Research
O LabCom é composto por quatro grupos de investigação que conciliam o trabalho das suas linhas específicas com o fortalecimento da sua colaboração interdisciplinar em torno de objetos comuns ou transversais e na organização de eventos e publicações científicas.
grupo de Estudos dos Media
Investigador Responsável: João Carlos Correia
O grupo de Estudos dos Media dedica-se a pesquisar o papel social dos media na constituição do espaço público privilegiando os conceitos de "cidadania" e de "participação", entendidos de um ponto de vista comunicacional. Nas áreas de interesses prioritários encontram-se efeitos sociais dos media; opinião pública; ativismo mediático; movimentos sociais; deliberação e participação; media comunitários e de proximidade e regulação e economia dos media..
grupo de Estudos de Jornalismo
Investigador Responsável: João Canavilhas
O grupo de Estudos de Jornalismo dedica-se à investigação das relações entre o jornalismo e as tecnologias de produção, distribuição e consumo de informação. Entre as áreas de interesse prioritário estão as novas narrativas jornalísticas, a inteligência artificial, o jornalismo móvel e o jornalismo local. O grupo dedica-se ainda ao estudo dos processos de desinformação e à comunicação de ciência.
grupo de Comunicação Estratégica
Primary Researcher: Gisela Gonçalves
O grupo de Comunicação Estratégica estuda os processos de comunicação persuasiva de indivíduos, grupos, organizações do sector privado, público ou social, na prossecução de objetivos comerciais, sociais ou políticos. Comunicação de crise e de risco, comunicação de saúde, propaganda e comunicação política, branding e publicidade, comunicação pública e organizacional, comunicação de causas e sustentabilidade, são as suas principais áreas de trabalho.
grupo de Cultura, Identidade e Memória
Investigador Responsável: José Ricardo Carvalheiro
O grupo de Cultura, Identidade e Memória dedica-se a investigar as articulações entre os processos comunicativos e as dinâmicas de construção e produção cultural, contemplando nessa abordagem tanto a aceção antropológica (culturas nacionais ou locais, grupos específicos, subculturas e contraculturas) como os campos literário e artístico, com particular atenção ao papel dos media na (re)definição das identidades, e incluindo perspectivas sobre a duração histórica e as questões ligadas à memória.