Ágor@: Encontro de Media, Proximidade e Participação

Zvi Reich, professor titular do Departamento de Estudos de Comunicação na Universidade Ben-Gurion do Negev e ex-jornalista do maior jornal de Israel (Yedioth Aharonoth), será um dos conferencistas do Ágor@: Encontro de Media, Proximidade e Participação. A iniciativa realiza-se no âmbito do projeto Agenda dos Cidadãos, coordenado por João Carlos Correia, professor da UBI e investigador do LabCom, e terá lugar nos dias 19 e 20 de abril.
A conferência procurará debater o presente e o futuro dos media regionais e locais, considerando experiências colaborativas. A questão da proximidade será abordada do ponto de vista geográfico, mas também no que diz respeito à interatividade com os públicos. Relacionado com estas ideias “há um terceiro conceito de proximidade que decorre da ideia de criação de agendas que reflitam os interesses dos cidadãos, seguindo uma lógica participativa ou deliberativa, inspirada pela introdução de estratégias de jornalismo cívico ou cidadão a nível local”.
Jornalismo regional e cidadania; estratégias online para a imprensa regional; oportunidades de participação nos meios regionais; ciberjornalismo de proximidade, e jornalismo hiperlocal serão alguns dos temas a ser abordados nas várias sessões temáticas do evento.