< Bits.Doc >2018

Dia 14 21 de março, 13/18 horas, Sala 2.05B/UBI
Maile Colbert  
Workshop: Criação de Paisagens Sonoras para Documentário 
http://www.mailecolbert.com

Inscrições na Workshop: lmfm@ubi.pt

What comes together through sound is emergent and passing time — a sense of
duration, the field of memory, a fullness of space that lies beyond touch and out of
sight, hidden from vision (…) Through that strange anomaly of the senses, the way we perceive the world and the ways in which we represent those perceptions, we strain to hear what can never be there.
David Toop, Sinister Resonance: The Mediumship of the Listener.

Esta workshop é uma imersão na produção crítica de som para documentaristas, artistas que trabalhem com som e investigadores. O som tem um relacionamento especial com a emoção, o instinto e a memória, tanto individual como coletivamente. Tocando numa área antiga do nosso cérebro, o som fornece informações imediatas dizendo-nos onde estamos, se é seguro, e como nos devemos sentir sobre isso. “Based on hearing,listening (from an anthropological point of view) is the very sense of space and of time" escreveu Roland Barthes no seu ensaio de 1985 "Ouvindo". Barthes acrescenta: "Noises have been the immediate raw materials of a divination, (cledonomancy): to listen is, in an institutional manner, to try to find out what is happening”

Será uma workshop intensiva e imersiva de um dia orientada pela artista de som, designer e investigadora Maile Colbert - os seus participantes iram abordar o caminho da escuta, da gravação, do design de som para várias formas de projeto, cobrindo temas e técnicas de ouvir Deep Listening , soundwalks e som de gravação no campo, a relação entre a paisagem sonora e o design de som, e o que é carregado e criado no caminho da gravação e gravações, para esse design.
A workshop irá mergulhar os participantes no uso do som para entender e documentar o mundo através de exercícios de escuta crítica, demonstrações práticas, triagem e audição de trabalhos, leitura e discussão. Os alunos irão explorar o que é o som e o que ele faz, aprendendo a integrar criticamente gravação de som e pesquisas sólidas nas suas práticas. No decorrer da workshop, os alunos desenvolverão uma série de técnicas de design de som, com especial atenção para o tema da conferência, nomeadamente obras de não-ficção digitais e interativas em novos média.
Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2025  ©  Communication & Arts