PROGRAMA DOUTORAL EM FILOSOFIA

Bolsas de Doutoramento em Filosofia FAL-UBI 2015/16

Âmbito

No ano letivo de 2015-2016, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) da Universidade da Beira Interior (UBI) irá financiar duas bolsas de investigação e doutoramento, no âmbito da candidatura ao 3º ciclo de estudos em Filosofia apresentada por estudantes que venham a enquadrar os seus trabalhos de investigação doutoral nas atividades do Núcleo de Filosofia Prática (NFP) da unidade de investigação Comunicação, Filosofia, Humanidades.

Objetivos

Estas bolsas de investigação pretendem proporcionar, a alunos de Doutoramento de reconhecido mérito, a possibilidade de desenvolver os seus trabalhos de investigação em filosofia na unidade de I&D Comunicação, Filosofia, Humanidades, integrada na Faculdade de Artes e Letras e reconhecida pela FCT, bem como incentivar a preparação de candidaturas a Bolsas de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Valor das bolsas

As bolsas terão o valor anual de 4000 euros cada e destinam-se a alunos de Doutoramento a iniciar o 1º ano do Curso de 3º ciclo em Filosofia da Universidade da Beira Interior.

Os candidatos aos quais forem concedidas as bolsas serão financiados por um período de dez meses, com início a 1 de Outubro de 2015 e termo a 31 de Julho de 2016.

Elegibilidade

Poderão candidatar-se às Bolsas de Investigação FAL-UBI 2015/16 os titulares de um mestrado na área científica da Filosofia ou área afim que se tenham candidatado ao 1º ano do Curso de 3º Ciclo de Filosofia da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e tenham sido colocados pela Comissão do Curso.

É ainda condição de elegibilidade a disposição dos candidatos para desenvolver a sua investigação doutoral no âmbito das linhas de investigação do Núcleo de Filosofia Prática da unidade de I&D Comunicação, Filosofia, Humanidades ou seja, fenomenologia e/ou filosofia prática em geral, nomeadamente ética, filosofia política ou filosofia social.

Critérios de seleção

• Aplicar-se-ão os critérios de seleção e seriação dos candidatos ao Curso de Doutoramento em Filosofia da UBI, que constam do respetivo Regulamento, acrescidos dos dois critérios seguintes:

• Média de curso obtida no 1º ciclo de estudos não inferior a 14. (Em caso de diplomas não portugueses proceder-se-á a um cálculo de equivalência).

• Motivação e capacidades de trabalho em equipa de investigação, a averiguar através de entrevista. (No caso de candidatos com residência fora de Portugal a entrevista poderá ser feita por teleconferência, skype).

Propostas de candidatura

As propostas de candidatura deverão incluir:

• Carta a formalizar a candidatura às bolsas de investigação/doutoramento FAL-UBI 2015/16. Nesta carta o candidato deve declarar estar disposto a integrar a sua investigação no âmbito das áreas de investigação do Núcleo de Filosofia Prática (fenomenologia ou filosofia prática). Nota: no início do 1º ano do curso não é necessário apresentar projeto de tese, e, neste sentido, os candidatos ao concurso não têm de indicar qualquer tema de tese.

• Comprovativo de candidatura ao 1º ano do Curso de Doutoramento em Filosofia da UBI.

Prazo e receção de candidaturas às bolsas
A
s candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 14 de Setembro de 2015, para o seguinte endereço de correio eletrónico: santos.ifp@gmail.com

Os candidatos serão notificados da decisão até ao dia 30 de Setembro de 2015.

Seleção dos candidatos

Os candidatos à bolsa serão selecionados por um Júri constituído pelos membros da Comissão do Curso de Doutoramento em Filosofia da UBI.

Da decisão do Júri não cabe recurso.

A seleção dos candidatos só produz efeitos a partir da efetivação da matrícula no curso e com a assinatura presencial do Termo de Compromisso, dentro dos prazos legais.

Sobre bolsas e programa do doutoramento:

santos.ifp@gmail.com

(Director do Doutoramento em Filosofia)