devem ser submetidos em: https://forms.gle/Tyqp4y4Xjpp9vZzi6
Proposals must be written and submitted in Portuguese or English and be up to 500 words long (including title, abstract, keywords, and bibliography). Use APA standards. Abstracts must be submitted at the https://forms.gle/Tyqp4y4Xjpp9vZzi6.
Gratuito – Membros da Comissão Organizadora, Membros da Comissão Científica, investigadores do LabCom e alunos de licenciatura, mestrado ou doutoramento da Universidade da Beira Interior
25€ - Estudantes de Licenciatura ou de Mestrado.
35€ - Estudantes de Doutoramento.
50€ - Investigadores e docentes.
Free – Members of the Organizing Committee, members of the Scientific Committee, LabCom researcher and undergraduate, master's or doctoral students at the University of Beira Interior
€25 - Bachelor's or Master's students.
€35 - PhD students.
€50 - Researchers and professors.
4 Sessões:
Sessão 1: Telenovelas;
Sessão 2: Séries;
Sessão 3: Telefilmes;
Sessão 4: Sitcoms;
4 Sessions:
Session 1: Telenovelas;
Session 2: Series;
Session 3: TV films;
Session 4: Sitcoms;
Todas a comunicações aceites terão a sua versão final publicada em livro de acesso gratuito.
Serão aprovados 16 trabalhos: quatro para a sessão sobre telenovelas, quatro para a sessão sobre séries, quatro para a sessão sobre telefilmes e quatro para a sessão sobre sitcoms.
All accepted papers will be published in their final version in a freely accessible book.
Sixteen papers will be accepted: four for the session on soap operas, four for the session on series, four for the session on television films, and four for the session on sitcoms.
Data | Atividade |
---|---|
31 de outubro de 2025 | Prazo para a submissão dos resumos |
14 de novembro de 2025 | Divulgação dos resumos aceites |
12 de dezembro de 2025 | Realização do evento |
23 de janeiro de 2026 | Data limite para a entrega dos artigos finais decorrentes das comunicações efetuadas no evento |
Date | Activity |
---|---|
31 October 2025 | Abstract submission deadline |
14 November 2025 | Publication of accepted abstracts |
12 December 2025 | Seminar |
23 January 2026 | Deadline for submission of final articles resulting from presentations made at the event |
João Carlos Correia
Universidade da Beira Interior
Branco Di Fátima
Universidade da Beira Interior
Catarina Burnay
Universidade Católica Portuguesa
Eduardo Cintra Torres
CEIS-20
Francisco Merino
Universidade da Beira Interior
Isabel Ferin Cunha
Universidade de Coimbra
João Félix
Universidade Católica Portuguesa
Nélia Cruz
Escola Superior de Comunicação Social, Institui Politécnico de Lisboa
Sónia de Sá
Universidade da Beira Interior
Maria Immacolata Lopez
Universidade de São Paulo
Inês Salvador
Universidade da Beira Interior
João Carlos Ferreira Correia
Universidade da Beira Interior
Francisco Merino
Universidade da Beira Interior
Branco Di Fátima
Universidade da Beira Interior
Haphisa Souza
Universidade da Beira Interior
João Moutinho
Universidade da Beira Interior
Leandro Gonçalves
Universidade da Beira Interior
Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
Telefone: +351 275 319 700
Ext.: 3342
Email: ines.salvador@ubi.pt ou seminario.ficcaotelevisiva@gmail.com
Presencial
Sala dos Conselhos: Polo 1