Colóquio Narrativa, Média e Cognição

Debater e aprofundar modos de pensar e de construir narrativas é o propósito primordial do colóquio, com especial enfoque na componente cognitiva implicada na construção e correspondente vivência dessas narrativas. As temáticas do colóquio versam sobre: a narrativa no cinema, videojogos, arte interativa, intermedia e transmedia; estudos de narratologia (poéticas, correntes, estilos, géneros, modelos narratológicos); elementos e mecanismos narratológicos (premissa, conflito, ações, personagens, relações entre personagens, tempo, espaço...); o papel da narrativa na cognição e na organização do conhecimento; narrativas históricas, sociais e políticas (análise dos mitos, métodos historiográficos, discursos da identidade coletiva e da alteridade, utopias e distopias sociais, etc.); o lugar da narrativa na estética e teoria da arte; espaços diegéticos; ontologia da narrativa; o papel do criador e do espectador; novas poéticas e estruturas narrativas (modelos não-lineares e multilineares; hibridismo); narrativa e emoções; desenvolvimento da narrativa (criatividade e aplicação de modelos narratológicos).

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS até 31 de AGOSTO 10 de SETEMBRO

4 Out 2017