PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Jornalismo de Proximidade em Rede

A revolução das TICs, especialmente a internet, transformou os modelos de negócios do jornalismo, gerando uma crise agravada nos meios regionais, que enfrentam dificuldades na transição para o digital. Este livro propõe caminhos para o jornalismo de proximidade superar essa crise, com a defesa de modelos de negócios em rede para que os pequenos jornais, juntos, se fortaleçam no mercado. Desenvolve-se o conceito de Jornalismo de Proximidade em Rede, fundamentado na atuação coletiva entre meios, jornalismo participativo e envolvimento da sociedade civil. Cooperação, colaboração e convergência mediática são as vertentes deste conceito. O livro oferece um modelo prático, aplicável tanto na análise de projetos coletivos quanto na criação de projetos em rede, ilustrado com exemplos e sugestões para meios portugueses.

AUTHORS / EDITORS

Giovanni Ramos

COLLECTION

Livros de Comunicação

EDITION YEAR

2025

ISBN

978-989-9229-30-3

PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Jornalismo de Proximidade em Rede

AUTHORS / EDITORS

Giovanni Ramos

COLLECTION

Livros de Comunicação

EDITION YEAR

2025

ISBN

978-989-9229-30-3

Index

Prefácio - 11

Introdução - 17

1. Crise ou Transformação - 23

2. Comunicação e Proximidade - 55

3. Jornalismo em Redes - 83

4. Jornalismo de Proximidade em Rede, Um Mapa Conceitual - 129

5. Ánalise e Proposta a Partir do Método - 155

Conclusões - 195

Referências - 201
up